3 fatores que influenciam na qualidade das peças para mineração

3 fatores que influenciam na qualidade das peças para mineração

O blog Minerando segue falando sobre durabilidade de equipamentos e peças para mineração. No post dessa semana, vamos abordar os principais fatores que influenciam a qualidade das peças para indústrias do segmento.

Qualidade representa menos paradas na produção. Também reduz custos.

Confira ainda como a experiência de uma empresa como as Máquinas Furlan é importante para a decisão sobre peças e equipamentos.

Matéria-prima, fabricação: o que influencia na escolha do fornecedor

As indústrias de mineração que obtêm sucesso na gestão de equipamentos e peças avaliam diversos requisitos na busca de um fornecedor. Porém, 3 deles são fundamentais, quando pensamos nos melhores resultados.

1. Qualidade da matéria-prima utilizada nas peças

A qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação das peças e equipamentos é fundamental. Há uma relação direta entre esse tema e a durabilidade.

Matérias-primas de alta qualidade proporcionam maior resistência, dureza, ductilidade e tenacidade, o que ajuda a prolongar a vida útil das peças e equipamentos.

2. Design robusto reduz fadiga e evita falhas prematuras

O fornecedor de produtos para a mineração precisa ter como foco um design robusto e bem projetado, que possa contribuir significativamente para a durabilidade das peças e equipamentos, especialmente em condições de trabalho mais severas.

No desenvolvimento desse projeto, uma estrutura sólida, com geometrias adequadas, ajuda a reduzir a fadiga do material e a evitar falhas prematuras.

3. A qualidade também nos processos de fabricação

Fornecedores com processos de fabricação precisos e bem executados garantem qualidade e integridade dos itens. Soldagem, usinagem, tratamento térmico e outros processos devem ser realizados por profissionais treinados, seguindo as normas e procedimentos adequados.

Maior resistência das peças, maior produtividade

Fazer a gestão de equipamentos na mineração requer mapeamento. Há muitos itens, conforme mostra a página de peças no site da Furlan – clique aqui . Somente a Furlan tem mais de 12 mil modelos em seu acervo, das mais diferentes marcas. 

De forma geral, empresas com sucesso na gestão de seu parque industrial apresentam maior ritmo entre os reparos. Esse é um dos principais benefícios diretos da maior resistência dos itens usados na mineração.

Peças de qualidade apresentam menos desgaste ao longo do tempo, o que reduz a frequência de manutenção e reparos. A regra vale para qualquer segmento industrial.

Porém, a durabilidade é mais importante para a indústria da mineração, onde as operações são realizadas em ambientes hostis e com grande exigência dos equipamentos. Peças mais resistentes ajudam a aumentar a produtividade.

Maior tempo entre os reparos reduz custos operacionais, uma vez que manutenções e trocas de peças são menos frequentes. A mineradora ainda baixa o custo com mão de obra parada.

Entenda o risco do “efeito cascata” e da falta de segurança

Componentes sem qualidade ainda podem causar uma situação que a equipe técnica de Furlan chama de “efeito cascata”. É quando uma peça de baixa qualidade apresenta uma quebra que compromete outros componentes do mesmo equipamento.

Ainda há situações em que o dano se alastra e atinge outros equipamentos da operação. Isso pode encarecer ainda mais o reparo e a manutenção, além de impactar os prazos de entrega da produção.

Ou seja, peças sem qualidade geram o risco de desestruturar toda a cadeia de produção, comprometendo a produtividade, a eficiência, os prazos e os custos da operação.

O tema ainda passa pela questão da segurança dos operadores. Falhas e quebras inesperadas em britadores, moinhos, peneiras e correias transportadoras aumentam o risco de acidentes no ambiente de trabalho.

Lembre-se: a segurança é um fator crítico em qualquer operação de mineração e deve ser levada em consideração em todas as etapas do processo, desde a escolha dos equipamentos até a manutenção e operação da planta.

Furlan foca nas necessidades do cliente

Durabilidade de peças e equipamentos passa ainda pelo relacionamento com a mineradora. Para um fornecedor, conhecer as necessidades do cliente é fundamental.

A Furlan conta com uma equipe de engenheiros especializados em mineração, que auxiliam os clientes na escolha dos equipamentos e peças mais adequadas para suas necessidades. Também auxiliam no processo de manutenção, que, muitas vezes, são oportunidades de melhoria nos equipamentos.

Essa forma de relacionamento evita a aquisição de peças sem planejamento. Peças em estoque sem necessidade de uso representam custo necessário para as mineradoras.

A Furlan é reconhecida no mercado por oferecer equipamentos de alta qualidade e desempenho, fabricados com tecnologia de ponta e materiais de primeira qualidade. O sistema de Gestão da Máquinas Furlan é certificado pela norma ISO 9001.

Oferece ainda suporte técnico, pós-venda e treinamentos.

Com 61 anos de atividades, a empresa desenvolveu projetos de plantas e equipamentos individualizados com os mais diferentes formatos.

O atendimento inclui uma avaliação sobre o tipo de liga empregada e possíveis vantagens de aprimoramento dessa liga, fabricada em Fundição própria.

Então, é hora de você trazer seu projeto para as Máquinas Furlan. Clique aqui e fale com nosso time, que agendará uma reunião para conhecer melhor sua necessidade.  

Caso você não tenha visto o post anterior sobre o tema, conheça aqui os 5 benefícios da durabilidade de equipamentos e peças para as mineradoras.  

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.