3 pontos importantes na escolha da calha vibratória para mineração

3 pontos importantes na escolha da calha vibratória para mineração

As calhas vibratórias têm um importante papel na indústria da mineração. Elas integram circuitos diretamente ligados aos resultados de uma pedreira ou mineradora, em processos de britagem ou moagem.

A Máquinas Furlan desenvolve projetos de calhas vibratórias que se destacam pela durabilidade do equipamento fabricado e motorização confiável e de fácil manutenção. O auto sincronismo resulta da inovação na instalação dos motovibradores nas laterais da mesa vibratória.

Fique conosco e saiba mais sobre as calhas vibratórias na mineração. Conheça ainda uma técnica importante na gestão de estoques, a pilha tipo “pulmão”.

A melhor escolha da calha vibratória

As calhas vibratórias alimentam circuitos de britagem ou moagem na mineração. Em linhas gerais, a calha faz a retomada de materiais de granulometria média depositados em pilhas “pulmão” ou em silos, transferindo-os para transportadores de correia, por exemplo.

Mas como escolher o melhor tipo de calha? A seleção normalmente se dá pelo tamanho da pedra e pela capacidade do circuito alimentado.

Em instalações novas, é importante saber também se a pedreira ou mineradora tem em vista uma futura expansão, pois a calha vibratória é um equipamento importante para atender ambos os cenários.

Entenda como a pilha “pulmão” ajuda na produção

Quando falamos de pilha “pulmão” numa instalação, estamos focando na estocagem de material. A técnica ainda garante que o processo de retomada do material seja regular, evitando reduções na alimentação dos equipamentos seguintes.

Em um projeto, a capacidade da máquina se relaciona com o tamanho máximo do material na pilha e da produção desejada pela empresa. A partir dessas informações é possível fazer o dimensionamento da pilha pulmão.

Quando o diâmetro da pilha apresenta um tamanho considerável, o uso de mais de uma calha é recomendável. Assim, há um melhor aproveitamento do volume útil da pilha, bem como na disposição de um estoque de material com divisões resultantes de cada etapa do processo.

Pode-se, por exemplo, desenvolver uma pilha “pulmão” entre a britagem primária e a rebritagem. Por natureza, o primário trabalha de maneira mais intermitente, dependendo diretamente da frequência do basculamento dos caminhões, o que já não ocorre no estágio seguinte.

Num sistema de britagem, a calha vibratória tem papel muito importante, sendo responsável por alimentar máquinas robustas como britadores cônicos e britadores de impacto VSI, entre outros.

Mas tenha um olhar atento para a manutenção. O beneficiamento de rochas opera em condições extremas. Por isso, verificar as condições da mesa vibratória, dos motovibradores e das molas se torna fundamental para uma manutenção eficiente da calha.

3 pontos decisivos na escolha do melhor fornecedor de calhas vibratórias

A equipe da Máquinas Furlan ressalta que a calha vibratória apresenta uma concepção relativamente simples, mas que requer foco em 3 pontos principais ao escolher o fornecedor.

1. A fabricação

As calhas vibratórias da linha CVM Furlan se destacam pelo revestimento interno. Elas apresentam uma mesa vibratória fabricada em chapa de aço carbono, montada em estrutura construída a partir de perfis metálicos e apoiada sobre molas em aço especial.

As molas são dimensionadas para garantir uma excelente performance ao movimento vibratório.

 2. A motorização

A facilidade na manutenção está presente nos modelos Furlan. O sistema de motorização, localizado na parte lateral da mesa vibratória, apresenta fácil acesso.

As calhas vibratórias saem de fábrica já com inversor de frequência.

 3. Sistema de auto sincronismo

Nos modelos Furlan, o auto sincronismo é obtido a partir de motovibradores que giram em sentidos opostos. Isso é possível em razão da posição de instalação desse motor em relação ao corpo da calha.

A regulagem de produção é simples, empregando contrapesos tipo "leque" e rotação dos motores.

Catálogo Furlan traz as melhores alternativas

Nas plantas, os modelos CVM Furlan contribuem para a alta performance a partir da britagem secundária e para a retomada das pilhas pulmão e de produto final.

Eles criam um fluxo constante e regulável de material destinado à rebritagem ou ao carregamento de caminhões.

A linha Furlan apresenta diferentes tamanhos e capacidades, de acordo com as necessidades do cliente. Clique aqui e conheça o catálogo dessa linha.

Entre os opcionais, há revestimentos internos para mesas vibratórias com maior resistência à abrasão e chumbadores que facilitam a fixação em bases de concreto.

O cliente ainda saberá detalhes do programa de fornecimento de peças de desgaste e reposição, que agiliza manutenções e trocas. Assim, conhecerá mais a fundo a durabilidade dos produtos Furlan.

Então, é hora de você enviar uma mensagem aqui e marcar uma reunião para apresentar o seu projeto. A equipe Furlan está disponível na busca da melhor solução. 

    Voltar para o blog

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.