
4 motivos para sua empresa focar a manutenção na mineração
Share
A manutenção é um dos principais procedimentos no cotidiano da indústria da mineração. Equipamentos e peças precisam ser monitorados, já que eventuais quebras representam perdas para o negócio e risco de acidentes.
Nesse post, vamos falar da importância do planejamento voltado à manutenção industrial. Há 4 pontos principais nessa questão, incluindo lucratividade e segurança.
Conheça ainda os cuidados que as mineradoras precisam ter na busca por fornecedores de peças de desgaste e reposição. A Máquinas Furlan produz as peças internamente. Também tem, em seu site, uma página com indicação dos principais itens usados na manutenção das máquinas usadas no processamento de minérios.
Manutenção influencia lucratividade e segurança
A indústria da mineração atua em um ambiente agressivo. Mesmo maquinários robustos podem apresentar falhas, tendo em vista esse ambiente, que inclui chuva, poeira, vibração e variação da rocha, entre outros.
Os investimentos em equipamentos são pesados. Daí ser necessário um olhar diferenciado para a manutenção industrial. Em linhas gerais, ela precisa ser preventiva, e não corretiva. A máquina quebrada significa perdas incalculáveis.
Já falamos no blog sobre como fazer a manutenção na planta de mineração – incluindo o funcionamento dos britadores.
Hoje, vamos apontar quatro motivos estratégicos para que sua empresa esteja de olho na manutenção industrial, que são:
1. Lucratividade
Procedimentos preventivos tendem a ser mais em conta e rápidos. Isso interfere diretamente na quantidade de horas trabalhadas pelos operadores, nos recursos separados para a manutenção e peças de desgaste e outros itens do orçamento.
Em resumo, falamos da lucratividade, que é afetada quando ocorre algo inesperado.
2. Produtividade
Paralisações não programadas tendem a afetar a produção horária mais do que os reparos agendados.
Também é comum a ocorrência de retrabalho, já que máquinas com falhas geram material fora dos padrões requisitados pelos clientes das mineradoras.
3. Longevidade de peças e equipamentos
As máquinas que quebram pelo adiamento nas revisões programadas ou por funcionamento fora dos padrões tendem a ter a vida útil comprometida.
O mesmo se dá com as peças de desgaste instaladas em equipamentos defeituosos. Elas comumente têm o desgaste ampliado, sendo necessário antecipar a troca. Quem nunca viveu essa situação?
4. Segurança
O monitoramento das condições do equipamento reduz a chance da ocorrência de um acidente com os trabalhadores.
Também é bom recordar que parte das ocorrências afeta não somente a empresa, mas gera risco também às comunidades no entorno da jazida.
Faça um planejamento da manutenção
Anualmente, a conceituada empresa de auditoria Ernest Young divulga as tendências da mineração no Brasil. Para 2023, a empresa listou 10 pontos.
Um deles é a necessidade de os empresários estarem atentos aos processos de manutenção, em nome, inclusive, da sobrevivência do negócio. A Ernest Young lembra os efeitos danosos resultantes de falhas nesses processos, para o caixa e para a imagem da empresa.
No cotidiano, o mais correto é que a empresa crie um plano de manutenção. O plano deve levar em conta:
. a frequência das ações;
. as características de cada equipamento (sua vida útil e se são mais ou menos impactantes na linha produtiva);
. e o orçamento necessário para o plano.
Mas há empresas que vão além e adotam a manutenção preditiva. É quando ocorre um monitoramento pormenorizado de indicadores como vibração, temperatura e condições dos lubrificantes. O objetivo é detectar a possibilidade de quebras.
Medidas são adotadas ainda mais cedo do que na ação preventiva.
A importância da escolha do fornecedor e os benefícios da Furlan
Agora, há outra decisão importante nesse tema: a escolha do fornecedor de equipamentos e peças.
A mineradora precisa buscar, no mercado, parceiros para que a manutenção seja eficiente. Afinal, estamos falando de um procedimento que, segundo especialistas, chega a consumir um terço do orçamento da fábrica, somados material e mão-de-obra para manutenção.
A Máquinas Furlan está completando 61 anos de atividades. Ela iniciou suas atividades fazendo justamente reparos em máquinas para mineração.
Uma ampla variedade de peças de reposição é ofertada pela Furlan. De parafusos a motores, os gestores das mineradoras encontram no site da Furlan os itens que garantem que o maquinário possa operar com o melhor desempenho e segurança.
No total, são mais de 12 mil modelos de peças e componentes, para equipamentos da marca Furlan e outras, nacionais e importadas. Tudo é feito no parque industrial da Furlan, que também oferta ao mercado equipamentos para mineração.
Outro diferencial é a forma de apresentação das peças. O cliente navega em função do equipamento que possui. Por exemplo, o espaço destinado ao Britador de impacto VSI oferta itens como anel de alimentação, placas de revestimento e pastilhas.
Clique aqui e visite a página.
Conheça o “Peça Antecipada Furlan”
A mineradora também pode ingressar na ação “Peça com Antecedência Furlan”, que, ao mesmo tempo, gera uma programação de fornecimento de componentes e preços mais competitivos para o cliente. Ainda evita peças em excesso no estoque.
Agora que você já sabe que temos uma das mais completas linhas de peças e condições comerciais especiais, chegou a hora de falar um pouco sobre a sua realidade. Entre em contato conosco, conte-nos quais as principais demandas na hora da manutenção e saiba como a Furlan pode ajudar.
Clique aqui