5 benefícios da manutenção preventiva na mineração; a redução de custos é um deles

5 benefícios da manutenção preventiva na mineração; a redução de custos é um deles

A manutenção dos equipamentos na indústria da mineração é um tema relevante. Adotada de forma preventiva, ela traz pelo menos 5 benefícios para mineradoras e pedreiras.

A redução de custos com peças e retrabalho é um deles.

Pedimos ao pessoal da Assistência Técnica da Máquinas Furlan dicas para uma manutenção eficaz. Adotar um cronograma de trabalho e seguir o manual do equipamento são duas práticas recomendadas.

Eles também responderam se existe algum tipo de máquina na planta que precisa de maior atenção. Confira.

Os benefícios trazidos pela manutenção preventiva na indústria de mineração

A mineração é uma atividade que ocorre em cenários de agressividade, o que exige durabilidade dos equipamentos e das peças fundidas. Ao mesmo tempo, os investidores esperam que a planta opere continuamente e com desempenho elevado.

Por isso, a manutenção preventiva de equipamentos é um pilar fundamental para a eficiência, segurança e longevidade das operações. Ela pode gerar pelos menos 5 benefícios para a mineradora ou pedreira, quando comparada à solução corretiva.

São eles:

1. Aumento da produção -  Quanto menos paradas não programadas, maior o tempo de produção.

 2. Redução de custos com reparos -  A manutenção preventiva na indústria evita reparos caros e inesperados, quando comparados à solução corretiva. Além disso, o cronograma de monitoramento contribui para uma gestão eficaz dos estoques de peças.

3. Aumento da vida útil dos equipamentos -  Substituições programadas resistentes ao desgaste dos equipamentos a médio e longo prazo.

4. Melhoria da qualidade do produto -  Equipamentos que apresentam falhas resultam, muitas vezes, em materiais fora das especificações. O monitoramento das máquinas gera menores custos de retrabalho e um produto final livre de contaminantes, além de aumentar a satisfação do cliente.

5 Segurança na empresa é priorizada -  Equipamentos bem cuidados apresentam menos riscos de falhas e acidentes.

Dicas do tempo Furlan para uma manutenção eficaz

A manutenção preventiva tem relação direta com o conceito de atuação da Máquinas Furlan. A equipe Furlan já atendeu milhares de projetos em 62 anos de existência da empresa.

Outro diferencial da empresa é o fato de abrigar três setores estratégicos em seu parque industrial: a fábrica de Equipamentos, a Divisão de Fundidos e a área de Serviços.

A Assistência Técnica, que integra a área de Serviços, fornece informações sobre outras duas fábricas. Isso gera um conhecimento único no mercado.

Por isso, pedimos aos engenheiros da Furlan que apontassem 3 dicas importantes na manutenção preventiva em mineradoras e pedreiras.

• Dica 1:  Programe todas as paradas dos equipamentos com antecedência através de um cronograma. Assim, todos os recursos necessários para as atividades podem ser providenciados como também o tamanho da mobilização da equipe.

• Dica 2:  Siga, de forma ativa, o plano de manutenção recomendado pelo fabricante no manual de instruções dos equipamentos. Ninguém conhece melhor o equipamento do próprio fabricante. Portanto, as recomendações de manutenção solicitadas pelo fabricante realmente se fazem.

• Dica 3:  Sempre contar com mão de obra especializada para as atividades de manutenção. Um eventual procedimento mal executado pode comprometer a disponibilidade do equipamento.

A manutenção tem relacionamento direto com as metas de produção

Os engenheiros da Furlan avaliam que a manutenção preventiva é crucial para garantir a disponibilidade dos equipamentos que permitem o atingimento das metas de produção.

Mas haverá algum equipamento que precise de um olhar mais atento diante de eventuais quebras?

Para os especialistas da Furlan, todo equipamento requer muita atenção na manutenção, já que cada um deles tem seu papel na linha de produção. No entanto, alguns deles podem exigir uma maior frequência de intervenções devido à sua complexidade, principalmente aqueles que possuem maior quantidade de sensores, instrumentação e sistemas hidráulicos.

Um exemplo disso são os britânicos cônicos. Falamos nesse post sobre a importância do trabalho dessas máquinas ser realizado com a câmara de britagem cheia.  

Então, agora é hora de você conversar com nosso tempo e saber como a Máquinas Furlan pode ajudar seu projeto de mineração a ter mais resultados, atingindo e até mesmo ampliando as metas de produção.

Clique aqui  e marque uma reunião com alguns dos maiores especialistas globais em equipamentos e peças fundidas para beneficiamento de rochas.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.