
5 vantagens de investir na durabilidade das peças para mineração
Share
As peças fundidas precisam ser monitoradas pelas mineradoras e pedreiras. A estimativa é que elas representem 50% do custo total de uma empresa de mineração.
Por isso, a aquisição de peças com alta durabilidade representa uma excelente alternativa, ao lado de práticas de gestão do almoxarifado e programas de manutenção.
Nesse post, vamos abordar 5 vantagens de uma mineradora optar por um fornecedor de peças que seja confiável. A Máquinas Furlan aprimorou processos produtivos e investiu no time interno. As medidas geraram itens até 30% mais duráveis.
Confira a seguir as melhorias adotadas, além de conhecer o peso da logística na aquisição de peças para indústria de mineração.
Peças fundidas representam 50% dos custos de uma mineradora
Mineradoras e pedreiras têm na área de custos um dos seus principais desafios. O ambiente desgastante em que a atividade é comumente desenvolvida amplia esses desafios.
Basta citar que, recentemente, o setor de inovação industrial da Petronas, gigante global da área de lubrificação, estimou que a gestão da manutenção represente cerca de 50% do total dos custos de uma mineradora.
É um percentual bastante significativo, o que faz com que grande parte dos gestores busque alternativas no mercado na hora da escolha dos fornecedores, incluindo os de peças de desgaste e reposição dos equipamentos.
5 práticas sobre peças fundidas; uma delas aumenta a produtividade
Por isso, o blog Minerando listou os 5 principais tópicos que as indústrias devem atentar quanto à gestão de peças para mineração.
Confira.
1. Alerta: quando faltam peças no almoxarifado
Esse é um desafio enfrentado por muitas pedreiras. A decisão de aquisição deve levar em conta os custos de aquisição de peças fundidas, considerando a complexidade dos projetos e a necessidade de materiais especiais.
A paralisação da operação sempre traz prejuízo, como a perda de horas trabalhadas e o atraso da entrega ao cliente. Porém, eventuais aquisições a custos “diferenciados” do mercado, para mais ou para menos, também afetam os resultados da empresa.
Um bom planejamento de manutenção reduz riscos nesse quesito. Aqui no blog contamos a história da contra-cunha de regulagem que, ao ser instalada, já poderíamos prever o seu tempo de vida útil.
2. Estoques desnecessários geram prejuízo
No almoxarifado da pedreira, a análise deve passar por manter um estoque adequado para atender às demandas da produção, sem gerar custos excessivos com armazenagem.
É pensar de forma estratégica na empresa. O recurso investido descontroladamente em uma área pode faltar em outra.
3. Lembre-se: estamos falando de logística e suprimentos
A logística aplicada aos suprimentos representa hoje um dos principais influenciadores no resultado de qualquer negócio. Há muitos desafios ao transportar peças pesadas e volumosas para áreas remotas, por exemplo
As mineradoras também avaliam o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Elas devem estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e implementar sistemas de gestão eficientes.
4. É uma chance de ampliar a capacidade de produção
A compra de peças para desgaste e reposição traz a oportunidade de melhoria na capacidade produtiva, a partir da revisão da liga fundida empregada na peça.
Para esse tipo de incremento, a Furlan investe no aprimoramento dos processos e do time interno. A Assistência Técnica Furlan é especializada em mineração e auxilia na instalação, manutenção e otimização das peças fundidas.
Essa prática assegura que os clientes obtenham o máximo desempenho de seus equipamentos.
Outra inovação adotada na empresa foi a criação do Departamento de Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA). Anteriormente, os profissionais que hoje integram essa área atuavam de forma independente.
Agora, os projetos de peças, avaliação do perfil de desgaste em relação ao minério a ser britado, tratamento térmico e validação do material fundido estão concentrados no departamento.
Com isso, surgiram cases. Há clientes que apontam uma durabilidade até 30% maior nas peças da Furlan, quando comparadas às outras marcas do mercado.
O DNPSA ainda permite uma redução nos custos finais, com ganhos em tempo e qualidade para o cliente.
5. Durabilidade reduz paradas na planta
A maior durabilidade ofertada pela Furlan representa uma redução de tempo de parada das plantas dos clientes, para fins de manutenção não planejada e substituição de componentes. O retorno mais rápido ao trabalho aumenta a produtividade das operações.
Então, o custo de uma parada não programada mostra a importância da escolha de um fornecedor comprometido em ofertar soluções às pedreiras.
Fim da dor de cabeça com peças fundidas
Conforme mostramos, a Máquinas Furlan utiliza ligas metálicas de alta qualidade e processos rigorosos, que geram peças mais resistentes ao desgaste e à abrasão – tenham elas 10kg ou 5.500kg. A Furlan fornece peças de outras marcas, nacionais ou internacionais.
Então, seu projeto de mineração tem na Furlan um parceiro. Clique aqui, envie uma mensagem ao nosso time e saiba como as peças fundidas deixarão de ser uma dor de cabeça para sua mineradora.