
7 Fatores Chave da Peneira Vibratória que Tornam a Produção Eficiente
Share
O peneiramento na mineração tem que ser eficiente. No beneficiamento de rochas, a etapa de classificação permite baixar custos e elevar a produtividade da empresa, quando feita com equipamentos robustos e de alta qualidade.
Peneiras vibratórias ampliaram a eficiência na separação de rochas para a moagem, concentração ou escalpe.
A Máquinas Furlan tem uma equipe de Engenharia e Vendas preparada para apontar ao cliente a melhor alternativa de peneiramento vibratório. A escolha considera 7 fatores chave, incluindo o tipo de material, a granulometria de alimentação e os produtos classificados.
Fique conosco e saiba como essa escolha é importante inclusive para evitar danos em outros equipamentos existentes nas plantas.
Como a peneira vibratória aumentou a eficiência na mineração
Na mineração, a etapa da classificação separa materiais de diferentes tamanhos, utilizando a peneira – que é uma superfície com aberturas específicas.
O equipamento recebe a pedra bruta em diferentes frações. Em seguida, elimina as impurezas e separa no tamanho ideal para a etapa seguinte que pode ser rebritagem, moagem, a concentração ou descarte.
A eficiência nessa etapa evita gargalos no fluxo de produção. A tecnologia trazida pelas peneiras vibratórias contribuiu justamente para ampliar a eficiência. A vibração otimizou a classificação, com maior produtividade, capacidade de processamento e precisão na separação. O desperdício de materiais diminuiu.
A vibração constante e sistematizada evita o acúmulo de material na tela. O número de paradas para limpeza fica menor, aumentando o tempo de operação do equipamento.
Em parte das plantas, a peneira vibratória realiza o chamado “escalpe”, que evita que os finos entrem nos equipamentos – como, por exemplo, rebritadores.
Os benefícios também são financeiros. Há redução dos custos de mão de obra e de eletricidade. Equipamentos como moinhos e britadores têm vida útil maior, além de menos manutenção.
O cenário aponta para maior competitividade de mercado para a empresa.
Mas como saber se o peneiramento está sendo eficiente?
A equipe de Engenharia da Máquinas Furlan destaca a importância do monitoramento da eficiência da peneira, que deve sempre trabalhar nas condições para as quais foi projetada. Uma forma de medição é coletar a amostra – nos transportadores de correia – da alimentação e dos produtos classificados, e fazer a separação desse material em peneiras de laboratório.
As condições do equipamento também devem ser checadas. A lista inclui o nivelamento e o estado das molas, conjunto de acionamento e das telas. Com o equipamento em carga, veja se o material está bem distribuído sobre os decks. Avalie a amplitude do movimento nas laterais da peneira, nas partes frontal e traseira.
O passo seguinte é fazer a análise das amostras em laboratório.
7 pontos para o correto dimensionamento da peneira
A eficiência na mineração também leva em conta o correto dimensionamento da peneira. Nesse aspecto, é importante considerar 7 pontos:
2 - A granulometria de alimentação;
3 - Vazão de material na alimentação e produtos (m³/h);
4 - O estágio de peneiramento;
5 - Os produtos classificados;
6 - Tipo de peneiramento (via seca ou úmida);
7- Abertura das telas.
Há peneiras com características relacionadas aos tipos de movimento – que podem ser circular, linear e elíptico. Mas qual tipo de movimento escolher? Vai depender das condições do material a ser processado.
Os diferenciais da Furlan em peneiras vibratórias
O mercado reconhece a qualidade das peneiras vibratórias fornecidas pela Máquinas Furlan em razão da robustez e da eficiência na operação.
Na Furlan, o processo de escolha do equipamento é garantido, pois envolve um time de vendas e Engenharia que dá todo suporte ao cliente – desde a aplicação, orçamento e assistência técnica. O cliente tem como vantagens um excelente produto e atendimento completo.
A experiência dos projetos mostra que, apesar de representar um investimento proporcionalmente menor, a escolha por uma peneira vibratória de maior porte oferece uma margem de segurança. Isso ocorre porque as condições de trabalho podem variar ao longo da jornada ou mesmo em caso de ampliação da planta.
Situações geradas pelas características do material ou mesmo eventuais entupimentos de telas mostram que a opção por um equipamento com maior capacidade trará inúmeros benefícios para a empresa de mineração.
O fornecimento de plantas completas é mais um diferencial da Furlan, especialmente considerando que o peneiramento é a etapa responsável por separar o material que seguirá para outras máquinas ou processos.
Então, é hora de você falar conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre peneiramento vibratório. Clique aqui e marque uma reunião com a equipe Furlan.