
Agregados para construção: saiba como ampliar a produtividade na pedreira
Share
O mercado de agregados para construção é um dos principais segmentos atendidos por mineradoras e pedreiras. Somente no ano passado, o consumo de areia, brita e cascalho superou 600 milhões de toneladas no Brasil.
Os agregados estão no concreto e no asfalto, entre outros itens. Basicamente tem a função de dar resistência mecânica ao concreto, ao asfalto.
A Máquinas Furlan apresenta equipamentos, peças e serviços para mineradoras e pedreiras que atuam na área. O foco dos projetos é ampliar a produtividade com ganho na cubicidade do produto final, fator importante diante da exigência de qualidade por parte do mercado.
Fique conosco e saiba quais os equipamentos mais indicados para plantas voltadas ao setor de agregados.
Agregado para construção: um produto sempre necessário
Dados divulgados pela Associação Nacional dos Produtores de Agregados para Construção, a Anepac, mostram um cenário positivo no mercado. A classificação do produto está relacionada aos minerais granulares utilizados em obras de infraestrutura e edificações, podendo ser naturais, fabricados ou reciclados.
Um deles, a areia, é o segundo recurso mais consumido no mundo – perde só para a água. A pedra britada e o cascalho também estão no topo desse ranking mundial, incluindo o Brasil.
Agregados barateiam uma obra, seja na fabricação do concreto ou na composição do asfalto. E olha que o consumo é alto. Em um quilômetro de estrada pavimentada, 10 mil toneladas de área de brita são necessárias. Cada 50 m2 de construção de uma residência popular pode conter 70 toneladas de areia.
A logística é um item importante nos custos de produção dos agregados. Porém, o Brasil apresenta jazidas em quase todas as regiões. Em 2022, o consumo nacional atingiu 640 milhões de toneladas de agregados.
Atenção para a cubicidade do agregado
A partir dos últimos atendimentos, a equipe Furlan revela que está ocorrendo uma variação no produto final. Além do concreto, asfalto e material de base, as pedreiras têm gerado também agregados para perfis pré-fabricados e argamassas, entre outros.
O investimento das pedreiras mostra a importância dessa indústria em nosso dia-a-dia. Entre os fatores positivos, está a economia no custo final da obra gerada pelo uso de agregados.
E é nesse ponto que pedreiras e mineradoras devem atentar para a cubicidade dos agregados. Além de melhorar a qualidade do concreto, a cubicidade também contribui na economia de cimento.
Projetos focam na produtividade. E a Furlan tem experiência em plantas para agregados
Hoje, o principal desafio das pedreiras e mineradoras é ampliar a produtividade. Na geração de agregados para construção, o melhor resultado ocorre quando os equipamentos trabalham o mais cheio possível na maior parte do tempo. Assim, produzem mais, além de tornar mais eficiente o consumo de energia.
Atingir esse cenário é fundamental para o processo como um todo, que vai desde a escolha do equipamento até a operação. Você já sabe, mas é bom reforçar que os ajustes adequados da planta ainda influenciarão na granulometria e na qualidade do agregado.
Por isso, a escolha de um fornecedor com a expertise da Máquinas Furlan deve ser considerada. Os principais equipamentos do catálogo da Furlan que podem atender a uma planta de agregados são:
- os britadores de mandíbulas e os cônicos;
- os equipamentos vibratórios, alimentadores, calhas e peneiras e grelhas;
- e os impactores VSI rocha-rocha.
No site, apresentamos a linha de britadores cônicos da Furlan nessa página. A linha é conhecida por sua versatilidade em operar em espaços restritos.
Os produtos Furlan para agregados vão além da linha de equipamentos. Há os serviços de reforma e a produção de peças fundidas em sua divisão de fundidos. Essa diversificação permite à Furlan apresentar diferentes alternativas de solução para agregados.
A variação nos produtos finais dependerá da rocha disponível na planta da mineradora. Há projetos em que, da mesma planta, saem agregado para construção e calcário para agricultura. Isso ocorre em função da resistência da rocha existente na planta.
Porém, comumente, a maioria dos projetos foca no aumento de capacidade da planta instalada.
Então, agora é a hora de você conversar com o time Furlan e saber como podemos ajudá-lo na geração de agregados em sua planta. Mande uma mensagem aqui e vamos conversar sobre o seu projeto.
Você verá que a solução Furlan atenderá às necessidades de sua empresa.