Agricultura muda prática e gera oportunidade na mineração de gesso

Agricultura muda prática e gera oportunidade na mineração de gesso

A mineração de gesso tem uma grande oportunidade diante das mudanças climáticas. Parte da produção agrícola está empregando insumos de forma conjunta, para reduzir custos e enfrentar as mudanças climáticas trazidas pela redução na quantidade de chuvas.

Agricultores estão aplicando, por exemplo, calcário e gesso, simultaneamente.

Uma mineradora ou pedreira pode fornecer gesso para a agricultura e para outros segmentos, como a Construção. A viabilidade comercial do negócio ganha força, pois o gesso agrícola comumente se origina de uma planta que gera vários produtos finais.

A Máquinas Furlan apresenta uma linha completa de equipamentos para a mineração de gesso. Também desenvolve projetos de plantas completas. Durabilidade, robustez e fácil manutenção são os diferenciais Furlan.

Fique conosco e saiba mais sobre essa oportunidade.

Mudança climática impulsiona uso do gesso na agricultura

O ano tem sido desafiador para os agricultores brasileiros. Os preços da commodities apresentam oscilação e os custos fixos impactam cada vez mais a planilha financeira.

A tudo isso, se soma a questão climática. Há uma redução na quantidade de chuvas em várias regiões do país. Na área onde fica o parque industrial da Máquinas Furlan, em Limeira (SP), o volume de precipitações dos últimos 12 meses equivale a quase metade dos anos anteriores, segundo concessionárias de água.

Para a agricultura, esse cenário reforçou a busca por redução de custos, entre as várias medidas projetadas. Uma delas tem sido a aplicação conjunta no solo de insumos, como o calcário e o gesso.

O uso conjunto reduz os recursos reservados para o preparo do solo – fundamental em países como o Brasil, que apresenta solos extremamente ácidos, altamente prejudiciais a produtividade. Na lavoura, o número de horas trabalhadas e o gasto com combustíveis são menores com a prática.

Na terra, o gesso vai mais fundo que o calcário. Assim, contribui de forma mais rápida para a cultura, quanto ao uso dos nutrientes em períodos de poucas chuvas.

Essa medida sempre tem que ser feita com monitoramento de um engenheiro agrônomo, que avaliará tecnicamente os efeitos.

A produção de gesso e a importância dos equipamentos

Surge, então, uma oportunidade para a mineração de gesso. Costumeiramente, o produto é visto como matéria-prima fundamental para a construção civil, como em placas de drywall.

Porém, o processo também beneficia a agricultura. Esse processo começa com a identificação de jazidas de gipsita, o principal minério de gesso. Em seguida, há a análise da viabilidade comercial da extração, que, geralmente, emprega métodos a céu aberto.

Removida a camada superior do solo, inicia-se a fragmentação das rochas. A etapa seguinte é levar essas rochas até a planta de beneficiamento.

As várias etapas de beneficiamento reforçam a importância da escolha de uma fornecedora de equipamentos de mineração que una experiência e inovação. Durabilidade desses equipamentos é fundamental, pois impacta na produtividade das instalações.

No beneficiamento, a gipsita passa por diversas etapas até a obtenção do gesso, como trituração, classificação – incluindo aí a retirada de impurezas –, calcinação e moagem.

A calcinação envolve basicamente um aquecimento controlado, que remove a água do mineral e forma o gesso na granulometria desejada. 

A escolha dos equipamentos para produzir gesso passa pelas características específicas do projeto, como a produção desejada e a granulometria de entrada e de saída do minério.

Essas características balizam ainda a escolha dos modelos dos equipamentos, indicando, por exemplo, o número de moinhos e potência dos motores.

Os moinhos de martelos são os mais utilizados na fase final. As instalações podem incluir ainda os britadores e rebritadores de mandíbulas, nas etapas iniciais.

O uso de peneiras vibratórias torna a operação mais eficiente. O projeto geralmente inclui alimentadores vibratórios e transportadores de correia.

A mineradora ou pedreira também avaliarão a geração de vários produtos finais. Essa análise é importante, pois parte dos insumos agrícolas apresenta pico de consumo sazonal. Então, a planta também pode se manter produtiva com materiais que atendam, por exemplo, o setor de Construção.

Como a Furlan pode me ajudar, após a análise do projeto?

Vale ressaltar que a Furlan apresenta ao mercado uma extensa linha de equipamentos para mineração, com mais de 150 itens que permitem ofertar desde uma máquina específica até plantas completas.

Em nosso site, você pode conhecer o processo de desenvolvimento de uma planta completa – clique aqui.

São equipamentos conhecidos pela durabilidade e robustez, que apresentam manutenção simples e rápida. A tradição de 62 anos de atuação no mercado se une à inovação.

Então, fale conosco enviando uma mensagem aqui e veja como a Furlan agrega valor ao seu negócio na implantação ou melhoria nas linhas de beneficiamento de minérios.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.