Aos 61 anos, Máquinas Furlan amplia investimentos em produtividade e durabilidade

Aos 61 anos, Máquinas Furlan amplia investimentos em produtividade e durabilidade

A Máquinas Furlan está completando 61 anos de atividades neste mês . Novos investimentos em pessoas e processos marcam a data na empresa , com foco na entrega aos clientes de produtos e serviços que geram produtividade. 

A ampliação da durabilidade dos equipamentos e peças de desgaste para mineração é outro objetivo. A ação se integra a outra tendência do mercado, que é a redução de custos – com menos paradas não programadas nas jazidas.

Com isso, ganha força o desenvolvimento de uma cultura interna com foco no sucesso do cliente. Isso tornou a Máquinas Furlan uma das empresas líderes no fornecimento de equipamentos para mineração, acessórios e peças fundidas na América Latina.

A trajetória começou em março de 1962, com o empresário Geraldo Furlan. Um livro foi editado para contar esse caminho.

“No ano passado, comemoramos os 60 anos destacando como princípios o trabalho e a resiliência para que nós, com coragem, podemos  diariamente inovar e dar continuidade ao legado”, afirma Valter Zutin Furlan, CEO da empresa e filho de Geraldo. 

Os princípios que nortearam as seis décadas de atuação são, agora, aprimorados. A Furlan se alinha às tendências da indústria da mineração, com práticas como a ampliação da produtividade e da lucratividade das empresas, manutenção preventiva dos equipamentos e segurança na operação.

Wagner Zutin Furlan, também filho de Geraldo e hoje presidente do Conselho de Administração da Indústria, vê no fundador da empresa uma virtude que gera bases para os novos projetos. “Com apoio de familiares e colaboradores, meu pai ultrapassou seus próprios limites. Ele liderou pelo exemplo”, recorda Wagner.

O Britador Cônico que produz 30% mais

O relacionamento com os clientes está sendo aprimorado também na função da estrutura da empresa. Localizado em Limeira (SP), o parque industrial Furlan ocupa uma área de 210 mil m². O espaço concentra operações que geram uma solução completa ao cliente, como a produção de mais de 150 modelos de equipamentos para britagem, peneiramento e moagem usadas pelas mineradoras.

A estrutura permite ainda soluções personalizadas, em função do projeto mineiro do cliente. Um dos mais recentes lançamentos foi a linha de Britadores Cônicos Furlan modelo CC XT, que já sai de fábrica gerando perto de 30% a mais de produtividade para os clientes.

Outro destaque é a área de Fundidos. A empresa tem um acervo com mais de 12.000 modelos de peças de desgaste e reparo. A área atende tanto às demandas internacionais como a produção de peças de reposição e desgaste para as mineradoras.

A estrutura permite que a Furlan seja especialista em cada etapa da produção de uma máquina ou peça desgastada. Os investimentos aprimoram tarefas como fabricação de aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.

Martelos para Moinhos: assunto prioritário

Assim, podemos responder facilmente a uma das perguntas mais feitas por quem administra uma empresa de mineração, quando se fala de peça: onde encontrar martelos para moinhos de qualidade garantida? 

Esse formato de gestão inclui investimentos em pessoas. Parte da equipe vem sendo treinada pela Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do mundo. Assim, também se aprimora o processo de escuta do cliente, importante para detectar as necessidades do mercado.

Afinal, esse conjunto de clientes é fundamental para o país. No ano passado, ainda com oscilações de mercado, o faturamento da indústria de mineração ficou perto de R$ 250 bilhões.

Somente em impostos, o governo federal arrecadou junto com a mineração R$ 86 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram). O número de contratos diretos chegou a 204 mil, e estima-se mais 600 mil indiretos.

Peça com Antecedência: a configuração adequada

"Se alguém tem necessidade, faça! A gente precisa cuidar do cliente", costumava dizer Geraldo Furlan. Esses contatos surgiram inovações como o “Peça com Antecedência Furlan”, um programa de reposição de componentes para equipamentos que traz benefícios para as mineradoras.

E os 61 anos de atividades da Furlan trarão novidades. Algumas delas serão apresentadas no Encontro de Vendas, que acontece esse mês na sede da empresa. Representantes de todo o país participam do encontro.

Em breve apresentaremos essas novidades aqui no blog.

A filosofia de seu Geraldo também foi importante nas crises econômicas do país. Em 2016, após uma dessas crises, a Máquinas Furlan pediu recuperação judicial (RJ).

Porém, em setembro de 2022, a Justiça aprovou a saída de Furlan do RJ. "Para nós, a saída da RJ é como um segundo aniversário. Agora, temos muito trabalho pela frente", diz Valter Furlan.

E esse trabalho inclui clientes, fornecedores e colaboradores, a quem a Furlan agradece imensamente por atingir 61 anos de atividades. Vamos juntos ajudar a extrair o que o futuro tem de melhor, tornando uma jornada ainda mais geradora de resultados.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.