
Britador de mandíbulas: como escolher o modelo ideal
Share
O britador de mandíbulas é um dos itens mais importantes numa planta de mineração. O equipamento atua na fase inicial de beneficiamento de minérios, sob condições adversas.
Assim, boa parte do sucesso do negócio para a mineradora envolve os resultados gerados pelos britadores de mandíbulas. Qualidade no produto final, produtividade e baixo custo operacional devem ser monitorados constantemente.
Nesse artigo, vamos ajudar sua empresa a definir o equipamento ideal para a britagem primária. Também apontaremos os diferenciais da Máquinas Furlan na linha JC de britadores.
A robustez é um deles. O rendimento elevado na britagem se une a uma estrutura confiável, com reduzida perda de tempo na manutenção.
Confira.
O que é o britador de mandíbulas
Segundo os técnicos da Máquinas Furlan, o britador de mandíbulas da linha JC é o equipamento ideal para os estágios iniciais do beneficiamento de uma rocha. Isso porque ele suporta as condições mais severas de trabalho, preparando materiais para a britagem em outras etapas.
A escolha do modelo ideal deve ser o principal objetivo. O mercado apresenta diversos modelos, o que torna a decisão mais complexa.
Mas estamos aqui para auxiliar nessa importante decisão.
Vale recordar que as iniciais JC vêm da expressão em inglês “Jaw Crusher”, que significa “esmagador de mandíbulas”. Na operação, o material que passa por essa britagem primária de rochas, minerais e agregados pode gerar produtos finais para mineração, indústria, agronegócio e agregados destinados à construção civil. A lista inclui itens como calcário, granito, basalto, minério de ferro e gnaisse, entre outros.
A escolha eficiente passa pela busca por uma máquina que tenha qualidade e produtividade. O volume beneficiado precisa ser considerável, bem como essas rochas devem apresentar a granulometria especificada para que continuem a ser beneficiadas.
O custo operacional é outro fator decisivo. Os britadores JC da Furlan aproveitam melhor as mandíbulas, que são intercambiáveis entre si. Isso permite posições distintas de montagem dessas mandíbulas. Há uma economia na aquisição de peças e a regulagem é simples.
O tempo de paralisação para as manutenções programadas diminui, em razão de ajustes como o fácil acesso aos parafusos de fixação. Isso agiliza a troca programada de mandíbulas.
A produtividade também é garantida pela adoção, no projeto, da câmara alta com ângulos de britagem simétricos. A capacidade de produção é garantida.
O que é robustez nos britadores de mandíbulas?
Um dos principais atributos na escolha do britador de mandíbulas deve ser a robustez, o que faz com a que a máquina suporte as mais duras condições de trabalho.
Os volantes com maior massa também ajudam a melhorar a estabilidade da máquina em funcionamento, o que gera outra economia importante: a redução do consumo de energia. O equipamento possui câmara alta com ângulos de britagem simétricos, o que garante à linha JC da Furlan maior capacidade de produção.
O sistema de amortecimento é composto por mantas de poliuretano e estabilizado horizontalmente por coxins. Há menos transferência de vibração para a base.
A tecnologia auxilia no projeto. A Engenharia da Furlan usa softwares de elementos finitos, medida que permite simular os esforços de britagem. Essa simulação amplia a vida útil da máquina, benefício também obtido pela aplicação, no projeto, de rolamentos de primeira linha.
A confiabilidade é um fator que deve estar presente na escolha do fornecedor do equipamento. A Furlan é uma empresa com 61 anos de mercado. Sua atuação se pauta por projetos customizados que geram o sucesso do cliente na mineração.
Ao mesmo tempo, investe pesado na melhoria de produtos e processos. Exemplo disso é a série de projetos desenvolvidos em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscando a evolução do que é ofertado ao mercado.
O parque industrial em Limeira (SP) tem uma ampla estrutura, o que permite à Furlan fabricar britadores com diferentes tamanhos e capacidades. Assim, há soluções personalizadas para pequenas, médias e grandes instalações.
Britadores, motorização e opcionais
O atendimento na linha JC envolve todos os tamanhos de planta, já que o modelo levará em conta o tamanho de boca e capacidade de processamento. Os diferenciais chegam aos opcionais, que vão de bicas de alimentação e de descarga a estruturas metálicas complementares.
A lubrificação automática é outro opcional com bastante aceitação dos clientes.
A página dos britadores de mandíbulas no site da Furlan detalha outros benefícios, como a motorização dos britadores. Clique aqui e saiba mais.
Então, o próximo passo é trazer seu projeto de britagem primária para a Furlan. Uma conversa inicial servirá para gestores e operadores tirarem outras dúvidas na escolha do melhor modelo de equipamento.
Então, envie uma mensagem para a Furlan aqui .