Britagem na mineração: 3 indicadores que sua empresa precisa monitorar

Britagem na mineração: 3 indicadores que sua empresa precisa monitorar

O trabalho dos britadores é fundamental na mineração. Estamos falando da etapa inicial do processamento de minérios

A britagem na mineração, de forma geral, precisa apresentar um custo-benefício atraente. Por isso, monitorar seus indicadores é fundamental.

Mas quais indicadores acompanhar? Nesse artigo, vamos apresentar três, que podem ser citados como fundamentais: a produtividade da máquina, a qualidade do produto final desejado e a manutenção.

 A experiência da Máquinas Furlan no fornecimento de britadores de vários tipos e modelos é fundamental para o sucesso do cliente. Além de variedade, a empresa pode oferecer ao cliente soluções completas e customizadas, vindas de um parque industrial que gera máquinas e peças alinhadas aos objetivos da mineradora.

Confira.

Qual a função do britador?

A britagem é uma etapa fundamental no processo de cominuição de minérios. O equipamento é o primeiro a receber os blocos vindos das jazidas, que estão, nesse momento, bem distantes da granulometria desejada.

O atingimento das especificações do produto final poderá envolver mais de uma fase. Daí alguns dos processos de maior sucesso na geração de produtos na mineração ter etapas secundárias e até mesmo quaternárias.

Dirigentes de mineradoras ou produtoras de agregados para construção sabem que, na britagem, o desafio está na escolha do melhor equipamento. Falamos de um investimento importante na linha história de qualquer empresa.

Basicamente, todo empreendimento busca máquinas que apresentem o melhor custo-benefício. O objetivo requer, de início, cinco informações para definir a melhor escolha, que são:

. o tipo de rocha a ser cominuída;

. a produção desejada;

. a granulometria dos produtos finais;

. definição dos produtos prioritários;

. o melhor formato de layout para atender a demanda, podendo ser considerado planta fixa ou móvel.

Os projetos buscam, em linhas gerais, atingir 3 objetivos, que podem ser indicadores. Veja quais são:

1. Ampliação da produtividade da planta;

2. Qualidade do material já processado, ou seja, do produto final;

3. Excesso de paradas para manutenção, buscando a substituição de equipamentos que costumeiramente apresentam problemas, gerando períodos de inatividade não programados ou regulagens demoradas.

Nesse processo, a Furlan emprega recursos de engenharia para tornar a decisão mais assertiva. Um software de análise de balanço de massa identifica as necessidades de melhorias da planta como um todo.

Esses indicadores guiam ainda a escolha do melhor tipo de britador. A Furlan apresenta uma linha com mais de 150 equipamentos para britagem, peneiramento e moagem. Os britadores Furlan são dos tipos cônicos, de mandíbulas e de impacto (modelos rocha-rocha ou aço-aço).

Robustez do britador é fundamental

O melhor custo-benefício passa por itens como a robustez do britador adquirido. Ele precisa ser forte para trabalhar em condições severas, típicas das plantas de mineração.

A eficiência e a produtividade também são decisivas. A máquina precisa ser ligada todos os dias na expectativa de que vai ficar inativa somente quando das manutenções programadas. O volume processado e os padrões de qualidade do produto precisam seguir o planejamento.

Tudo isso passa pela qualidade da máquina adquirida. As indústrias que atingem sucesso na mineração têm, em comum, a opção por equipamentos com qualidade estrutural que permitam ter segurança de disponibilidade.

A confiabilidade aparece aí. Manutenção do equipamento e a durabilidade das peças de desgaste seguem aquilo que o fornecedor prometeu.

Esses requisitos estão presentes na Furlan, que é experiente no atendimento à indústria de mineração. São 61 anos de atividades, gerando conhecimento que pesa na hora do desenvolvimento do projeto.

Um dos exemplos está no monitoramento do desgaste dos revestimentos dos Britadores Cônicos Furlan. Um exclusivo sistema armazena os dados em um medidor digital. Isso facilita a programação da troca dos revestimentos. O britador é compacto e versátil, podendo operar também em plantas móveis ou com alturas restritas.

Regulagem dos britadores precisa ser rápida

Já o Britador de Impacto VSI Aço-Aço possui várias alternativas de regulagem, com alterações de potência e até mesmo a substituição de suas mesas. Sua manutenção é simples e rápida. A tampa superior do equipamento permite um acesso facilitado aos componentes internos.

Esse tipo de britador Furlan é versátil. Está presente em fábricas de cimento, areia artificial, agregados de construção civil e pavimentação, além de basalto, calcário, carvão e granito, entre outros.

A página de Equipamentos em nosso site traz detalhes desses equipamentos - veja aqui.

O parque industrial Furlan fabrica também as peças de reposição. Assim, o cliente adquire essas peças do mesmo fornecedor, garantindo montagem perfeita e durabilidade adequada.

A Furlan ainda dispõe de um processo de pós-venda integrado ao cliente, que orienta nas primeiras operações dos equipamentos.

Agora que você já conhece os pontos principais da etapa de britagem, é hora de trazer seu projeto para a Furlan. Marque uma reunião com nosso time e conheça os diferenciais Furlan que geram produtividade dentro da granulometria desejada, além de reduzir o tempo de inatividade dos britadores de sua planta.

Clique aqui e fale conosco.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.