Como a Furlan utiliza a ISO 9001:2015 para satisfazer os clientes

Como a Furlan utiliza a ISO 9001:2015 para satisfazer os clientes

A Máquinas Furlan finalizou, sem conformidades, o segundo ciclo de auditorias de manutenção da certificação ISO 9001:2015. A auditoria ocorre 2 anos após a empresa ter sido recertificada pela empresa Bureau Veritas.

Os requisitos presentes na norma foram utilizados, principalmente, para satisfação dos clientes, por meio de processos de excelência e uma equipe capacitada. Nos auditorias, todos os setores da Furlan são avaliados, incluindo práticas administrativas, comerciais e de segurança do trabalho.

Confira a seguir os passos que envolvem a aplicação da ISO 9001:2015, e como foi a avaliação da Furlan nessa auditoria.

Entenda a ISO, aplicada em 170 países

Antes de tudo, é bom registrar que a ISO 9001 comprova que a indústria desenvolveu um sistema de gestão de qualidade que, em linhas gerais, realiza qualquer operação ou atividade com foco na satisfação dos clientes e que adota a transparência da gestão.

A ISO 9001:2015 busca imprimir maior agilidade de processos, a partir da participação dos vários setores da empresa. A Gestão da Qualidade, nesse cenário, incentiva que uma empresa seja mais competitiva, melhore seu desempenho operacional e amplie os negócios.

A estimativa é que, no segmento industrial, a ISO 9001:2015 esteja presente em mais de 170 países. A nomenclatura inglesa ISO, traduzida para o português, significa “Organização Internacional para a Padronização”.

Em nosso país, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participam das ações, além das empresas certificadas.

Avaliando metas produtivas e ESG

Em 2021, a Máquinas Furlan recebeu sua mais recente certificação, a ISO 9001:2015. Agora, ocorreu o segundo ciclo de auditorias de manutenção da certificação, entre os dias 17 e 19 de abril.

A auditoria começa na alta direção, analisando o planejamento estratégico da empresa, elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). São verificadas as ações para o cumprimento das metas da empresa nos âmbitos comerciais, financeiros, produtivos e de ESG (sigla, em inglês, que menciona as boas práticas ambientais, de segurança e governança).

A partir disso, um auditório percorre os demais departamentos, verificando as ações tomadas para garantir a satisfação do cliente interno e externo, além de reduzir a chance de erros. Atualmente, a Furlan adota diversas ferramentas de gestão que auxiliam nessas ações, como FMEA, APQP, PPAP e CEP.

Simulações com softwares de vazamento e elementos finitos, bem como ferramentas de solução de problemas, como a metodologia 8D, constam das práticas. Já no processo produtivo, são coletadas evidências de diversos ensaios realizados para garantir a qualidade do produto Furlan.

Em qualquer situação, os auditores buscam encontrar fraquezas no sistema das empresas. Desta forma, permite que ações de melhoria sejam tomadas para evitar eventuais problemas.

Desde a recertificação, Furlan vem coletando pelo menos 6 bons frutos:

1. Aumento da satisfação do cliente (interno e externo).

2. Melhoria nos processos e comprometimento de todos com qualidade.

3. Motivação dos colaboradores.

4. Conquista de novos clientes e novos mercados.

5. Maior adequação aos requisitos legais.

6. Abordagem de riscos e oportunidades de negócios.

Processos que aumentam a satisfação do cliente

O escopo da certificação de Furlan envolve “projeto, desenvolvimento, produção, reforma e comercialização de máquinas, equipamentos, peças fundidas e sistemas de produção para o beneficiamento de minerais”.

Ao longo de seus 61 anos de história, a Máquinas Furlan desenvolveu esse escopo em produtos e serviços, ao mesmo tempo em que buscava a excelência.

Exemplo disso está na reforma de equipamentos. O tempo Furlan, em grande parte dos casos, não apenas atualiza as máquinas utilizadas numa jazida, mas também sugere melhorias para que a produtividade da planta seja ampliada.

Conheça aqui a página de Reforma de Máquinas para Mineração.  

A certificação ainda reforça a atuação do tempo Furlan na coleta e análise das informações. São medidas que, no cotidiano de uma indústria de mineração, ajudam na tomada de decisão correta quanto ao investimento em uma máquina, por exemplo.

O processo inclui a escolha do melhor tipo de liga de aço para ser empregado no equipamento ou peça de desgaste. 

Pessoas apresentadas apresentadas como melhores soluções

A qualificação desse tempo ganha força, em função dos investimentos constantes em treinamentos.

Além do planejamento estratégico, a Fundação Dom Cabral (FDC) desenvolve em Furlan o programa PAEX (Parceiros para a Excelência), que foca no aumento da competitividade e na elevação dos resultados. A fundação é uma das 10 escolas de negócios mais conceituadas do mundo.

Agora que você sabe como as certificações impactaram positivamente as Máquinas Furlan, chegou a hora de falar com nosso tempo. Ele está preparado para ouvir os objetivos de sua empresa, quando falamos de algumas das melhores alternativas do mercado para a linha de processamento de minérios.

Também foca nos resultados, garantindo produtividade e lucratividade para sua empresa.

Envie uma  mensagem .

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.