
Como o ESG impacta os negócios na mineração? Conheça a experiência da Furlan
Share
O conceito de ESG está cada vez mais presente nas empresas que ganham protagonismo no mercado. A sigla se refere às palavras em inglês de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Muito além de uma tendência, o ESG representa uma expectativa dos clientes quanto à adoção de medidas que respeitem a legislação, o meio ambiente e os públicos interno e externo das organizações.
A Máquinas Furlan assumiu o compromisso de se adaptar formalmente ao ESG. Nesse processo, a empresa percebeu que muitas dessas práticas já fazem parte do seu DNA, construído ao longo de 63 anos de atuação, como o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, o cuidado com os colaboradores e as iniciativas sociais voltadas à comunidade.
Fique conosco e conheça os investimentos que a Furlan faz na produção de equipamentos e peças para empresas de mineração, que impactam no ESG.
Entenda o impacto do ESG nos negócios; Furlan aprimora suas práticas
O conceito ESG (sigla para as palavras Ambiental, Social e Governança, em inglês) impacta as empresas de forma positiva. Ao mesmo tempo, por refletir práticas esperadas pelos públicos interno e externo, ele traz um conjunto de compromissos que a organização precisa estar disposta a assumir, fazendo constantes avaliações e correções de rumos.
Práticas ESG reduzem custos operacionais, aumentam a confiança dos clientes, ampliam a retenção de talentos e melhoram a reputação da empresa.
Para a Máquinas Furlan, o ESG não é modismo, mas sim um compromisso contínuo. A empresa está integrando seus princípios à operação. O cuidado com o planeta, as pessoas e a ética nos negócios estão cada vez mais presentes nas decisões estratégicas da organização.
Esse processo mostra que muitas das práticas ESG já fazem parte da cultura Furlan há décadas. Diante disso, os diferentes setores da empresa adotaram como passo seguinte a formalização e estruturação das ações, alinhando o DNA da empresa a padrões reconhecidos globalmente.
Se de um lado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, guiam as metas, de outro uma frase ganha força entre os colaboradores: “A Furlan está mostrando, de forma clara e transparente, o que sempre fez de bom”.
Práticas alinhadas às exigências dos clientes, cada vez mais atentos ao meio ambiente e à sociedade, estão sendo documentadas e estruturadas. Assim, a Furlan atenderá a essas expectativas e se tornará mais competitiva nos mercados nacional e global.
Dia do Meio Ambiente: reduzindo a emissão de carbono e reaproveitando matéria-prima
No campo ambiental, a emergência climática é uma prioridade. A Furlan está medindo e reduzindo as emissões de carbono por tonelada bruta produzida. Adotará também a bioeconomia circular, reaproveitando materiais e diminuindo resíduos.
Esse posicionamento foi reforçado internamente no Dia do Meio Ambiente, festejado em 5 de junho. De forma sistemática, a sustentabilidade está presente nos projetos Furlan voltados aos clientes. As plantas para minério de ferro, por exemplo, são desenvolvidas buscando minimizar os impactos ambientais e melhorar o uso de recursos naturais.
Mas a Furlan vai além e adota medidas específicas do setor de equipamentos para mineração. Reaproveitou cerca de 5,4 milhões de quilos de matéria-prima no ano passado. Perto de 70% dos resíduos da Divisão de Fundidos foram reciclados.
A empresa vai ampliar a captação da água da chuva e busca a certificação ISO 14001. Desde o ano passado, avança no seu Plano Diretor, que ampliará a eficiência e a responsabilidade ambiental no parque industrial.
Também desenvolve um programa de investimentos, orçado em R$ 50 milhões até 2028. Porém, a adoção de tecnologias mais limpas, como os robôs industriais, já começou. Essa iniciativa melhora a segurança dos colaboradores e otimiza o consumo de insumos e energia.
Avanços da Furlan também no Social e na Governança
O quesito “social” é contemplado ainda com medidas como a promoção da igualdade de gênero e a inclusão de minorias. A governança está presente, com a transparência – os indicadores de ESG serão divulgados.
Outro destaque é a capacitação de funcionários e terceiros em temas como gestão de resíduos e consumo consciente. Em 2024, foram 36 projetos sociais e educacionais em Limeira e região, com investimentos que superaram R$ 60 mil.
Com tudo isso, a Furlan se aprimora como importante player na área de fornecimento de máquinas e peças fundidas para mineração, mas também nas ações que contribuam com a comunidade.
Quer saber mais? Fale conosco clicando aqui.