
Como selecionar o melhor fornecedor de secadores para mineração
Share
Hoje vamos apresentar o panorama vivenciado por mineradoras e pedreiras que utilizam secadores rotativos. A geração de produtos finais com menor umidade é o principal objetivo dessas máquinas.
Secadores também geram maior produtividade nas plantas. A secagem ao sol, por exemplo, é substituída pelo emprego de equipamentos que aceleram o processo de redução da umidade da rocha.
Mas a escolha do fornecedor precisa ser criteriosa. A Máquinas Furlan tem uma linha de produtos robustos tanto para jazidas em operação como também para o desenvolvimento de uma planta completa – que podem incluir britadores, peneiras e alimentadores.
Veja o conteúdo e saiba ainda a importância do fornecedor em uma etapa fundamental: a montagem dos secadores na instalação.
Com secadores, planta de mineração produz mais e agiliza a entrega aos clientes
Na mineração, o secador rotativo retira a umidade da rocha, que segue para um processo posterior dentro do beneficiamento. Já o calcinador utiliza temperaturas elevadas para extrair essa umidade e gera alteração na estrutura molecular do material. Em parte dos casos, o calor gerado muda propositalmente a estrutura do material.
Comumente, o calcinador atua junto com o resfriador. Após a passagem pelo calcinador e transferência para o resfriador, a redução da temperatura permite que o produto siga para ser armazenado por um transportador de correia.
Já falamos dos transportadores de correia aqui no blog.
Essas operações podem incluir o beneficiamento por meio de um britador, para que o produto final atinja as especificações desejadas. Peneiras também são outra opção na planta.
A agilização da linha produtiva é um dos benefícios gerados pelos fornos rotativos da Furlan. O time Furlan relata o caso de uma pedreira que solicitou um secador para acelerar o atendimento dos pedidos feitos pelos clientes. Anteriormente, o material era exposto ao sol e esse procedimento fica prejudicado em períodos de chuva.
A solução Furlan também tornou a planta mais produtiva.
A importância da escolha do fornecedor dos fornos rotativos
A equipe Furlan atua para alinhar o projeto aos objetivos do cliente. Nesse alinhamento, os dados fornecidos pela pedreira ou mineradora são importantes.
Situações em que a solução envolve apenas a secagem são as mais simples. As características das rochas, a umidade na alimentação do equipamento e a umidade de saída desejada auxiliam nas decisões.
Quando o calcinador é necessário, ocorre um maior detalhamento, pois no processo há o emprego de temperaturas elevadas. Geralmente, a linha inclui o resfriador, que reduzirá a temperatura na saída.
Há um grande peso na escolha do fornecedor nesse tipo de projeto. A solução é customizada, seja na expansão da linha ou na adoção de uma planta completa.
Com esses cenários, a reunião com o cliente para a troca de informações é fundamental. A Furlan também usa formulários específicos, que geram dados confiáveis para nortear a proposta final.
Ferramentas digitais facilitam a escolha de soluções em processos de via úmida. A simulação feita pela equipe Furlan no software AGG Flow, de balanço de massas, e o emprego de softwares 3D auxiliam a decisão.
A estrutura física da Máquinas Furlan também contribui na decisão. Em seu parque, em Limeira (SP), a empresa abriga 3 fábricas em um único espaço: a Divisão de Equipamentos, Divisão de Fundidos e Divisão de Serviços.
O catálogo de equipamentos oferta mais de 150 tipos de máquinas, incluindo os fornos. A Furlan também fabrica britadores e peneiras para uso após a secagem.
Na Furlan, consultores especializados ajudam na decisão sobre os fornos, pois são máquinas pensadas praticamente a partir “do zero”.
Outro diferencial está na equipe de Engenharia, que acompanha cada passo da produção dos equipamentos. Está tudo em um único lugar, o que também agiliza a entrega.
Na etapa de montagem, o time Furlan acompanha a instalação no cliente. Geralmente, são máquinas de grande porte, transportadas de forma fracionada. Alguns serviços, como a soldagem e alinhamento das partes, ocorrem, necessariamente, na planta do cliente.
A montagem feita por uma equipe especializada garantirá maior eficiência no processo, gerando, ao cliente, produtividade na planta e rentabilidade no capital investido. A Furlan ainda tem uma das melhores Assistências Técnicas do mercado.
Quais os produtos finais de uma linha com secadores para mineração?
A linha de produtos finais que empregam fornos é extensa: pedra calcária, cal dolomítico, hidrato de magnésio, alumina, gipsita, sulfato de magnésio, fosfato, magnesita, dióxido de manganês, escória de alto-forno, carvão, entre outros. O secador para areia é outro processo atendido nessa linha.
Também há plantas que geram mais de um produto, como jazidas que fornecem tanto agregados para construção como material para indústrias cerâmicas.
Para uma decisão, o primeiro passo é você visitar a página de secadores, calcinadores e resfriadores rotativos em nosso site - clique aqui. A página abre a possibilidade de sua empresa nos enviar um formulário com informações sobre o projeto.
A outra forma de conversar com a Furlan é nos enviar uma mensagem aqui. Estamos aguardando seu contato. Comece 2025 ampliando sua linha de produtos minerários e seus resultados.