Conheça 3 tipos de instalação para produzir brita e areia; mercado da construção segue aquecido

Conheça 3 tipos de instalação para produzir brita e areia; mercado da construção segue aquecido

O consumo de agregados para construção segue em alta. Dois em cada 3 brasileiros farão algum tipo de obra nos próximos 6 meses, usando materiais como brita, areia e cascalho.

Isso abre novas possibilidades de negócios para toda cadeia produtiva na mineração, pedreiras, mineradoras e cerâmicas, entre outras. Aquelas que já fornecem ao setor da construção podem ampliar ou melhorar suas atividades com projetos e instalações dos tipos fixa, semimóvel ou móvel.

As empresas devem buscar equipamentos e peças que sejam eficientes e duráveis. A Máquinas Furlan une essas características, tendo desenvolvido diferentes projetos para a geração de agregados.

Fique conosco até o final e saiba mais.

O que são agregados para construção?

Agregados para construção são normalmente utilizados em obras de infraestrutura e edificações. Pedra britada, areia e cascalho integram a lista dos mais consumidos no Brasil e no mundo.

Esses materiais são misturados a outros no processo construtivo para baixar custos – como, por exemplo, ao cimento para a confecção do concreto. Por isso, chamamos de “agregados”.

A ANEPAC, associação que reúne os empresários do setor, diz que o consumo em alta se explica pela ausência de materiais substitutos a preços competitivos. Em 2021, no último levantamento da associação, o país consumiu 630 milhões de toneladas de agregados.

Em geral, a cada 1.000 m² de obras em edifícios, há 1.360 toneladas de agregados, e outras 70 toneladas em 50 m² de construção de casas populares. Um quilômetro de asfalto urbano consome 2 mil toneladas.

No Brasil, em torno de 3.100 empresas produzem agregados, segundo a ANEPAC.

Recentemente, o governo federal informou que destinará nos próximos meses R$ 1,7 trilhão para obras do programa denominado PAC. Já os preços dos materiais de construção seguem em alta, mesmo após a pandemia.

Dois a cada três brasileiros fizeram algum tipo de reforma em casa ou na empresa nos últimos 6 meses, mesma proporção dos que pretendem fazer melhorias nos próximos meses, segundo levantamento da rede de lojas Casa do Construtor.

Quais os equipamentos usados na produção de agregados para construção?

 

Os principais equipamentos que integram uma planta para produção de brita ou areia são:

. A linha de vibratórios, como alimentador, calhas, grelhas e peneiras;

. Britadores, geralmente cônicos e de mandíbulas;

. Impactores, como os britadores de impacto VSI;

. Transportadores de correia;

. Painéis e mesas de comando;

. E, em alguns casos específicos, o Separador Aerodinâmico.

Esses equipamentos são apresentados no site da Máquinas Furlan aqui.

Os agregados para construção civil mais presentes nas pedreiras atendidas pela Furlan são brita 1, pedrisco, pó de pedra e areia de brita. Mas uma planta pode ir além dos agregados, gerando, simultaneamente, materiais para o agronegócio, como os remineralizadores e corretivos agrícolas.

 

A diversificação é estratégica para essas empresas. Os gestores sabem que depender dos resultados de apenas um segmento da economia é muito arriscado.

Quais informações considerar na produção de agregados para construção?

Tanto para novos projetos de instalações como em plantas existentes, é necessário conhecer os dados sobre a produção, como:

. Tipo de material a ser britado;                                                                               

. Produção desejada;

. e Produtos gerados da instalação.

Quanto ao tipo de instalação, há 3 alternativas:

. ela pode ser fixa, com equipamentos apoiados em bases de concreto;

. Semimóvel, com máquinas apoiadas em estruturas metálicas;

. ou móvel, quando os equipamentos estão sobre um chassi rodoviário.

 

Em nossa página no Youtube, vídeos apresentam os projetos desenvolvidos pela Furlan. Um deles aborda a planta completa, feita com possibilidade de ampliação futura. Assista.


Outra força do time Furlan é a capacidade de melhorar instalações já existentes, com projetos customizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. Os objetivos das pedreiras e mineradoras quanto à britagem, moagem e peneiramento são avaliados a partir do que há na planta.

Assista ao vídeo, que apresenta a alternativa de ganho na linha industrial existente a partir da operação do Separador Aerodinâmico.


A escolha da Máquinas Furlan leva em conta a confiabilidade e a durabilidade. Os equipamentos e peças Furlan são reconhecidos no mercado pela eficiência, produtividade e baixo custo operacional.

 

Manutenções são necessárias somente quando programadas, evitando a paralisação inesperada nas plantas. E as pedreiras e mineradoras que produzem agregados para construção sabem que seus clientes valorizam o cumprimento dos prazos de entrega.

Então, o próximo passo é conversar com o seu time e avaliar questões como:

. A produtividade de agregados hoje é satisfatória?

. O agregado está sendo entregue ao cliente dentro das especificações de granulometria, ou estamos tendo perdas e retrabalho?

. Podemos gerar um novo produto final, tornando o negócio mais lucrativo?

O time Furlan ajudará nas respostas. Fale conosco

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.