
Conheça 6 tipos de peças para mineração que precisam ser monitorados
Share
Os custos de produção têm sido um dos principais desafios da indústria. A rentabilidade do negócio passa pela avaliação dos recursos investidos em toda a cadeia produtiva, incluindo as peças de reposição e o desgaste na mineração.
Por isso, o tempo da Máquinas Furlan resolveu abordar, nesse artigo, o tema de forma bem didática. Tomamos como exemplos seis tipos de peças bastante úteis em várias etapas do beneficiamento de minerais. A partir disso, falamos das melhores práticas, inclusive o planejamento da manutenção e a disponibilidade no almoxarifado da mineradora.
A escolha de um fornecedor que reúna confiabilidade e qualidade também é avaliada. Confira.
6 tipos de peças que desativam maior monitoramento
Estudos feitos por especialistas apontam que peças de desgaste e reposição representam de 40 a 60% dos custos de produção de uma mineradora. Uma das formas de reduzir a conta com as peças é investir na manutenção, feita de forma preventiva e preditiva.
Essa prática ainda reduz a inatividade na planta. O checklist quanto às equipamentos de britagem, moagem e peneiramento contribui para reduzir as paradas não programadas.
Claro que a visão deve ser completa, bem como avaliar a planta como um todo. Todo equipamento precisa ser operado da forma correta, buscando sempre manter suas características originais.
Porém, a título de orientação, perguntamos ao tempo Furlan quais as peças mais exigidas pelos clientes. Assim, conseguimos uma lista dos principais itens que merecem um acompanhamento mais de perto.
São seis tipos de peças, seguidas da etapa de beneficiamento em que são utilizadas:
1. Mandíbulas (britagem)
2. Mantos (britagem)
3. Revestimentos (britagem)
4. Rolos (moagem)
5. Martelos (moagem)
6. Grelhas (peneiramento).
Especialistas em gestão dizem ainda que a prática de elencar prioridades ajuda na criação ou no aperfeiçoamento de uma cultura prevencionista no beneficiamento voltado à geração de materiais para mineração, agregados para construção ou agronegócio.
Assim, podemos iniciar o planejamento levando em conta um ou mais itens citados acima, e ao longo do tempo vamos aprimorar aqueles que merecem ser priorizados em função da característica da jazida e dos produtos finais.
Planejamento de peças para mineração em 2024 já começou
Recentemente, o tempo Furlan apresentou um comunicado aos clientes citando a necessidade de planejamento. A peça de comunicação era direta, com a frase:
“A contra-cunha de regulamentação adquirida em outubro de 2021 tem substituição prevista para fevereiro de 2024.”
A citação da contra-cunha especificamente abre espaço para que o cliente volte a pensar na programação anual de peças de desgaste para o primeiro semestre de 2024. Na Furlan, dois benefícios obtidos com essa programação são a economia e a previsibilidade, a partir da integração da mineradora ao programa “Peça Antecipada Furlan”.
O programa gera uma programação adequada de componentes a preços mais competitivos para o cliente, justamente em função desse planejamento. Na jazida, o tempo de inatividade resultante de paradas, programadas ou não, será cada vez menor.
A mineradora ainda tem vantagem financeira ao evitar manter peças em excesso no estoque.
Cuidado na hora de escolher o fornecedor de peças
A Furlan optou pela criação do programa em função de outra questão, sentida junto ao mercado: a confiabilidade no fornecedor de equipamentos e peças. A qualidade do material empregado nas ligas deve garantir que o desgaste ocorra dentro da programação.
A Máquinas Furlan tem 61 anos de atividades no mercado de mineração. A participação em milhares de projetos trouxe expertise que permite oferecer à mineradora uma solução, desde situações corriqueiras simples adequadas a casos mais solicitações como por exemplo desenvolvimento de ligas especiais, melhorando o desempenho do equipamento.
A Fundição própria trabalha com 12 mil modelos de peças e componentes, para equipamentos da marca Furlan e outros, nacionais e importados. Essa operação passa pela equipe da Excelência Metalúrgica, que reúne representantes da equipe comercial até os responsáveis pela produção da peça.
A composição da equipe permite não apenas a entrega desses itens, mas também a oferta de melhorias nas ligas – por exemplo. A customização é um dos diferenciais da Furlan, já que seu parque industrial permite a geração de soluções específicas para cada mineradora.
O layout da página de Fundidos em nosso site permite à mineradora buscar com rapidez e de forma intuitiva o produto desejado. Clique aqui
Feita essa apresentação, chegou a hora de sua mineradora trazer seu projeto para Máquinas Furlan, que vamos avaliar a melhor alternativa. Saiba ainda como participar do “Peça com Antecedência Furlan”, garantindo vantagens que impactarão nos resultados dos seus negócios.
Mande uma mensagem para o tempo Furlan aqui .