Conheça os benefícios das plantas completas de britagem, moagem, secagem e calcinação

Conheça os benefícios das plantas completas de britagem, moagem, secagem e calcinação

Para alguns, elas são as Plantas Completas de Beneficiamento de Minérios. Para outros, simplesmente plantas de britagem. O nome escolhido pode variar, mas a ampliação dos resultados está chamando a atenção das mineradoras para a adoção de plantas completas.

Um dos diferenciais desse tipo de projeto é a possibilidade de maior produtividade. Custos menores, em pontos como a manutenção, também impulsionam a decisão dos empresários e gestores.

Porém, o fornecedor precisa ter expertise na área de mineração, como a Máquinas Furlan. A possibilidade de customização no desenvolvimento dos equipamentos é outro diferencial. A empresa ainda fornece planta de moagem, planta de secagem e planta de calcinação.

Fique conosco e saiba mais.

O que é uma planta completa para mineração?

Como o processo de beneficiamento de minérios ocorre em condições bastante adversas, as instalações das mineradoras precisam estar bem dimensionadas e ajustadas para suportar a variáveis como o tipo de rocha processada, a abrasividade, qualidade dos produtos gerados, capacidade produtiva, entre outras.

Em tempos atuais, a flexibilidade é também um fator de relevância, pois até mesmo prever a possibilidade de obtenção de mais de um produto final deve ser considerada.

Há também questões que vão além, por exemplo, do layout, a ser adotado em função do cenário existente na região da jazida, e dos resultados como a granulometria e a disposição dos produtos gerados. Os projetos também devem considerar qual será a viabilidade geográfica.

Seja um produto destinado ao agronegócio, agregados para a construção civil ou com outra finalidade, a quantidade necessária de minério processado em uma etapa não pode ser superior à capacidade da máquina existente no passo seguinte.

Esse balanceamento é fundamental para evitar, por exemplo, ganhos de capacidade ilusórios – na verdade, em pouco tempo, máquinas alimentadas acima do recomendado tendem a apresentar custos mais elevados de manutenção, ou mesmo quebras.

Tudo isso ajudará a definir as características dos equipamentos que serão necessários.

Quais as vantagens da planta completa na mineração?

Após a coleta dos dados, as indústrias precisam definir como será a aquisição desses equipamentos. Parte delas prefere sair a campo em busca de fornecedores que atenderão aos processos desejados de forma pontual, montando a planta com marcas diferentes.

Porém, há uma parcela cada vez maior de mineradoras que buscam preferencialmente a planta completa. As vantagens desse formato começam pela produtividade.

Quando há um único fornecedor, o volume final tende a ser mais elevado, pois já no estudo de necessidades é possível mitigar problemas com o processamento de minérios e dimensionar a planta dentro das capacidades reais dos britadores, moinhos, peneiras e transportadores, entre outros equipamentos. Software de simulação auxilia nas decisões por soluções completas.

Você já sabe, mas é bom reforçar que a mineração apresenta três etapas fundamentais que precisam estar alinhadas e relembradas: britagem, moagem e peneiramento. Há cenários nos quais os produtos provenientes das etapas mencionadas são matérias-primas para outros processos produtivos, tais como produção de cimento, cerâmica, aço e então outros processos como moagem, secagem, calcinação sejam necessários. A Furlan tem na sua linha de produtos equipamentos para atender nesses processos.   

E tem mais: operações ajustadas tendem a gerar menos custos. Há maior facilidade de manutenção, quando seguidas as recomendações do fabricante. O número de paradas não programadas é reduzido, evitando-se perdas no volume de produção e desperdício de horas trabalhadas pelos operadores.

A eficiência energética é outro ponto a ser destacado, sendo esse um dos principais itens na planilha de custos das mineradoras. Outro componente dessa planilha é o maior aproveitamento as peças de desgaste e reposição.

O fator humano também integra a lista de benefícios. Inicialmente, a escolha de um único fornecedor permite aos gestores da mineradora utilizarem seu tempo integral no core business. Já na operação, uma planta completa traz maior segurança aos operadores.

Expertise do fornecedor é fundamental

Nessa decisão, a expertise do fornecedor da planta deve ser considerada. A Máquinas Furlan apresenta um dos principais portifólios do mercado, com mais de 150 equipamentos disponíveis para equipar as jazidas.

Contamos a história de uma mineradora localizada em Mato Grosso do Sul que adotou a planta completa Furlan para produzir agregados e areia artificial. Projetos desse porte incluem suporte também na fase inicial de operação da planta.

Outro ponto forte é a cultura Furlan de buscar o sucesso do cliente na mineração por meio da personalização. São 61 anos de atuação com esse foco.

Assim, ajustes nos equipamentos podem ser feitos, na busca pelo melhor rendimento. Por exemplo: se necessário, amplia-se a extensão de um transportador de correia, para que haja flexibilidade e ganho de capacidade de estocagem no processo do produto vindo de uma peneira.

Essa melhoria sempre ocorre de forma estruturada, seguindo estudos e as Normas Regulamentadoras – entre elas, a NR-10 e a NR-12. A prática proporciona produtividade sem perder a segurança na operação.

Um time de especialistas em mineração dá suporte para essas decisões. O Departamento de Novos Produtos e Serviços, o DNPSA, une representantes de várias áreas da Furlan para estudar a melhor alternativa para o cliente.

A análise inclui o tipo de liga a ser adotada em peças como martelos, grelhas e mantos e revestimentos. A escolha de uma marca única, com experiência em mineração, agiliza as manutenções programadas.

Gostou das vantagens? Então, fale conosco usando o formulário existente em nosso site – clique aqui.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.