
Conheça os principais desafios na expansão de uma planta de mineração
Share
A expansão de uma planta de mineração representa um desafio para a indústria do setor. A identificação de uma oportunidade de mercado é estratégica, mas grande parte das mineradoras ou pedreiras busca auxílio para saber como agir diante da informação: expandir a capacidade existente ou criar uma nova linha?
Nesse post, vamos apresentar as principais etapas desse processo de expansão. E como a Máquinas Furlan pode auxiliar sua empresa a ganhar mercado investindo na geração de novos produtos.
Os principais fatores presentes num projeto de expansão na mineração
A Máquinas Furlan é uma das principais fornecedoras globais de equipamentos e peças para a indústria de mineração. Porém, antes de falarmos dos diferenciais Furlan, vamos recordar os principais fatores presentes na expansão de uma planta de beneficiamento de minérios.
De forma geral, a maioria das empresas de mineração e agregados necessita incluir, no projeto, aspectos técnicos, ambientais e sociais. O planejamento e os estudos prévios devem envolver, por exemplo, o licenciamento ambiental, o ruído e a vibração gerados na nova linha, tanto na empresa como nas comunidades vizinhas.
Aqui, vamos nos aprofundar nos equipamentos para a nova etapa. A empresa deve buscar fornecedoras que proponham tecnologias mais eficientes, com alto desempenho e menor número de paradas para manutenção.
Mas como expandir a produção de uma pedreira ou mineradora?
O processo de expansão de uma planta surge a partir do momento em que a mineradora ou pedreira identifica uma necessidade de mercado, mas desconhece como agir diante dessa constatação. Nesse momento, a Máquinas Furlan auxilia o cliente.
São situações como uma obra de infraestrutura ou a construção/ampliação de um porto, aeroporto ou rodovia. Já houve projetos que tinham a exportação de minérios como finalidade.
As alternativas passam por ampliar a capacidade existente ou implantar uma linha nova. A decisão começa com a apresentação, pelo cliente, dos materiais que serão gerados e a expectativa de produção. Caso já exista uma linha de produção, o time Furlan avalia o layout, para definir as sugestões.
O time Furlan avalia os dados, inclusive o atendimento de diferentes aplicações ao longo do tempo. O histograma de uma obra comumente aponta que o início exigirá produtos básicos. Nas fases seguintes, surge a possibilidade do fornecimento de materiais mais finos – que componham, por exemplo, o asfalto ou o concreto.
Havendo essa flexibilidade, o projeto de expansão se tornará mais assertivo.
Em resumo, um estudo do time da Furlan envolverá os dados de aplicação do material que vai ser processado e os produtos que serão retirados.
O amplo portifólio da Furlan. E conheça exemplos de ganhos com a expansão na linha de mineração
A expansão está contemplada no amplo portifólio ofertado pela Furlan ao mercado. São mais de 150 equipamentos de britagem, moagem e peneiramento, como vibratórios, moinhos e calcinadores, entre outros exemplos.
Aí podemos citar uma tendência do mercado de mineração. Vários projetos desenvolvidos pela Furlan foram para pedreiras que, no mesmo parque industrial, geram agregados para construção, como a brita, e produtos mais finos, como o calcário.
A adoção dos equipamentos vibratórios de alta frequência na fase de classificação ganhou destaque em vários projetos.
A linha voltada ao agronegócio foi outro exemplo de inserção dos equipamentos Furlan nos processos. A empresa também equipou plantas cujo objetivo era a correção da curva granulométrica do produto final, medida muitas vezes adotada para atender a uma demanda do mercado.
Ferramentas tecnológicas, como o software AggFlow, auxiliam nos projetos. Ele simula o balanço de massas na planta expandida.
Máquinas, peças, reformas: a Furlan tem a solução completa
A escolha do fornecedor também passa pela questão de peças fundidas. Em geral, a mineradora necessita manter um estoque de peças de desgaste e/ou reposição, como os revestimentos e mandíbulas de britadores.
A Furlan gera peças com alta durabilidade, em razão dos constantes investimentos na fábrica própria. Sim, a Divisão de Equipamentos é cliente da Divisão de Fundidos da Furlan, o que permite maior qualidade e aprimoramento constante dos processos produtivos.
A Furlan se destaca por ofertar soluções completas. Além das Divisões de Equipamentos e de Fundidos, a empresa tem uma das áreas de Serviços mais elogiadas do mercado.
Em parte dos casos, a atuação ocorre em parceria com consultorias. As propostas incluíram ainda as reformas de equipamentos, que reduzem custos.
Nesse sentido, a implantação do projeto sugerido pela Furlan pode ocorrer por etapas. Isso permite que a mineradora amplie sua participação no mercado, mantendo a sustentabilidade financeira.
Então, é hora de marcarmos uma reunião para avaliar a expansão dos negócios de sua mineradora ou pedreira.
Em parte dos casos, a equipe Furlan visita a empresa para entender melhor o projeto, o layout da planta, como é o mercado em que há a oportunidade, a concorrência, entre outros pontos.
Fale conosco aqui e tenha o suporte de uma das empresas com maior expertise no mercado de equipamentos para mineração, a Máquinas Furlan.