
Conjunto móvel de britagem: flexibilidade na produção é a maior vantagem
Share
O conjunto móvel de britagem é uma ferramenta importante para pedreiras e mineradoras que buscam baixar seu custo operacional. A partir da mobilidade, a empresa ganha flexibilidade e eficiência na produção.
Vamos falar hoje sobre os conjuntos móveis da Máquinas Furlan. A oferta de diversas configurações – com diferentes britadores, peneiras, transportadores e outros equipamentos – é um dos principais diferenciais da empresa. Os conjuntos são extremamente compactos, facilitando o transporte.
Confira.
Transporte consome 52% do orçamento de uma lavra
A escolha pela britagem móvel envolve questões que são estratégicas para a caixa das mineradoras e pedreiras. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chamou a atenção para o fato de que 48% dos custos de uma lavra convencional envolvem perfuração, desmontagem e carregamento.
Já o transporte por caminhões representa 52% do orçamento da operação, segundo o levantamento da Universidade Federal de Ouro Preto citado pelo IBRAM.
Melhorias nos modelos de britagem buscam basicamente reduzir custos. Uma das alternativas é a britagem móvel. A flexibilidade e a mobilidade reduzem a redução, quando comparadas às instalações fixas.
Projetos de curto e médio prazo de uma obra são exemplos disso, a partir de suas características que incluem a exploração de uma jazida por 20 ou 30 anos. Conforme a obra avança, as instalações de beneficiamento mudam de ponto
A rapidez nos ajustes necessários ao beneficiamento, inclusive na demanda de transferência de material, é outro diferencial. Esse ajuste torna a mineradora mais preparada para possíveis variações das condições geológicas de uma mesma jazida.
O conjunto móvel de britagem (CMF) também não agrada o mercado pelas inovações em sua estrutura. A Máquinas Furlan, por exemplo, investiu não apenas na qualidade do produto, mas também em itens como automação do conjunto e cabeamento de alimentação.
Porém, algumas condições são semelhantes às das plantas fixas – como logística e a manutenção adequada dos equipamentos.
Conjunto móvel de britagem precisa ser compacto e de fácil deslocamento
Para o tempo Furlan, duas características levam o cliente a optar pela britagem móvel, na maioria dos casos:
1 Opção por uma instalação mais compacta;
2 e que essa instalação seja facilmente transportável.
Um exemplo típico é a construção de uma estrada. Conforme a obra avança, podem surgir novas fontes de material. Outro exemplo é o reaproveitamento de produtos, como no caso de brita apresentar no asfalto retirado de uma rodovia em manutenção.
A lista de benefícios inclui agilidade. Na linha Furlan, o conjunto pode ser facilmente instalado e desinstalado, como o emprego de sapatas e rodeiros.
Porém, alguns pontos precisam estar bem definidos na etapa inicial de avaliação da aplicação. A equipe de Engenharia da Furlan destaca o limite de capacidade do conjunto. Havendo necessidade de maior capacidade, a instalação pode ser feita em unidades separadas.
Aqui no blog, demonstramos dicas de indicadores que devem ser monitorados quando falamos da britagem na mineração.
Os conjuntos móveis da Furlan apresentam diferentes configurações, em função da necessidade do cliente. A instalação de britagem pode estar em um único chassi. Nesse formato, há facilidade no acionamento para a operação, bem como para transporte por rodeiros – permitindo que o conjunto siga para outro ponto planejado.
A Furlan apresenta mais de 150 modelos diferentes de máquinas em seu portfólio, todos de fabricação própria. Isso facilita a composição do conjunto, já que a pedreira não precisa buscar fornecedores diferentes – o que, muitas vezes, atrai a implantação.
Um exemplo da variedade está no próprio catálogo da CMF. Numa unidade compacta, o modelo CMF 900 WH apresenta dois estágios de britagem em circuito fechado no mesmo chassi. A sugestão de configuração inclui um britador primário JC 900, rebritador secundário CC1200 XT e uma peneira inclinada.
O modelo gera até 5 produtos finais, e pode ser conhecido baixando o catálogo aqui .
Arranjos customizados auxiliam na mobilidade. Também podem ser utilizados para geração de vários produtos finais, por exemplo agregados para construção – como as britas zero e um, pó de pedra e rachão.
O deslocamento do conjunto por rodovias é garantido. O produto Furlan segue todas as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O retorno do investimento é rápido
Em linhas gerais, os conjuntos móveis Furlan apresentam alto desempenho e facilidade de operação. A manutenção é simples, sendo que a empresa também fornece peças de desgaste e reposição. O retorno do investimento ocorre de forma rápida.
Então, chegou a hora de você trazer seu projeto para a Furlan, que tem 62 anos de experiência na fabricação de equipamentos e peças para mineradoras e pedreiras. Você ainda conhece detalhes dos projetos desenvolvidos, com a CMF operando hoje em obras de infraestrutura do Brasil e de países da América Latina.
Mande uma mensagem para o nosso tempo clicando aqui e vamos conversar sobre seu projeto.
Agora, se você quiser saber mais sobre as melhorias implementadas na linha CMF, fique conosco que, na próxima semana apresentaremos detalhes desses avanços.