
Curso na Furlan aprimora excelência e beneficia clientes
Share
A indústria de mineração está em busca de fornecedores que gerem equipamentos e peças com maior eficiência. Dentro dessa linha, a Máquinas Furlan realizou recentemente o curso “Implementando Excelência com Green Belt”, focado na aplicação da metodologia Six Sigma, que busca reduzir desperdícios de materiais e melhorar os recursos na linha de produção.
Assim, além das melhorias internas, os clientes da Furlan saem ganhando.
Contamos um pouco da experiência trazida por esse curso no post abaixo. Melhorias na pintura das peças e componentes e redução de desperdícios na fabricação de uma mandíbula foram alguns dos projetos aprovados.
Confira.
Como o Lean Manufacturing e Six Sigma ajudam os clientes da indústria de máquinas
O Lean Manufacturing utiliza ferramentas como o mapeamento da cadeia de valor (que otimiza o layout, reduz os estoques intermediários, equilibra as linhas produtivas, elimina os desperdícios de um processo etc.), Just-in-Time, Kaizen (voltado para a melhoria contínua) e 5S (focado na organização e limpeza). Essas práticas criam um fluxo de trabalho eficiente e ágil, resultando na entrega de produtos de alta qualidade de forma mais rápida e com menor custo.
Já o Six Sigma reduz a variabilidade e elimina defeitos, aumentando a qualidade e a eficiência. No nível Green Belt, os profissionais são treinados para aplicar técnicas estatísticas e ferramentas analíticas no gerenciamento de projetos.
O ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) é a base. Os Green Belts identificam causas raiz de problemas e implementam soluções duradouras. Ferramentas como gráficos de controle, análise de variabilidade e design de experimentos ajudam na tomada de decisão.
O objetivo é alcançar processos quase perfeitos, com uma taxa de defeitos de 6 sigmas, com no máximo 3,4 por milhão de oportunidades.
Mais do que avanços nos processos, as técnicas estabelecem uma base sólida para a inovação e crescimento sustentável.
Tanto a implementação do Lean quanto da ferramenta Six Sigma (através do green belt) pode gerar economia de milhões, se bem aplicado.
Aplicações: da usinagem melhor à mandíbula feita sem desperdício
A Máquinas Furlan investe constantemente na formação humana não apenas para aprimorar produtos e serviços, mas principalmente para permitir que os avanços impactem positivamente os resultados dos clientes.
Contamos um pouco desse “foco na solução” nesse post.
O mesmo espírito moveu, recentemente, o curso denominado "Implementando Excelência com Green Belt”. A nova jornada transformadora foi vivenciada por um grupo de 17 profissionais da empresa. O curso foi ministrado pelos professores doutores Paulo Sérgio de Arruda Ignácio e Alessandro Lucas da Silva, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), em Limeira.
Os profissionais Furlan vieram de áreas como Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA), Qualidade, Manutenção, Planejamento e Controle de Produção, Segurança do Trabalho, Divisão de Fundidos e de Equipamentos. Eles conheceram e revisaram aspectos fundamentais de Six Sigmas e conceitos essenciais de Lean Manufacturing.
O curso combinou teoria e prática. Durante cinco sábados, os participantes dedicaram meio período a estudos teóricos e o outro meio período à aplicação prática dos conceitos em projetos reais da empresa.
Cada um dos quatro grupos escolheu projetos com objetivos claros. Havia questões estruturais, como:
. incrementar a eficiência de uma mandrilhadora utilizada na usinagem de peças, reduzindo paradas e aumentando a produtividade;
. e melhorar a eficiência energética do setor de Aciaria, reduzindo o consumo de eletricidade.
Ao mesmo tempo, outros dois projetos analisaram questões pontuais:
. padronização da camada de tinta de peças e componentes;
. e obtenção de conformidade em produtos sem desperdícios, como uma mandíbula do catálogo da Furlan.
Uma banca de avaliadores acompanhou a apresentação dos resultados. Ela foi composta pelos professores da Unicamp, o CEO da empresa, Valter Furlan, e o gerente industrial Eduardo Borrelli. A banca destacou o potencial das iniciativas para gerar impactos significativos nos processos.
Entenda como esse foco na solução pode ajudar sua empresa
Um dos projetos apresentados, utilizados como ferramenta didática no curso, mostrou um potencial estimado de retorno financeiro na ordem de R$ 50 mil com a implementação das melhorias. No entanto, os resultados preliminares indicam um potencial de retorno ainda maior, que beneficiará tanto a Furlan como seus clientes.
A redução de desperdícios representa também maior sustentabilidade para a Furlan e para seus clientes, que se utilizam desses produtos. A sustentabilidade tem sido um dos principais atributos destacados pelos consumidores da indústria de mineração no Brasil.
A próxima etapa do projeto será expandir o conhecimento adquirido para outros colaboradores, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e excelência operacional cultivada ao longo de seus mais de 62 anos de atuação.
Quer saber como essa cultura voltada à solução pode ajudar sua mineradora ou pedreira? Fale conosco enviando uma mensagem aqui.