
Dia da Qualidade: como a Furlan aprimorou máquinas e peças para mineração
Share
Organizações em todos os países realizarão uma série de eventos para marcar o Dia Mundial da Qualidade, festejado hoje.
A data foi instituída pela ONU para mostrar a importância desse atributo não apenas em produtos e serviços, mas também na prosperidade de pessoas e países.
Produtividade e competitividade são resultado, muitas vezes, das práticas de qualidade nas organizações.
Por isso, a Máquinas Furlan resolveu relatar sete práticas que envolvem a qualidade no seu cotidiano de fornecer equipamentos e peças para a indústria de mineração.
Veja a seguir.
1. Entendendo o que é qualidade em máquinas e peças para mineração
Quando falamos sobre "qualidade" em máquinas e peças para mineração, uma série de atributos vêm à mente. Porém, precisamos identificar, entre esses atributos, quais os que necessitam ser desenvolvidos.
No caso do time Furlan, qualidade significa:
. Durabilidade;
. Eficiência;
. Redução das paradas no trabalho.
. Inovação.
A partir dessa visão, os equipamentos Furlan são projetados, com o objetivo de resistir às condições mais adversas existentes nas mineradoras e pedreiras. Assim, operam de maneira eficiente, mantendo a produtividade.
Fixar objetivos não significa “gessar” projetos. Na Furlan, os produtos e serviços são customizados, para que possam atender as necessidades especificas de cada cliente.
O relato desses clientes sinaliza que, ao atuar dessa forma desde sua fundação, em 1962, a Furlan criou uma cultura inovadora que influenciou o mercado de máquinas e peças para mineração.
2. Qualidade e pessoas: indo além de produtos e serviços
Quando fixou a segunda quinta-feira do mês de novembro como data oficial sobre o tema, a ONU também reforçou que a qualidade vai além de produtos e serviços. A Furlan investe em melhorias contínuas no atendimento. Assim, sua Assistência Técnica, por exemplo, se tornou referência na geração de soluções customizadas para mineradoras e pedreiras.
Esse avanço ocorreu sob o rígido olhar dos auditores. Desde 2004, a empresa possui a certificação ISO 9001. Segundo o time Furlan, a certificação “reflete o compromisso com a qualidade em todos os aspectos de nossas operações”.
3. DNPSA: um departamento para integrar o atendimento
Uma das técnicas mais avançadas de gestão envolve a troca de informações entre os diferentes departamentos de uma empresa. Isso resultou, no caso da Furlan, na criação da área denominada DNPSA.
A sigla significa Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações, que atua com o objetivo de garantir um suporte de qualidade para os clientes no Brasil e no Exterior.
Assim, o atendimento não é feito apenas por quem tem contato direto com o cliente, mas por todos os funcionários da empresa.
Ao mesmo tempo, a equipe de gestão de pessoas desenvolve continuamente a qualificação do quadro de colaboradores para que cada um, em sua atividade, atue tendo o cliente final em mente.
4. Ações internas: qualidade começa “em casa”
Internamente, a Furlan mantém laboratórios de pesquisa e desenvolvimento com equipamentos de ponta. Nesses laboratórios, são testadas novas tecnologias para que os produtos sejam continuamente melhorados.
A Divisão de Fundidos é outro exemplo de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Os investimentos incluem uma série de treinamentos para a equipe, sempre com foco na excelência das peças fornecidas.
As ações do programa Excelência Metalúrgica, desenvolvido pela Furlan, integram essa visão.
5. Medindo a qualidade: métricas para a excelência
A Furlan considera que medir a qualidade é essencial para garantir o compromisso da empresa com a excelência.
A lista de métricas passa pela produtividade e horas de paralisação da planta. Mas também há o monitoramento de indicadores como a satisfação do cliente, a taxa de rejeição de peças e o tempo médio de resposta da Assistência Técnica.
Esse método reflete o compromisso da Furlan em manter os mais altos padrões de qualidade, tanto em suas atividades internas como naquelas que impactam as plantas dos clientes.
6. Agregando valor com a melhoria contínua
Todo o desenvolvimento tem um objetivo. Na Furlan, a melhoria contínua deve agregar valor, nas diferentes formas.
Internamente, a empresa investe na sustentabilidade de suas operações, na segurança no trabalho e no compromisso em favor do desenvolvimento da comunidade local.
A política de qualidade agregar valor não somente aos clientes, mas também aos colaboradores, acionistas e comunidades. A melhoria contínua envolve não somente o sistema de gestão, mas as soluções para o beneficiamento de minérios apresentadas ao mercado.
7. Metodologia vem da Fundação Dom Cabral: uma parceria valiosa
Esse desenvolvimento continuo só se torna possível com o emprego de uma metodologia reconhecida mundialmente.
A Furlan tem parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do Brasil. Essa colaboração tem sido fundamental para o aprimoramento da gestão, com foco na excelência nos processos da Furlan. A parceria se baseia nas melhores práticas mundiais de gestão, que são estudadas e aplicadas na empresa.
Porém, a Furlan sabe que a busca pela excelência é uma jornada contínua. Por isso, estamos comprometidos em manter os mais altos padrões em tudo o que fazemos. Inclusive em vir aqui e contar todas essas práticas.
Que a qualidade continue nos inspirando, assim como nossos clientes e a comunidade, na busca por um mundo melhor.