Dia do Agrônomo e os equipamentos que geram produtos para o agronegócio

Dia do Agrônomo e os equipamentos que geram produtos para o agronegócio

O Dia do Engenheiro Agrônomo, festejado em 12 de outubro, reforça a importância do profissional para o país. Ele contribui diretamente na produção de alimentos que chegam à mesa do brasileiro, além de gerar empregos e renda com a exportação.

A Máquinas Furlan tem um amplo catálogo de equipamentos e peças usadas na geração de produtos para o agronegócio, como fertilizantes, calcário e gesso agrícola, rochagem. Britadores, peneiras e moinhos integram essa lista.

Fique conosco e conheça mais sobre esses equipamentos e os insumos que auxiliam na produção agrícola.

A Insumos fez o Brasil produzir mais alimentos

O cenário econômico nacional tem ampliado a importância do agronegócio. Atualmente, o setor responde por 20% das exportações brasileiras. Em 50 anos, a produtividade nacional de grãos avançou seis vezes, enquanto a área plantada apenas dobrou. Nesse tempo, o país deixou de ser importador para se tornar um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

Em grande parte, isso só foi possível pelo avanço nas técnicas de fertilidade do solo. A aplicação de insumos fornece mais nutrientes para as plantas e amplia a colheita. Insumos também são necessários porque corrigem a acidez natural dos solos tropicais.

Porém, há desafios. No cálculo, o consumo nacional deveria estar perto dos 70 milhões de toneladas. No ano passado, chegou a 57 milhões.

Já os remineralizadores são oriundos de rochas vulcânicas e silicáticas. O Ministério da Agricultura tem uma Instrução Normativa, número 5, que é recente – do ano de 2016. 

Quanto aos fertilizantes, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, espera resolver a questão com um projeto de lei que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).

Segundo a Agência Senado, o programa prevê benefícios tributários para incentivar a produção de fertilizantes no país. Em breve, o texto será votado no plenário do Senado.

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, mas importa 80% do que se aplica. Os custos do produto aumentaram muito após o início do conflito na Ucrânia.

Uma das fórmulas mais conhecidas de fertilizantes, a NPK, indica essa dependência. O país importa 90% de potássio (K) que precisa para o formulado, 70% de nitrogênio (N) e 50% de fósforo (P).

Porém, há boas notícias. A região Norte sinaliza ter boas jazidas de potássio. Já o Sul deve apresentar novos projetos de fosfatos.

Engenheiros agrônomos e análise de solo

Em todo esse cenário, estão presentes os cerca de 120 mil engenheiros agrônomos, que comemoram seus dados profissionais neste dia 12 de outubro. Cerca de 20% desse grupo são mulheres. A profissão passou por grandes mudanças, desde que foi regulamentada, em 1933.

Uma delas é atuar num ambiente cada vez mais focado no uso de tecnologias, como a aplicação de insumos. Também se vê diante da função social, que é ampliar a produtividade de alimentos ao longo dos próximos anos.

Para isso, agrônomos interpretam o resultado da análise do solo onde ocorrerá o plantio. A interpretação apontará quais insumos usar.

Máquinas Furlan: amplo catálogo e atendimento geram bons negócios

A Máquinas Furlan amplia a expectativa do cliente para ser um fornecedor que, entre outros diferenciais, apresenta uma ampla linha de equipamentos e um parque fabril também completo. São cerca de 150 máquinas presentes em seu catálogo.

Ao mesmo tempo, o contato é assertivo. Recentemente, o processo de solução ao cliente envolveu o desenvolvimento, no parque fabril em Limeira (SP), de um moinho de rolos com características especiais para gerar amônia, voltado para a produção de fertilizantes.

Já os moinhos de martelo ampliam a produtividade do calcário. Veja aqui a página sobre esses moinhos no site da Furlan.  

Para a rochagem, o peneiramento obtém rendimento com os modelos PVAF (vibratórios de alta frequência).

Os aerosseparadores integram a produção em aplicações como calcário e gesso agrícola, fornecidos geralmente em dois formatos: separadamente ou em um blend. Ele reduz o estresse hídrico nas plantações.

A Furlan também está preparada para o conjunto de peças fundidas. como grelhas e cones. A empresa é especialista em cada etapa da produção de uma máquina ou peça – como fabricação de aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.

A equipe Furlan avalia o processo como um todo, considerando a realidade do cliente. Por exemplo, as características dos britadores e rebritadores já existentes na planta pesam na definição do tipo de peneira. Um estudo de layout recente permitiu que uma planta, que produzia para calcário, também gerasse rochagem e agregada para construção.

Outro fator presente na avaliação são os dados de entrada da rocha. A granulometria final, que é fina ou finíssima, integra a lista de análises de previsões.

Equipamentos e peças Furlan são reconhecidos pelo mercado em função da durabilidade, o que, em outras palavras, apresenta o melhor custo-benefício.

Então, agora que abordamos a relação entre os profissionais da Agronomia e os agricultores, chegou a hora de você, gestor de uma jazida, trazer sua dúvida para o Furlan. Vamos buscar a melhor solução, em função dos objetivos da mineradora.

Fale conosco - aqui 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.