
Dia do Calcário: quais os equipamentos para gerar um produto versátil
Share
O calcário agrícola apresenta uma boa oportunidade de negócios para pedreiras e mineradoras. O agronegócio do Brasil ainda não consome o mínimo necessário. Além disso, a recomendação de dosagem está sendo revista para cima.
Versátil, o calcário pode também ser gerado numa planta de forma integrada a produtos, como os agregados para construção civil.
A confiabilidade dos equipamentos usados na geração precisa estar presente. A Máquinas Furlan desenvolve plantas para calcário, cuja data nacional é comemorada no dia 24 de maio. A empresa tem fabricação própria de britadores de mandíbulas, rebritadores e moinhos de martelos, comumente utilizados nesse tipo de operação.
Fique conosco e saiba mais.
Consumo de calcário pode crescer; especialistas revisam dosagens para cima
O calcário para fins agrícolas é um corretivo de acidez de solo que contribuiu para a colheita de grãos no Brasil. A produção cresceu 6 vezes nos últimos 40 anos, enquanto a área plantada apenas dobrou.
Mas como isso ocorreu, se mais de 90% das áreas de plantio do país sofrem com a acidez? A produtividade foi puxada por práticas como a análise de solo, a calagem – com uso do calcário – e a adubação. Contamos um pouco dessas técnicas aqui.
A pedra calcária é um material que já está na natureza, sendo transformado em pó para aplicação. Para entrar no mercado de corretivos de acidez, a empresa depende de uma autorização dada pelo Ministério da Agricultura após análise da rocha.
O Dia Nacional do Calcário Agrícola é comemorado em 24 de maio. Investir no mercado de calcário se mostra um bom negócio para mineradoras. A estimativa é que o consumo nacional deveria estar em 80 milhões de toneladas. Hoje, chega a 56 milhões.
Mesmo a projeção está sendo reavaliada. Há pesquisadores defendendo 3 toneladas de calcário para cada tonelada de adubo. Hoje, os produtores usam 1:1.
A Abracal, que representa a indústria do setor, defende mais recursos do Plano Safra para a correção da acidez de solo.
Quais os principais equipamentos utilizados na produção do calcário agrícola?
A escolha dos equipamentos para gerar calcário passa pelos estudos, como a produção desejada pela mineradora e a granulometria de entrada e de saída do minério.
O time Furlan cita que os moinhos de martelos são os mais utilizados na fase final de uma planta para calcário agrícola. A máquina recepciona uma rocha de até 3 polegadas e entrega abaixo de 2 mm. Antes delas, há os britadores de mandíbula (fase primária), e rebritadores de mandíbulas ou os cônicos (secundária).
Conheça aqui o catálogo dos britadores de mandíbulas da linha JC da Furlan, um equipamento simples e robusto.
O peneiramento, com unidades vibratórias, é importante para que a rocha esteja em uma granulometria adequada para ingressar em um moinho de martelo.
A planta pode ter ainda alimentadores vibratórios, além de transportadores de correia. Todo equipamento deve contribuir para uma jazida segura, de alta performance, com o mínimo de paradas para manutenção e que empregue peças de reposição e desgaste com rendimento elevado.
A Furlan tem fabricação própria de uma extensa linha de equipamentos, o que aumenta a confiabilidade na máquina. E também oferta plantas completas.
A expectativa de produção ajudará também a definir o dimensionamento dos equipamentos, como a potência dos motores e o tamanho das peneiras ou britadores, e a quantidade de moinhos necessária.
Mais de um produto final? Sim, e os agregados para construção são opção
Projetos desenvolvidos pela Furlan podem ofertar mais de um produto final. A diversificação vai depender das características da rocha.
Se tiver resistência mecânica adequada, é possível que a mesma instalação produza, em um período, calcário agrícola e, em outro, agregados para a construção civil. A geração simultânea de ambos também é possível. São exemplos de agregados pedra britada e areia, entre outros.
O calcário apresenta uma sazonalidade de consumo. As culturas agrícolas predominantes na região em que o minério é processado influenciam. A indústria de calcário em São Paulo tem maiores pedidos entre maio e outubro, por conta da cana-de-açúcar e da laranja.
As mineradoras também trabalham com estoques. Em períodos chuvosos, a operação apresenta menor intensidade, abrindo espaço para outros produtos na planta.
O calcário é versátil. Granulometrias finas, abaixo de 1 milímetro, estão na matéria-prima do cimento, na base de estradas, pasta de dente e tintas. O moinho de bolas Furlan tem alto rendimento com pós mais finos.
As vantagens de um fornecedor com a Furlan, que tem 3 fábricas em uma só
A Máquinas Furlan é uma das líderes no fornecimento de equipamentos para mineração, acessórios e peças fundidas em aço para desgaste e reposição.
Seu parque industrial em Limeira (SP) concentra 3 fábricas em um espaço só: a de área de Equipamentos, a Divisão de Fundidos e o setor de Serviços. São 62 anos de experiência em projetos minerários, sendo que os da área de calcário constam na relação dos primeiros clientes da empresa.
Então, traga seu projeto de produção de calcário para a Furlan. Clique aqui e marque uma reunião com nosso time.