Dia Mundial da Qualidade: as práticas que impulsionam a indústria de mineração

Dia Mundial da Qualidade: as práticas que impulsionam a indústria de mineração

O Dia Mundial da Qualidade, comemorado em 14 de novembro, reforça a busca da indústria de mineração por fornecedores que apresentem soluções eficientes e sustentáveis. O mercado prioriza máquinas e peças que geram resultados, reduzam as paradas nas jazidas e sejam sustentáveis.

Estudos mostram que a alta performance em qualidade eleva os lucros em até 20%.

Confira no blog Minerando como a Máquinas Furlan prioriza práticas de excelência que geram soluções confiáveis. Planejamento, processos internos e profissionais que entendam as necessidades do cliente são fundamentais no resultado.

A qualidade na indústria de mineração, hoje e no futuro

Um dos conceitos organizacionais com maior evolução ao longo dos tempos foi o da gestão da qualidade, que priorizou a satisfação do cliente. Essa evolução resulta da adoção de pilares como planejamento, controle e garantia da qualidade, além da melhoria contínua.

A data consagrada ao tema, 14 de novembro, é lembrada por diferentes segmentos, incluindo a indústria de mineração. E está confirmando que bons resultados ocorrem quando a qualidade está presente na cultura da empresa, e não seja tarefa de apenas em uma área.

A sociedade também influencia. Cidadãos e consumidores exigem eficiência no uso dos recursos, além de sustentabilidade e segurança nas operações das empresas.

As ferramentas foram importantes nessa evolução, como o diagrama de Ishikawa, ciclo PDCA e o 5S. Levantamento da consultoria McKinsey apontou que a alta performance em qualidade faz as margens de lucro crescerem 20%, na comparação com os concorrentes.

Hoje, o tema já dialoga com a digitalização, a personalização nas soluções e o uso da inteligência artificial.

Excelência, pessoas e processos: a qualidade na Máquinas Furlan

De forma geral, o Dia Mundial da Qualidade valoriza os princípios que sustentam a excelência em produtos e serviços. A Máquinas Furlan, uma das principais fornecedoras globais de equipamentos para mineração, peças fundidas e serviços, utiliza a data para reforçar: mais que um conceito, qualidade define o compromisso da Furlan com cada cliente.

São 62 anos de trabalho aprimorando a missão de entregar soluções que aliam durabilidade, segurança e alto desempenho. Confira agora as principais abordagens dadas pelo time Furlan ao tema.

. Entender a necessidade do cliente

Como dizia William Edwards Deming, um dos pioneiros no tema, “qualidade não é uma obrigação; é uma necessidade.”

A necessidade citada por Deming guia a Furlan em todas as etapas do trabalho. A equipe comercial é preparada para ouvir, entender e oferecer um atendimento próximo, com consultoria personalizada para identificar as melhores soluções para cada cliente.

Para a Furlan, qualidade significa entender o mercado e, principalmente, as necessidades dos parceiros. A confiança recebida nesse processo é essencial. O cliente deposita na Furlan suas expectativas para apoiar o crescimento dos negócios em uma pedreira ou mineradora.

. Qualidade começa nos processos internos

Qualidade também resulta do cuidado e rigor nos processos internos. Cada fase da produção, centralizada no parque fabril da Furlan, é conduzida com foco em excelência, o que nos permite manter um alto padrão de controle e desempenho.

Através de profissionais qualificados e um processo minucioso, a Furlan trabalha para que cada peça e equipamento façam a diferença para quem os utiliza.

A máxima de Kaoru Ishikawa – “A qualidade começa com o planejamento” – está presente na Furlan, da escolha dos materiais até a inspeção final.

. A importância da certificação ISO 9001

O compromisso Furlan é reforçado pela certificação ISO 9001, que formaliza a busca contínua por aprimoramento e padronização.

Inspirados pela visão de Joseph Juran, que definia a qualidade como “aptidão para o uso,” a Furlan projeta produtos para serem mais do que apenas funcionais: “queremos superar as expectativas e desempenhar um papel essencial no sucesso dos clientes”, diz a equipe.

. Inclua a segurança e a sustentabilidade

A Furlan atua com práticas que minimizam impactos ambientais e asseguram a segurança dos colaboradores. A empresa acredita que qualidade real e duradoura é aquela que também se preocupa com o futuro e com o bem-estar coletivo, integrando princípios sustentáveis.

Estimulamos, por exemplo, o uso de moinhos de martelos que gerem menos poeira, o que beneficia trabalhadores e a comunidade no entorno da planta de mineração. Contamos essa experiência aqui.

. Clientes e colaboradores nas ações

O Dia Mundial da Qualidade reforça a confiança dos clientes na Máquinas Furlan. Como dizia Philip Crosby, “qualidade é gratuita; o que custa dinheiro são as coisas sem qualidade.” E é esse compromisso com a qualidade que a equipe Furlan quer honrar, inovando e aprimorando continuamente.

A Furlan valoriza também os colaboradores, que contribuem com dedicação para atingir a excelência que buscamos. Como bem disse Deming, “não é suficiente fazer o melhor que podemos; às vezes temos que fazer o que é necessário.”

Como perceber a qualidade nas organizações

De forma geral, a qualidade nas mineradoras e pedreiras também pode ser percebida com maior produtividade, menos paradas para manutenção, produtos finais dentro das especificações planejadas e redução de custos.

Então, é hora de falarmos sobre o projeto para sua mineradora ou pedreira. Mande uma mensagem aqui e vamos marcar uma reunião.

 

E, neste Dia Mundial da Qualidade, reafirmamos nosso compromisso de que, juntos com nossos clientes, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a mineração.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.