
Eficiência em Moagem: Como os Moinhos de Bolas Impulsionam a Produção Mineral
Share
O blog Minerando aborda nessa postagem o moinho de bolas. O equipamento é adotado em plantas de mineração que geram produtos com granulometrias finas, destinadas a serem matéria-prima para outros processos industriais.
Ele aparece em operações que envolvem minério de ferro, cimento e extração de ouro, entre outros. A eficiência nesse processo garante produtividade e redução de custos.
Por seus equipamentos com alto desempenho e durabilidade, a Máquinas Furlan se destaca também no segmento de moagem, sendo uma das principais fornecedoras de moinhos de bolas para o setor de mineração.
Outro diferencial da Furlan é seu portfólio diversificado, que inclui diferentes tipos de equipamentos, permitindo oferecer soluções completas aos clientes.
Então, fique conosco até o final e saiba mais.
Granulometria fina marca os produtos gerados pelos moinhos de bolas
O moinho de bolas é um dos equipamentos utilizados nas plantas de mineração que buscam granulometrias reduzidas em seus produtos. Entre alguns dos principais componentes desta máquina, estão o cilindro rotativo, revestimento interno e as bolas de moagem.
Comumente, seu emprego se dá quando as etapas anteriores da moagem não alcançam a granulometria desejada da rocha.
Seja em processos de via úmida ou seca, os operadores costumam elogiar a capacidade de beneficiamento de grandes volumes de material dessas máquinas.
Geralmente, a moagem nesse cenário é marcada pela eficiência, fator importante em indústrias que buscam produtividade e redução de custos operacionais.
Essa eficiência resulta do equilíbrio de fatores no funcionamento da máquina, como a taxa de alimentação, a velocidade de rotação e a quantidade e tamanho das bolas moedoras.
Na decisão sobre a configuração da máquina, as empresas precisam atentar para os diferentes tipos de revestimentos internos. Os materiais de revestimento dos cilindros deverão ser escolhidos em função das condições de operação e do tipo de rocha a ser moída.
Moinhos de bolas com desempenho e durabilidade? A marca é Furlan
Os Moinhos de Bolas (MB) da Máquinas Furlan podem ser utilizados como equipamentos individuais ou integrarem projetos de plantas completas. É a solução ideal por sua robustez e excelente desempenho na baixa granulometria.
A Furlan adota aços-ligas especiais na fabricação, o que amplia a durabilidade. A facilidade de operação e de manutenção resulta de um equipamento aperfeiçoado ao longo do tempo, com diferentes configurações de capacidade de acordo com o desejo do cliente.
A escolha do modelo passa pelas informações que a empresa de mineração trará a Furlan, como o tipo de material beneficiado e a produção desejada. Veja o equipamento em operação nesse vídeo.
As granulometrias finíssimas adotam malha de controle de até 325 mesh (0,044 mm). Esse tipo de moinho comumente gera matéria-prima para outros produtos finais.
Cimenteiras, usinas de mineração e indústrias químicas utilizam o processo na moagem de cimento, gesso, sílica, feldspato, carvão, córindon e bauxita. A extração de ouro integra a lista. A Furlan também já desenvolveu modelos para o agronegócio, como o calcário agrícola.
Normalmente, a planta opera em circuito fechado, seja em via seca ou úmida. Os arranjos de descarga podem ser dos tipos overflow ou por diafragma.
Os opcionais chamam a atenção pela versatilidade na alimentação. São quatro sistemas disponíveis, o que permite fácil adaptação do equipamento em diferentes instalações. Entre eles estão a bica convencional ou de papagaio, o tambor e o sistema de alimentação direta com dosagem específica para via seca.
Isso só é possível pelo formato de trabalhado adotado pela Furlan. A empresa concentra a produção de máquinas e peças em sua unidade de Limeira (SP). A Fundição própria ratifica a qualidade dos aços empregados nos projetos.
Também apresenta um catálogo com mais de 150 tipos de equipamentos, incluindo os moinhos de barras – máquinas que, muitas vezes, são indicadas para projetos com moagem de bolas. O moinho também pode ser fabricado pela Furlan já com o revestimento metálico.
Por isso, a melhor escolha para uma máquina de beneficiamento de rochas tem nome: Furlan, que une tradição no fornecimento para a mineração – com 63 anos de mercado – e inovação em produtos e serviços.
Junte a tudo isso uma equipe de Engenharia sempre pronta a oferecer as melhores opções, em função do projeto do cliente.
Clique aqui e vamos avaliar o cenário atual da sua planta.