
Extração de ouro avança no mundo; veja os equipamentos usados nas plantas
Share
As mineradoras estão interessadas na extração do ouro. O mercado mundial ganha força não só pelo uso desse tipo de mineral na criação de reservas financeiras importantes diante de oscilações na economia, como também em diversas aplicações nas indústrias com destaque na eletrônica, aeroespacial, entre outras.
Além disso, é um importante insumo na indústria de celulares, veículos e de produtos médicos. O Brasil integra a lista de países que ampliaram a produção de ouro.
A Máquinas Furlan atende instalações de beneficiamento de ouro. A empresa pode fornecer equipamentos individualizados, mas também plantas completas.
Fique conosco e conheça os tipos de máquinas empregadas nesse processo, que tem outra característica importante: o reprocessamento de rochas rejeitadas. Elas podem ter ouro.
A relação entre a inflação no mundo e a valorização do ouro
Comumente, o mercado de ouro reservava parte de sua produção para a geração de produtos. O minério é considerado um ótimo condutor de eletricidade, por isso está nos chips e processadores de televisores e celulares.
Os catalisadores que equipam os veículos empregam ouro. A indústria de produtos voltados ao mercado médico tem no ouro um importante insumo, empregado em equipamentos que auxiliam cirurgias vasculares ou apresentam diagnósticos de exames. Odontologia e moda são outros dois ramos da indústria que têm o ouro como matéria-prima.
Porém, seu uso ganhou força para fins de segurança financeira. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o ouro foi o único minério que teve alta nas cotações no primeiro trimestre desse ano, ficando 7,7% maiores na comparação com o mesmo período de 2023.
As boas cotações resultam, em boa parte, da necessidade de reservas de alguns países, que viram a economia apresentar oscilações desde a pandemia. Houve maior necessidade de recursos públicos para o combate à Covid-19, resultando em gastos superiores aos projetados.
Esse cenário elevou os índices inflacionários em algumas regiões do planeta. Diante da oscilação, parte dos fundos de investimentos indica a compra de ouro como alternativa garantida para o patrimônio. Nesse caso, o produto é disponibilizado em barras ou moedas.
No Brasil, a perspectiva é de alta de 5% na produção anual, estimada em 90 toneladas. Projetos nas regiões de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná deixaram o mercado otimista. Parte da produção traz o ouro como subproduto de outros minerais, como o cobre.
Uma extensa linha de equipamentos credencia a Máquinas Furlan
A mineração de ouro se caracteriza por dois processos. Um deles é o sistema aluvial, em que se busca o minério em sedimentos de rios e córregos. As empresas atuam em técnicas como lavagem e peneiramento.
Já a mineração em rocha dura foca em depósitos subterrâneos, empregando métodos como perfuração, detonação e moagem das rochas.
Em 62 anos de atividades, a Máquinas Furlan desenvolveu projetos para plantas que produzem ouro. Sua escolha por parte da indústria se dá geralmente pela facilidade na escolha do equipamento, já que são aproximadamente 150 tipos diferentes de máquinas presentes no seu catálogo.
Estamos falando de um diferencial importante numa instalação desse tipo. O cliente encontra na Furlan a possibilidade de aquisição, de forma individualizada, de produtos como alimentadores e peneiras vibratórias; britadores e moinhos de martelos e de bolas. A empresa ainda dispõe de hidrociclones, peneiras Trommel e espessadores.
São itens conhecidos por sua robustez e produtividade. A manutenção é simples, seguindo o planejamento específico de cada máquina, o que evita paradas indesejadas.
Plantas completas: outra opção da Furlan para as mineradoras
A Máquinas Furlan apresenta uma extensa linha de equipamentos para britagem, moagem e classificação. Assim, também oferta ao mercado a possibilidade de desenvolvimento de projetos de planta completa.
Esse formato no desenvolvimento da instalação permite ao cliente maior agilidade nas decisões. O início das operações também se antecipa, pela maior assertividade – entre as várias vantagens, há o fato de as questões serem tratadas com um único fornecedor.
Falamos sobre plantas completas nessa página no nosso site.
Vale citar ainda a experiência da equipe Furlan com os rejeitos. Exigências ambientais devem ser seguidas quanto ao material descartado, com ações que variam em função da formação geológica da localidade.
Porém, a questão passa diretamente pelos resultados da empresa. É que as rochas descartadas podem guardar um percentual de ouro. O reprocessamento, quando bem feito, representa maior ganho para a pedreira ou mineradora.
Então, é hora de sua mineradora trazer seu projeto à Furlan. Clique aqui e envie uma mensagem ao nosso time. Você conhecerá os diferenciais que tornam a Furlan uma das principais fornecedoras globais de máquinas e peças para mineração.