Furlan anuncia investimentos, com foco na solução para os clientes

Furlan anuncia investimentos, com foco na solução para os clientes

Os investimentos feitos pela Máquinas Furlan em sua estrutura de produção e gestão buscam atender a necessidade do cliente. Outro objetivo é o aprimoramento de seu pessoal, para que o entendimento dessa necessidade seja mais claro.

Assim, consegue-se a garantia de perpetuação dos negócios, mesmo em um mundo de rápidas e constantes mudanças. “Investir é prosperar, prosperar é perpetuar”, costumava dizer o fundador da empresa, Geraldo Furlan.

Os volumes de recursos aplicados na Furlan e os objetivos dessas ações foram apresentados durante o Encontro de Vendas, evento que marcou o aniversário de 62 anos de atividades da indústria – uma das líderes no fornecimento global de equipamentos e peças pra a indústria de mineração.

Colaboradores e representantes de vendas de todo o Brasil acompanharam as palestras sobre investimentos, que constaram da programação do encontro, ocorrido esse mês em Limeira (SP).

Apoio ao cliente que quer crescer

“Ao longo dessas seis décadas, investimentos sempre estiveram entre nossas prioridades. E ampliamos os recursos com maior intensidade nos últimos 4 anos”, conta Valter Zutin Furlan, CEO da indústria. Os recursos destinados a melhorias em produtos e serviços e nas práticas da linha de produção cresceram 77%, na comparação entre 2023 e 2024.

O orçamento se integra ao planejamento estratégico, com cronograma até o ano de 2028. Somente esse ano, são 19 marcos estratégicos.

“Precisamos estar sempre atentos pois somos fornecedores de um setor fundamental para a vida das pessoas, que é a mineração. Hoje, nossos produtos ajudam no beneficiamento de materiais presentes nos alimentos, moradia e medicamentos, entre outros”, explica Wagner Zutin Furlan, presidente do Conselho de Administração da indústria.

Um dos marcos estratégicos é a elaboração do Plano Diretor. Um Plano Diretor é essencial para diagnosticar, planejar e gerenciar recursos e estratégias, garantindo a execução efetiva dos objetivos da organização. O cronograma do plano, na área de 210.000 m2 da empresa em Limeira, vai até 2028, com acompanhamento de arquitetas.

“Assim estaremos ainda mais preparados para atender a necessidade de crescimento dos nossos clientes. Modernidade nos equipamentos e ligas melhores são metas que necessitam ser atingidas em um espaço bem ordenado e seguro para nossos colaboradores”, conta Valter.

Reduzir custos e ampliar a produtividade

A melhoria da excelência operacional terá como uma das etapas iniciais o Lean Manufacturing. Nesse sistema de gestão, as necessidades da Furlan e dos próprios clientes se cruzam, como:

. a melhoria da qualidade;

. aumento da produtividade;

. a redução de custos;

. e a melhoria do fluxo de produção, através da eliminação das restrições.

O sistema foca no engajamento dos colaboradores na solução de problemas, usando, para isso, processos mais flexíveis. Assim, amplia-se a satisfação dos clientes, através do atendimento dos prazos e de uma proposta de valor do produto Furlan que é superior ao mercado.

A modernização da fábrica inclui a adoção de robôs em etapas como solda e corte de sucata. “Os efeitos da automação estão presentes, tanto no nosso cotidiano como em projetos de equipamentos que ofertamos aos nossos clientes. É o caso da NR 12; estamos pensando nela em nossos produtos e serviços, mas também em seus impactos na nossa operação, pois oferta segurança aos operadores”, conta Valter.

O aprimoramento de processos da fundição envolve a operação dos fornos. A manutenção preventiva ficará com uma fatia importante dos recursos, para que outro fantasma nas pedreiras – as paradas na produção – seja combatido internamente na Furlan.

O número de trabalhadores também teve um salto importante; cresceu 50% em um ano. Há mais operadores, já que a empresa fixou metas ousadas na produção de equipamentos e peças em aço. Ainda contempla medidas que melhorarão o relacionamento comercial, como o planejamento de vendas.

Em grande parte dos casos, a tecnologia impacta em diferentes áreas. “Robôs evitam a perda de tempo com tarefas repetitivas. Com eles, nosso time ficará focado na oferta de soluções criativas aos clientes, que a Furlan adota desde a sua fundação”, avalia Valter.

Criação da Universidade Furlan

Outra prática será o repasse do conhecimento aos novos integrantes da empresa. A empresa planeja a estrutura da sua própria universidade. A perpetuação das práticas que deram resultado é um dos principais pilares da cultura Furlan.

“Percebemos que há uma espécie de professorado entre os nossos colaboradores com mais tempo de casa. Esse legado precisa ser registrado, repassado e, se necessário, aprimorado”, afirma Valter.

O desafio é grande. “Temos praticamente 3 fábricas em um espaço só: a de Equipamentos, a Divisão de Fundidos e o setor de Serviços. O desenvolvimento das pessoas ajuda a integrar as atividades executadas por essas unidades, tão diferentes no formato”, avalia Valter.

Nessa postagem aqui, falamos da Consultoria, uma das áreas de Serviço ofertadas pela Furlan ao mercado. 

Parte dos recursos também auxiliará na preparação da terceira geração, pois netos e netas de seu Geraldo já atuam nos projetos. “Contamos com o apoio da Fundação Dom Cabral nessa questão, trabalhando principalmente na formação de lideranças”, relata Valter.

A equipe Furlan está à disposição dos clientes e da comunidade para relatar sua experiência quanto aos produtos, serviços e práticas de relacionamento. Assim, incentiva o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.