Furlan gera soluções estratégicas na mineração e aponta 4 desafios do setor
Share
A indústria da mineração apresenta um alto grau de competitividade, o que exige dos gestores decisões estratégicas. Nesse cenário, os desafios se transformam em oportunidades de evolução produtiva e de fortalecimento da saúde financeira da empresa.
Projetos desenvolvidos pela Máquinas Furlan são exemplos disso. Uma mineradora de São Paulo ampliou a produção de pedrisco cúbico e de pó em números consideráveis.
A evolução resultou da visão estratégica da equipe de Engenharia da Furlan, que foi além da proposta inicial do cliente, evitar um gargalo na planta de beneficiamento de minérios, e aumentou a eficiência da planta.
Confira esse case, além de conhecer 4 dos principais desafios no beneficiamento de rochas.
Quatro desafios que impactam diretamente a eficiência das mineradoras
No conteúdo anterior aqui no blog, mostramos que a força da Engenharia Furlan está em transformar os desafios operacionais do cliente em soluções lucrativas e duradouras.
Essas soluções estratégicas ajudam a superar quatro desafios comuns enfrentados por mineradoras e pedreiras, como:
- Aumento de Produtividade é Vantagem Competitiva – Uma planta mais eficiente produz mais e com a granulometria exata. O cliente Furlan atende melhor as demandas do mercado e reforça sua competitividade.
- Redução do Custo por Tonelada – Por meio da correta especificação de equipamentos, a Engenharia Furlan garante durabilidade e eficiência energética, reduzindo o custo operacional (OPEX) por tonelada, aumentando assim as margens de lucro.
- Fim das Paradas Longas – Otimizar o projeto e utilizar peças de maior durabilidade mantém as máquinas em operação por mais tempo. Além disso, os contratos de fornecimento garantem reposição rápida de peças da Furlan ao cliente.
- Segurança na Operação – A Engenharia Furlan projeta os equipamentos, como as Peneiras Vibratórias de Alta Frequência (PVAF), com foco na segurança, incorporando passadiços e escadas de acesso em conformidade com a NR-12. Essas medidas evitam multas trabalhistas e acidentes, além de garantir a continuidade da operação.
O projeto Furlan que ampliou a produção de pedrisco e pó
Pedimos aos nossos engenheiros que citassem um exemplo de projeto com essa visão estratégica. O caso tinha como foco a otimização da etapa de britagem em uma linha quaternária para produzir pó e pedrisco cúbico, um material de alto valor de mercado. A mineradora, do estado de São Paulo, utilizava um britador cônico de marca concorrente da Furlan.
A produtividade muito abaixo do ideal incomodava os gestores. O equipamento utilizado até aquele momento não gerava o formato cúbico desejado, resultando em subutilização da planta.
A Furlan interveio com a aplicação de um Britador Cônico da linha CC XT, da própria marca, conhecido pelo alto desempenho e precisão. O diferencial da Engenharia foi o estudo de perfil de câmara e ajustes operacionais para maximizar a produção do pedrisco.
O novo arranjo, incluindo o CC XT, elevou a produção tanto do pedrisco como do pó. A Engenharia Furlan solucionou a ineficiência que limitava a operação e elevou o desempenho geral da planta. O que antes era um gargalo na planta se transformou em um ponto de máxima rentabilidade para a mineradora.
Nos projetos, a Furlan foca em soluções personalizadas, que incluem estudos sobre a durabilidade metalúrgica e o suporte contínuo. Assim, se mantém como uma empresa líder no mercado de equipamentos para mineração e agregados.
Os diferenciais Furlan nos projetos estratégicos
A Engenharia Furlan vai além da produção, ela também é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras. A empresa investe continuamente em pesquisa, tecnologia e capacitação técnica, garantindo que os mais de 150 modelos de equipamentos de seu portfólio estejam na vanguarda na mineração.
Ainda se conecta com a Indústria 4.0, ao incorporar tecnologia avançada em seus equipamentos. As Peneiras PVAF, por exemplo, utilizam motovibradores com ajustes individuais de amplitude e frequência via inversores, permitindo um controle de processo mais fino e confiável para a classificação de materiais.
A Furlan também adota o conceito de “Plantas Completas”. A Engenharia atua em todas as etapas, desde o estudo de necessidades e avaliação de viabilidade até o balanceamento de massa e o layout da planta. Assim, todos os equipamentos trabalham de forma integrada, o que melhora o resultado final.
Então, traga seu projeto para a Furlan e otimize sua produção. Clique aqui e marque uma reunião com nossa equipe para entendermos os desafios da sua planta de mineração.