
Inovação e produtividade na mineração: conheça o departamento da Furlan que ajuda os clientes
Share
A produtividade e a redução no número de desfiles na linha de produção são dois dos principais objetivos das mineradoras nos dias atuais. Como ações buscam gerar produtos de qualidade e com maior rapidez para os clientes, sejam eles consumidores de brita para construção e agregados ou agricultores que participam de calcário ou remineralizadores.
A partir dessas necessidades das mineradoras, a Máquinas Furlan começou a atuar na área de Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA). Segmentos de diferentes áreas da empresa passaram a avaliar, em conjunto, as demandas trazidas pelos clientes.
Nesse artigo, vamos abordar os impactos para o resultado final de uma mineradora em questões como a produtividade no processo produtivo. Também vamos mostrar como o departamento criado por Furlan emprega tecnologia para que a inovação amplie os resultados.
A produtividade na mineração e seus desafios
A mineração é um processo marcado por extremos. Passado o processo de pesquisa quanto à jazida, temos pela frente a remoção e o beneficiamento do mineral.
São cenários de operação bastante complexos. Muitas vezes, há deslocamento do equipamento. Por outro lado, a jazida com longo período de exploração torna o factor “logística” fundamental.
Outro fator que recentemente se mostrou um obstáculo foi o climático. As chuvas em maior quantidade e intensidade afetam as atividades nas jazidas, principalmente entre os meses de novembro e março, na região Centro-Sul do país.
Ao mesmo tempo, a ingestão de minerais exige das empresas respostas rápidas quanto ao processo produtivo, bem como qualidade. Os incluem nichos com alta concorrência e outros desafios com volatilidade intensa nos preços.
Por isso, a produtividade deve ser acompanhada com rigor. Afinal de contas, os equipamentos da planta foram dimensionados em função de uma produção horária desejada. E esse número está relacionado diretamente aos resultados comerciais comerciais.
Sem esse monitoramento, as perdas podem ser maiores. Além de a máquina não render o esperado, a empresa – sem ter o diagnóstico correto sobre o problema – amplia as despesas com a compra ou aluguel de novos equipamentos. Eventuais retrabalhos, diante de uma granulometria não atingida, significam custos para a empresa.
Know-how e novo setor da Furlan: benefícios para o cliente
Até agora, basicamente, falamos sobre eficiência da empresa e durabilidade dos equipamentos que compõem sua planta de mineração.
Esse cenário de riscos e oportunidades nas mineradoras é visto com maior clareza por fabricantes de equipamentos com longa experiência, como a Máquinas Furlan. Em 2023, a empresa completa 61 anos de atividades.
Nesse período, Furlan participou de milhares de projetos de clientes, criando um know-how pouco visto no mercado de fornecedores para a indústria de mineração. O foco na busca da solução para a mineradora, aliada à inovação, ganhou força.
Os benefícios são ampliados pela estrutura da empresa. Localizado em Limeira (SP), o parque industrial Furlan reúne um único espaço de operações que gera uma solução completa ao cliente.
Duas de suas áreas de Engenharia, como de Fundidos e Equipamentos, foram reunidas no setor de Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações. Os técnicos também estão prontos para ouvir tanto os clientes como as demais áreas de Furlan – incluindo o Comercial e a Assistência Técnica.
O DPNSA tem como um dos seus pilares o emprego das melhores práticas, como a Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) e o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP). Metodologias como essas permitem antecipar eventuais falhas nas ocorrências de uma peça ou no funcionamento de uma máquina.
A união de conhecimento e tecnologia trouxe ganhos importantes. Britadores, por exemplo, realizaram um aumento na rotação do eixo de acionamento. Melhorias ampliaram a qualidade do produto final, com resultados positivos na granulometria.
Veja aqui a página de Britadores Cônicos em nosso site.
Tecnologia em equipamentos para mineração
A tecnologia é outra parceira da mineração, na hora da inovação. Na Furlan, vários softwares avançados de simulação são usados, buscando, por exemplo, o melhor balanço de massa de material em processamento, dimensionamento por elementos finitos, simulação de transporte de material por elementos discretos e análise/melhorias das condições de moldagem e vazamento de peças fundidas, por técnicos e engenheiros gabaritados.
Consegue-se, por exemplo, atender a uma tendência de mercado – a inovação – sem que esse equipamento deixe de ser robusto, eficiente e seguro.
O capital humano também avançou
A Furlan prioriza ainda o capital humano. Parte do tempo integra ações desenvolvidas pela Fundação Dom Cabral, considerada atualmente uma das principais escolas de negócios do mundo. Outra característica é o seguimento das normas previstas na ISO 9001:2015.
Agora que contamos como a Furlan uma inovação e produtividade na mineração, chegou a hora de você apresentar sua necessidade ao nosso tempo. Clique aqui para enviar uma mensagem e conhecer, de forma personalizada, como esse tempo pode ajudar sua mineradora a gerar melhores resultados e ampliar os lucros.