
Lítio, cobre e níquel: produtos que geram oportunidades para mineradoras
Share
O consumo mundial de lítio, cobre e níquel vem aumentando nos últimos anos. E as mineradoras devem estar atentas, pois esse crescimento traz uma oportunidade de negócios.
A maior procura por baterias de longa duração para veículos e aparelhos eletroeletrônicos move esse cenário. O consumidor também busca, em parte dos casos, adaptações em espaços residenciais ou comerciais que geram a demanda por fios ou aquecedores de água. São itens que levam um dos minerais.
E a Máquinas Furlan está preparada para auxiliar as mineradoras que ingressam nesse novo mercado, bem como as que querem ampliar as operações.
Por isso, vamos contar tudo para você a respeito desse tema, que levou recentemente o governo estadual de Minas Gerais a lançar o projeto do “Vale do Lítio”. Confira.
O consumidor está mudando. E precisa ser atendido
Antes de tudo, é bom reforçar que vivemos um período de intensa mudança no comportamento do consumidor. Parte das ações das pessoas ocorre hoje em formato à distância, como no trabalho ou estudos.
Também há uma visão de que devemos buscar práticas mais sustentáveis. Um exemplo disso são os carros elétricos. No Brasil, os veículos híbridos – que incluem o motor elétrico como uma das opções – ganham espaço.
A produção em escala nos próximos anos, para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, entre outros benefícios, tende a crescer. O lítio é um mineral presente nas baterias de longa duração, que podem equipar tantos os veículos de passeio como os utilizados nas entregas.
Esse mês, o governo de Minas Gerais saiu na frente pela exploração do mineral, ao lançar o “Vale do Lítio”. São 14 municípios nas regiões Norte e Nordeste do estado, em que há reservas que podem ser exploradas comercialmente. Teófilo Otoni é uma das principais cidades desse vale.
Construção civil também é foco
O impacto do processamento desse tipo de minério se torna cada vez mais visível. Além das vans de entrega de mercadorias, citadas anteriormente, já há um razoável número de empreendimentos residenciais com espaço na garagem para pontos de abastecimento de veículos elétricos.
A tendência se iniciou nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, como um diferencial na comercialização de imóveis, mas hoje avança rapidamente. Cobre e níquel entram nesse cenário de transição energética, em itens como equipamentos eletroeletrônicos e placas para geração de energia solar.
A projeção da Agência Internacional de Energia, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM), é que a demanda por lítio, por exemplo, salte 40 vezes nos próximos 20 anos.
Vale ressaltar que a mineradora que foca no lítio, cobre e níquel como produtos finais também está se preparando para uma demanda por um consumo que vai além da inovação. O cobre, por exemplo, está presente na construção civil, como na fiação utilizada em prédios residenciais e comerciais. O níquel aparece em mais de 300 mil tipos de produtos, sendo o principal deles o aço inoxidável.
Equipamentos para uma planta de mineração
Segundo a equipe técnica da Máquinas Furlan, a estruturação de uma planta que tenha um desses minérios como produto final apresenta características bem parecidas. O cliente e a Furlan iniciam o contato com a avaliação das características da jazida, além dos objetivos da mineradora.
Numa planta voltada a esses tipos de minérios, estão presentes equipamentos como:
. Britador de Mandíbula;
. Britador Cônico;
. Peneira Vibratória;
. Moinho de Bolas;
. Alimentador Vibratório;
. e Transportadores de Correia.
Um dos principais lançamentos da Furlan, com grande aceitação do mercado, foi a Peneira Vibratória de Alta Frequência (PVAF). As novidades do projeto conquistaram mineradoras no Brasil e no Exterior.
Clique aqui e visite a página sobre a PVAF em nosso site.
Também há clientes Furlan que optam pelo desenvolvimento de projetos de planta completa. A Furlan é especialista nessa área também, por ser fornecedora de uma linha com mais de 150 tipos de equipamentos.
A empresa também tem um cuidado especial com o tipo de liga das peças de desgaste que será utilizada no projeto, já que o objetivo – independente do tipo de minério – é reduzir ao máximo as paradas para manutenção.
Sucesso do cliente na mineração
O sucesso do cliente na mineração passa pela produtividade na jazida e pela rentabilidade do negócio. Com 61 anos de mercado, essa filosofia levou a Furlan à condição de uma das líderes no fornecimento de equipamentos para mineração, acessórios e peças fundidas em aço para desgaste e reposição.
A Furlan também se destaca por sua preocupação com o cliente no pós-venda. O acompanhamento das operações do cliente, em ações presenciais ou reuniões on-line, ganha força, pois as dúvidas estão presentes sempre que novidades são adotadas numa planta.
Agora que você conhece as oportunidades trazidas para as mineradoras no processamento voltado à produção de cobre, níquel e lítio, chegou a hora de falar conosco e conhecer como a Furlan pode ajudar sua empresa.
Clique aqui, agende um bate-papo e saiba mais.