
Manutenção de equipamento inclui monitorar lubrificação e peças de desgaste
Share
A manutenção dos equipamentos para mineração deve considerar dois fatores primordiais: a lubrificação da máquina e a qualidade das peças de desgaste envolvidas na operação.
O monitoramento desses itens é traduzido com maior tempo de operação, o que reduz os custos operacionais. A produtividade da planta e a lucratividade do negócio são ampliadas, construindo-se um cenário ideal na operação de mineradoras e pedreiras.
Nesse artigo, vamos abordar medidas básicas, mas muitas vezes são deixadas de lado na hora da lubrificação ou na gestão das peças do equipamento. Também vamos mostrar como a escolha de empresas que customizam soluções para projetos de mineração, como a Furlan, traz resultados.
Confira.
Siga o manual do equipamento
Quando falamos de manutenção, estamos, na verdade, abordando uma questão estratégica para a indústria no Brasil: a apuração de custos. Hoje, sabemos que baixar custos é uma condição necessária para obter lucratividade nas transações.
Outro foco deve estar no planejamento. Buscar ajuda somente após a quebra é um comportamento reativo que está sendo deixado de lado, passando a ser preventivo e até preditivo (quando a atuação ocorre antes que ocorra a quebra).
Agora, no cotidiano, convém reforçar a importância do manual do equipamento. Ele traz o conjunto de informações que o fabricante quer que você e sua equipe saibam.
Seguindo o manual, a longevidade dos equipamentos é maior. Também evita a quebra da máquina, até pelas características do ambiente de mineração – com muita abrasão e impacto, entre outros itens.
A manutenção ajuda ainda a garantir a segurança na planta, principalmente os operadores.
O que verificar na lubrificação do equipamento para mineração?
Um dos pontos abordados pelos manuais do fabricante é a lubrificação do equipamento. Com experiência em milhares de projetos, a Assistência Técnica da Máquinas Furlan ressalta que a lubrificação precisa andar lado a lado com a manutenção. Deve-se seguir, por exemplo, a frequência recomendada pelo fabricante.
O tipo de financiamento recomendado é outro alerta. O uso dos produtos indicados pelo fabricante faz com que o atrito decorrente da operação se mantenha dentro dos limites específicos para o equipamento.
Outra observação: a máquina deve receber a quantidade correta de transporte, sem falta ou excesso. Aqui, vale lembrar que eventuais variações de consumo ou vazamentos podem ser sinais de anormalidades, devendo ser acionado o tempo de manutenção.
E também busque a qualidade na troca ou configuração do produto. Não se deve tentar economizar comprando um empreendimento barato de baixa qualidade. Esse procedimento pode colocar em risco a vida útil do equipamento e sua disponibilidade para a produção.
Peças de desgaste na mineração: faça as trocas e tenha estoque
Outro alerta do tempo Furlan envolve peças de desgaste. As inspeções deverão ser realizadas pela equipe da pedreira, avaliando o estado dessas peças.
Se necessário, faça a troca, evitando eventualmente paradas futuras – aquela expectativa de que a peça renderia um pouco mais pode custar caro
Avalie se há peças no estoque. Assim, a substituição na jazida ocorre de forma mais rápida. Nesse cenário, o tempo de parada, um dos fantasmas da produtividade industrial, é menor.
Vale ressaltar que todo esse processo começa antes mesmo de o equipamento estar na planta. O tempo Furlan está preparado para ouvir a equipe da mineradora sobre os produtos finais desejados e as características da rocha a serem beneficiadas. De posse dessas informações, o tempo indica o melhor tipo de liga a ser adotado.
E atenção: eventuais alterações no produto final ou mesmo na rocha podem afetar o rendimento das peças, ocasionando quebras ou aumento no consumo.
No site da Furlan, as diferentes peças de desgaste são apresentadas nesta página .
Fornecedor de mineração precisa ser experiência e ter foco em durabilidade
Qual é a sua dúvida sobre manutenção? No blog, temos vários conteúdos sobre o tema. Esse aqui é um dos mais visitados e apresenta o programa “Peça Antecipada Furlan”, que oferece peças com excelentes condições comerciais para a mineradora que se planeja.
Então, basicamente, manutenção é planejamento. Assim, a empresa evita que pausas não programadas prejudiquem o fluxo de trabalho. Em outras palavras, estamos falando na entrega dos produtos finais desejados no prazo correto e dentro das especificações desejadas pelo cliente.
Nesse sentido, a Máquinas Furlan atua não apenas no conjunto de equipamentos e peças de alta durabilidade e desempenho, mas também na orientação. O tempo Furlan tem como uma das peculiaridades justamente buscar uma solução para o cliente.
Internamente, o trabalho envolve melhoria contínua em produtos e serviços, como em tratamentos de entrega e pós-fundição.
Essas soluções são discutidas nas reuniões do Departamento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA), unidade em que há representantes das áreas Técnicas e Comerciais da Furlan. No DNPSA, as soluções são discutidas, inovadoras e medidas.
Quer saber mais sobre manutenção, lubrificação e peças para a indústria de mineração? Fale aqui com nossa equipe e veja como os 61 anos de experiência da Furlan auxiliam na busca da melhor solução para sua empresa.