Máquinas Furlan, “essencial para a mineração”, festeja 63 anos

Máquinas Furlan, “essencial para a mineração”, festeja 63 anos

A Máquinas Furlan está completando 63 anos de atividades. Uma série de atividades marca a comemoração, como o reposicionamento da marca, que passa a trabalhar com o slogan “Essencial para a mineração”.

Investimentos em pesquisa e inovação, incluindo Inteligência Artificial e robôs, constam das práticas, que reforçam o compromisso da empresa com a modernização e a expansão – outra tradição da Furlan.

Essa cultura de avanços está presente na história da empresa fundada por Geraldo Furlan, falecido em 2016, e que hoje é comandada pelos filhos Wagner e Valter Furlan, além de netos e netas do sr. Geraldo.

O legado de Geraldo é reforçado por Wagner Furlan, presidente do Conselho de Administração da empresa. A superação dos desafios moldou a liderança no mercado, segundo ele. “Os investimentos contínuos em inovação nos permitirão fornecer plantas completas que atendam às mais rigorosas exigências do setor”, conta Wagner.

Para ele, o lema difundido por seu pai segue presente: “Investir é prosperar, prosperar é perpetuar”.

A antecipação de tendências sempre pautou a organização, opina o CEO Valter Furlan. “Hoje, a intensificação do uso da Inteligência Artificial em nossos processos é obrigatória”, exemplifica Valter. Já a automação traz eficiência e maior segurança, relata o CEO.

Projetos personalizados geram elogios do mercado

O parque industrial, localizado em Limeira (SP), opera com 400 colaboradores. A excelência operacional gera soluções que chamam a atenção de empresas dos mais variados portes. Há equipamentos e peças Furlan no Brasil e nas Américas do Sul, Central e do Norte.

O setor da mineração é versátil. Os produtos finais de uma mineradora ou pedreira integram os insumos de um aparelho celular, automóvel, medicamentos, alimentos e materiais de construção.

A Máquinas Furlan cresceu e consolidou um portfólio com mais de 150 equipamentos. Ainda oferece uma linha completa de acessórios e peças de desgaste fundidas em aço de marcas nacionais e importadas. 

O parque industrial de 210 mil m² abriga profissionais que utilizam tecnologia de última geração. São produtos para operações de mineração (britagem, trituração e moagem) e processamento de minérios (classificação, transporte, piroprocessamento, entre outros).

A personalização dos projetos faz com que a empresa tenha um dos serviços mais elogiados do mercado. Foi nesse processo de escuta do cliente que surgiram cases de sucesso, como as melhorias no britador Furlan JC 1300, um dos queridinhos do mercado.

Novo posicionamento: “Furlan, essencial para a mineração”

Mas os caminhos nem sempre foram simples. A Máquinas Furlan passou por um processo de recuperação judicial, finalizado em 2022. O ciclo durou 6 anos, tempo em que os colaboradores, clientes e fornecedores foram ainda mais fundamentais.

Crescimento e inovação, comuns na cultura organizacional de Furlan, ganharam um impulso após o ciclo, com investimentos em modernização e expansão.

O novo posicionamento da marca chega agora, sob o slogan “Essencial para a mineração”. Coordenadora de marketing e inteligência de mercado da empresa, Elisangela Moriggi de Abreu explica o reposicionamento a partir de palavras como respeito, paixão e vocação.

“Nosso slogan nos permite falar sobre a essência de tudo aquilo que agrega valor aos produtos e serviços da Furlan. Somos muito mais do que um fornecedor de equipamentos para mineração; somos um parceiro indispensável para o sucesso de nossos clientes. Temos paixão pelo que fazemos, respeito pelo cliente e a vocação como um propósito, e é por isso que somos essenciais para a mineração”, conta Elisangela.

Adotando robôs, e melhorando as pessoas

Ser essencial traz responsabilidades, como uma infraestrutura arrojada. Com 3 mil m² de área, o novo galpão de equipamentos e do almoxarifado conta com um laboratório mineralógico.

Seis robôs de já vendidos foram adquiridos, com dois em operação e os demais previstos para entrar em funcionamento ainda este ano. Eles reforçam a busca por equipamentos mais eficientes e preparados para as exigentes condições de trabalho das jazidas.

Já os softwares de Inteligência Artificial simulam o funcionamento das plantas dos clientes e ajustam as capacidades dos equipamentos.

Até o final desse ano, o Plano Diretor consumirá R$ 22 milhões. O investimento total nesse plano é de R$ 50 milhões e será feito até 2028.

A valorização da equipe inclui a criação da Universidade Furlan e a parceria com a Unicamp, por meio do CIESP/Limeira. São práticas que apresentam para a integração dos novos colaboradores na cultura organizacional e desenvolver sinergias entre as áreas de Equipamentos, Fundição e Serviços.

A valorização das pessoas resulta muito da força feminina. A inspiração trazida por Dalva Zutin Furlan, que faleceu recentemente, foi um dos pilares da empresa. Esposa de Geraldo, dona Dalva trouxe ensinamentos que auxiliaram na moldagem de valores cultivados pela empresa.

O planejamento sucessório e a preparação da terceira geração da família integraram as práticas já em andamento. A Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do mundo, tem contribuído para a formação de novas lideranças.

Esse relato mostra como as ações da Furlan incrementaram as soluções oferecidas, em comparação com o mercado. Então, é hora de conversarmos sobre o projeto de sua mineradora ou pedreira, e saber como podemos contribuir para resultados ainda melhores e sustentáveis.

Clique aqui e fale conosco.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.