
Menos Paradas, Mais Lucros: Como Funciona a Programação das Peças de Desgaste na Mineração
Share
As empresas de mineração que apresentam os melhores resultados atuam de forma eficiente na gestão das peças para equipamentos. O objetivo é evitar paradas prolongadas, que afetam a produtividade. As trocas precisam ser planejadas e, quando necessárias, executadas rapidamente.
A Máquinas Furlan oferta aos clientes um programa de fornecimento de peças de desgaste que garante agilidade na retomada das operações. A durabilidade do material tem sido ampliada por melhorias constantes na produção de ligas de manganês.
Fique conosco e saiba também como o histórico de trocas pode auxiliar na decisão.
Indústria da mineração prioriza a durabilidade das peças de desgaste
A gestão das peças de desgaste representa uma etapa importante para a indústria de mineração. Uma planta de britagem não pode parar pela falta de algum item no estoque, como um jogo de manta e revestimento para o britador cone; ou mandíbulas fixas e móveis sobressalentes para um britador de mandíbulas.
Porém, de forma geral, o cliente busca a maior durabilidade da peça. Dessa forma, ele reduz o número de trocas, aumentando a disponibilidade do equipamento.
Parte das mineradoras percebeu também que nem sempre o mais barato é o melhor. O custo inicial menor pode ter sido resultado do emprego de materiais e processos de fabricação inadequados, além de controle de qualidade com baixa exigência, ocasionando menor vida útil da liga e mais trocas a médio prazo.
Nesse cenário, a mineradora o cliente deve considerar os atributos do fornecedor de peças. A Máquinas Furlan, por exemplo, tem oferece diferentes ligas de manganês, o que facilita a escolha por soluções mais duráveis. Conta também com uma equipe de excelência metalúrgica, que atua com processos rigorosos e altos níveis de exigência no controle de qualidade, todos auditados e certificados pela ISO 9001.
A decisão passa pela avaliação do histórico de trocas. A partir desse histórico, é possível saber o melhor momento da troca, considerando a produção e as horas trabalhadas.
Com os dados, a programação das peças é montada. Esses dados podem estar em uma planilha. Ainda há clientes que possuem um sistema supervisório digital, como a IHM (Interação Homem-Máquina).
A tecnologia agiliza a análise do comportamento do equipamento. Mede, por exemplo, a produtividade com revestimentos novos e com desgastados. Os britadores cônicos da linha CC da Furlan têm a IHM, o que auxilia na decisão sobre os revestimentos.
Falando nisso, reveja a postagem que fizemos sobre os revestimentos na planta de mineração aqui.
Programação de peças para troca no local da operação
A programação de peças ofertada pela Furlan traz vários benefícios. Com ela, o cliente pode sempre ter na sua instalação um jogo de manta e revestimento, ou um par de mandíbulas. Máquina parada é sinônimo de prejuízo, causando correria na mineradora.
Mesmo quando o cliente encontra a peça para entrega imediata, essa peça está no estoque do fornecedor, e não na instalação. A grande vantagem da programação está em ter a peça disponível e mais próxima do principal destino, que é o equipamento.
Outro ponto relevante: a planta é formada por equipamentos interligados. Em muitos casos, uma máquina quebrada paralisa a operação de outros equipamentos da instalação, ampliando os prejuízos.
Para evitar esse cenário, o cliente deve sempre seguir as orientações que constam do manual do equipamento, em práticas como a lubrificação, substituição de filtros e a limpeza do equipamento.
Um time de manutenção treinado também previne avarias ou evita que um pequeno problema aumente. Junto com os operadores, esse time checa pontos cruciais em um ambiente de trabalho marcado por abrasividade, vibrações, atrito, calor e poeira.
Identificar o desgaste em estágio inicial também contribui para uma manutenção mais eficiente e econômica. Rachaduras, deformações, ruídos incomuns e material que apresentou diminuição do tamanho original são sinais de possíveis avarias.
Máquinas Furlan, sinônimo de confiabilidade também em peças
A Máquinas Furlan sempre atuou para ir além da operação comercial. Como fornecedora, a empresa ganhou confiabilidade dos clientes ao oferecer orientação sobre a escolha do material mais adequado para aplicação.
A durabilidade é outro ponto trabalhado na Furlan, por meio de melhoria constante dos processos de Fundição. O conjunto de soluções inclui ampliar a vida útil das peças, reduzindo os intervalos entre as trocas. Seu acervo de moldes conta com 11 mil modelos de peças de diferentes marcas nacionais e internacionais.
E aí, como está a longevidade das peças em sua empresa?
Fale com a equipe Furlan no WhastApp. Com certeza, ela irá propor uma programação que contribui para aumentar a produtividade, reduzir custos e manter o estoque sempre abastecido, evitando interrupções inesperadas na operação.