Mineração de potássio no Brasil avança e abre oportunidade de negócio

Mineração de potássio no Brasil avança e abre oportunidade de negócio

A mineração de potássio é uma grande oportunidade para as empresas no Brasil. O produto foi mostrado um dos mais demandados do mundo, tendo em vista sua aplicação na agricultura de alta produtividade.

O elemento químico integra a formulação de fertilizantes, que tem como principal função incrementar a produção de alimentos em países tropicais ou mais frios.

Porém, grande parte dos fornecedores mundiais se localizam em regiões distantes das mãos, com frete caro.

Onde tem potencial no Brasil? Por que hoje o país produz tão pouco?

Operacionalmente, muitos empresários se perguntam: uma planta de britagem, também chamada de planta completa, é a melhor indicação para mineração de potássio? Ou equipamentos individualizados são suficientes?

Fique conosco e vamos falar sobre tudo isso, além de apontar os motivos de uma exploração ser indicada por mais de 70 anos no Brasil.

Potássio está nas fórmulas dos fertilizantes

O potássio é um mineral presente na maioria dos fertilizantes para o agronegócio, que compõe o elemento químico K, geralmente citado como NPK (símbolos químicos, respectivamente, do Nitrogênio, Fósforo e Potássio).

Os fertilizantes ajudam as plantas e apenas a ter nutrientes. Em outras palavras, estamos falando de maior produtividade em culturas de milho, soja, cana-de-açúcar, laranja, arroz, entre outros. Também auxiliam na qualidade dos pastos que alimentam o gado, gerando mais carne.

Já falamos aqui no blog sobre as oportunidades para as mineradoras que geram produtos voltados ao agronegócio. 

O Brasil alimenta perto de 800 milhões de pessoas no planeta, somando o consumo interno e a importação – segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Grande parte da alta produtividade alcançada no país vem do emprego de fertilizantes. Dessa forma, há mais alimentos sem que novas áreas precisem ser cultivadas.

Hoje somos o segundo maior consumidor de potássio do mundo. Porém, produzimos apenas 5% desse mineral aqui no país.

Jazidas de potássio no Brasil fornecerão até 2100

Avanços recentes na tecnologia tornaram possível buscar mais potássio internamente. Além disso, há uma crise logística mundial. O preço do frete marítimo tem subido. Cotado em dólar, o fertilizante pressiona os custos do agricultor.

O Brasil busca menor dependência de fornecedores como Rússia e Bielorrússia. São países bem distantes do nosso, o que encarece o frete. E ainda se localizam em regiões com grande instabilidade política.

Estudo recente da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que temos jazidas com potencial de produção de potássio até 2100. São mais de 70 anos de boas perspectivas de negócios.

Hoje, as operações se concentram no Amazonas e Pará. Porém, há reservas com potencial em São Paulo, Minas Gerais e Sergipe, em volume que pode alterar radicalmente o papel do Brasil – passando de comprador para exportador do mineral. Afinal, o potencial é necessário no plantio em países tropicais, como o nosso, e em nações de clima mais frio, como os Estados Unidos.

A remoção de potássio também beneficiará indústrias de ração animal e produtos químicos. Na maioria dos casos, o trabalho de produção envolve técnicas de mineração subterrânea.

Furlan oferta ao mercado equipamentos individualizados e planta de britagem

As mineradoras podem contar, no novo negócio, com a Máquinas Furlan. A empresa é uma das líderes no fornecimento de equipamentos para mineração, acessórios e peças fundidas em aço para desgaste e restauração. Seu catálogo de equipamentos contém mais de 150 modelos para britagem, moagem e peneiramento nas pedreiras.

Assim, o cliente trabalha pode trabalhar com apenas um fornecedor, o que facilita o cronograma do projeto.

A operação com o potássio, extraído da rocha chamada silvinita, requer equipamentos como Moinho de Martelo, Peneiras Vibratórias, Silo, Elevador de Canecas, Secador e Resfriador Rotativo, Alimentador e Transportadores de Correia.

Clique aqui e conheça as peneiras vibratórias Furlan no nosso site.  

Como o tempo que Furlan atua nesses casos? Primeiro, ele está disponível para as necessidades da mineradora que iniciará o novo negócio. Ampliar a produtividade ou reduzir o número de paradas na linha são objetivos que também podem integrar os projetos já em operação.

Seja em equipamentos ou em planta de britagem completa, o cliente terá apenas que detalhar os produtos desejados, o volume pretendido e as características da rocha processada. Já a planta completa requer outras informações, como a questão geográfica da jazida.

A escolha de um fornecedor como a Furlan, com 60 anos de atividades e evolução constante, significa confiabilidade no projeto e garantia na entrega. A empresa é especialista em cada etapa da produção de uma máquina ou peça desgastada – como fabricação de aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.

Então, vamos registrar: para a operação com potencial, acesse os dados relacionados à jazida e suas opções comerciais; depois, busque autorização nos órgãos governamentais; e fale com o tempo de Furlan. No nosso site, há um número para contatos via WhatsApp.

Se preferir, mande um e-mail, clicando aqui . 

Seu projeto terá a melhor análise do mercado, garantindo investimento eficiente para gerar um produto com grandes perspectivas comerciais, o potássio.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.