
Moagem na mineração: o que fazer para melhorar a produtividade
Share
Produtividade e peças de reposição com qualidade são fundamentais na indústria de mineração, principalmente na etapa de moagem. Na escolha do fornecedor dos equipamentos e peças, as empresas devem buscar a qualidade.
O custo-benefício é determinado pela produtividade projetada. As paradas para manutenção também devem ser apenas as já programadas, e feitas com agilidade para que a operação seja retomada rapidamente.
Esse cenário leva as mineradoras a buscar fornecedores de moinhos como as Máquinas Furlan, que têm 61 anos de mercado. Sua linha de equipamentos e de peças de desgaste e restauração tem na qualidade um dos principais atributos.
Veja a seguir a importância da mineração na mineração e como a Furlan contribui para o sucesso do cliente também nessa etapa.
O que é a mineração na mineração?
A consistência ocorre quando a rocha tem seu tamanho limitado, até chegar ao produto final especificado pelo cliente.
Nessa etapa, a mineradora está disponível com o fornecedor itens decisivos para uma decisão assertiva, seja a operação em vias secas ou úmidas. São pontos analisados como:
. o tipo de rocha;
. a produtividade desejada;
. como granulometrias de entrada e do produto final.
. as ações para que ocorram somente a manutenção programada;
. e a necessidade de equipamentos reservados.
Comumente, uma mineradora que revisa sua estrutura de moagem tem como objetivo atender a novas demandas. Em outras situações, o cliente pretende ampliar os resultados da operação. Adquira uma planta nova mais produtiva entre na lista de objetivos.
Aqui vai uma dica: nesse processo, a mineradora deve avaliar a manutenção correta dos equipamentos. As recomendações do fabricante devem ser seguidas, principalmente na lubrificação e na manutenção preventiva das máquinas.
Independentemente do objetivo, as máquinas precisam ser robustas, ter excelente desempenho e serem seguras. A manutenção, incluindo peças de desgaste e reposição, também deve ser simples e ágil.
Em resumo, o investimento correto envolve qualidade, disponibilidade de máquinas na hora necessária e o mínimo de paradas no processo produtivo.
Os tipos de moinhos usados na mineração
A escolha do equipamento leva em conta a característica do projeto. Veja os 3 tipos de moinhos que a Furlan disponibiliza aos seus clientes.
Moinho de Bolas e de Barras – São dois modelos de máquinas que podem atuar em conjunto.
A redução de rochas a granulometrias bem finas é o objetivo dos Moinhos de Bolas . Utilizam malha de controle de até malha 325 (0,044 mm) e trabalham de preferência em circuito fechado. Opera em via seca ou úmida. Atendem principalmente as indústrias de mineração e química, entre outras, para gerar produtos como cimento, gesso, sílica, feldspato, carvão, corindon e bauxita.
Numa planta, esses equipamentos podem ser precedidos pelos Moinhos de Barras , modelos MA, usados em moagens grosseiras. A malha de controle varia entre malhas 35 e 3 (0,5 a 6,7 mm, respectivamente). Normalmente, usa circuito aberto, em via seca ou úmida.
Moinho de martelos – Os equipamentos da linha MM se destacam pela estrutura bem dimensionada, revestida com placas de aço manganês. Produtividade, baixo custo operacional e manutenção simples são suas características.
A mineradora pode adotar essas máquinas nas áreas de garimpo e na moagem de materiais de baixa abrasividade. Em operação única, geram produtos como talco, calcário agrícola e carvão.
Moinho de Rolos – São a solução ideal para a produção de finos em grande escala. O desempenho desses moinhos Furlan é considerado um dos maiores do mercado.
O moderno sistema de motorização individual dos rolos permite melhor distribuição da força motriz. Esses rolos são protegidos com revestimento de aço manganês.
No site da Furlan, a Página de Equipamentos traz mais detalhes.
Equipamentos devem ser adequados para planta
Outro diferencial do fornecedor de equipamentos para mineração é a customização. As máquinas se ajustam às necessidades do cliente. Os Moinhos Furlan são fabricados em diversos tamanhos, garantindo uma escolha segura.
No Moinho de Bolas Furlan, o cliente tem em um único fornecedor a máquina e os revestimentos, garantindo montagem perfeita e durabilidade adequada.
Isso só é possível porque o parque industrial da Furlan reúne num só espaço, as várias etapas da produção de uma máquina ou componente – da fabricação de aço à montagem do equipamento. A unidade está localizada em Limeira (SP).
A Furlan também fornece plantas completas de moagem. Ainda emprega a tecnologia, como um software para análise de balanço de massa que identifica as necessidades de melhorias de uma planta. Assim, a estrutura do equipamento é projetada para absorver todos os esforços de trabalho e ter uma vida útil adequada, benefício presente também nas peças de reposição.
A equipe Furlan atua para que o sucesso do cliente na mineração resulte da parceria, iniciada na pré-venda e que vai até o pós-venda.
Então, saiba mais sobre equipamentos e peças para mineração na mineração – clique aqui