
Moinho de bolas: entenda a importância da escolha do fornecedor
Share
Os moinhos de bolas e de barras são um dos equipamentos mais importantes na mineração que trabalha com granulometrias muito finas. A capacidade de redução das rochas existentes nessas máquinas impressiona.
Porém, elas precisam ser altamente produtivas, além de gerar partículas dentro da granulometria programada. Por isso, a escolha do fornecedor do equipamento é uma decisão importante.
A linha de moinhos de bolas e de barras da Máquinas Furlan apresenta produtividade e robustez, com quatro opções na alimentação das linhas.
Fique conosco e conheça outras características da madeira feita com bolas e barras.
Como funciona um moinho de bolas na mineração?
No desenvolvimento de produtos, uma das principais dúvidas das pessoas é: como funciona um moinho na mineração?
Moinhos de bolas e barras são empregados no trabalho, quando o objetivo é basicamente a geração de finos, pois apresentam enorme capacidade de redução do tamanho das partículas. A diferença entre eles está no corpo grosseiro.
Rochas são beneficiadas usando bolas ou barras de aço. No caso de bolas, ainda há opção de corpos em material cerâmico.
Definir a aplicação na planta é importante. O moinho de barras faz um trabalho mais grosseiro e normalmente opera em circuito aberto. Já a moagem por bolas gera um produto mais fino, seja em circuito aberto ou fechado, por meio do impacto e do atrito. O carregamento de esferas, em diferentes diâmetros, contribui na granulometria do produto.
Eles são em plantas que operam em via seca ou úmida, em setores como usinas de mineração, indústrias químicas e outras. São linhas que processam os mais diversos tipos de minérios.
Paradas longas ou inesperadas geram perdas na mineração
Na escolha das máquinas, mineradoras e pedreiras devem levar em conta os equipamentos existentes antes e depois dos moinhos.
Os objetivos do projeto ainda determinarão a quantidade de máquinas e se a operação ocorrerá em série ou paralelo.
Para ocorrer no “coração da planta”, a operação requer equipamentos com alta produtividade. Paradas longas ou inesperadas prejudicam os resultados. As pedreiras ainda buscam baixo custo operacional e pouca manutenção.
Por isso, os gestores precisam escolher um fornecedor de máquinas que seja confiável. Traduzindo, um fornecedor que entregue uma máquina que trabalhe o maior tempo possível, gerando produto final dentro da granulometria especificada.
Os diferenciais Furlan na linha de moinhos de bolas e de barras
Em seu catálogo, a Máquinas Furlan apresenta as linhas de moinhos rotativos cilíndricos de bolas (linha MB) e de barras (linha MA), voltados aos produtos de granulometria mais fina. São máquinas robustas, duráveis e de excelente desempenho.
Na composição dos agentes moedores, há aços-liga especiais ou em cerâmica.
Os modelos da linha de bolas fazem a redução a granulometrias mais finas, com malha de controle de até 0,044mm. Costumeiramente, operam em circuito fechado, tanto em via seca como em úmida.
Os arranjos de descarga dessa linha podem ser do tipo overflow, geralmente para via úmida, ou por meio de diafragma, para processos úmidos ou secos.
Já a linha de barras MB atende a moagem mais grosseira, com malha de controle 0,5 a 6,7 mm. Atua normalmente em circuito aberto e em estágios anteriores à moagem por moinhos de bolas, integrando projetos de vias úmidas. O arranjo de descarga pode ser dos tipos overflow ou periférico.
A Máquinas Furlan oferece uma série de modelos. As variações no tamanho e capacidade levam em conta o modelo ideal para o cliente, conforme mostra a página das linhas MA e MB em nosso site.
Um dos diferenciais da marca Furlan é a versatilidade na alimentação dos moinhos. A mineradora pode escolher entre quatro sistemas, considerando a adaptação do equipamento aos diferentes tipos de instalação.
O sistema que emprega bica convencional se destina à alimentação direta em via úmida ou seca. Já o tambor foi desenvolvido para locais onde a altura de alimentação do moinho é limitada, em processos úmidos.
A outra opção é por meio do bico de papagaio, aplicado em via úmida para elevação do material quando a planta apresenta caixa de alimentação a um nível baixo.
A quarta e última opção é o sistema aplicado na alimentação direta com dosagem. Destinado à moagem em via seca, esse sistema é composto de silo metálico, calha vibratória e transportador de rosca.
Os opcionais para a linha de moinhos
Moinhos exigem opcionais. A Furlan produz aerosseparadores, trommels, elevadores de caneca e transportadores de correia ou de rosca. Reveja aqui o post que apresentou seis práticas que melhoram os resultados no uso de transportadores na mineração.
A equipe técnica também desenvolve projetos de moagem que incluam Itens de outros fabricantes.
Com 61 anos de atividades, a Furlan é uma das líderes no fornecimento de equipamentos para mineração e peças fundidas em aço.
Seu parque industrial gera uma solução completa. Na unidade em Limeira (SP), a empresa executa e monitora as etapas da produção – como fabricação de aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.
Esse formato proporciona maior durabilidade em equipamentos e peças, o que, na outra ponta, gera menor número de paradas nas pedreiras e mineradoras.
Então, clique aqui e vamos conversar sobre seu projeto.