O papel estratégico da auditoria interna na qualidade da Máquinas Furlan
Share
A auditoria interna é um dos pilares do compromisso da Máquinas Furlan com a qualidade, a eficiência e a melhoria contínua. Muito além de uma obrigação de conformidade, essa ferramenta estratégica aperfeiçoa processos, fortalece a segurança operacional e garante produtos e serviços alinhados ao padrão de excelência que caracteriza a marca, uma das principais fornecedoras de equipamentos e peças para a indústria de mineração.
Certificações, como a ISO 9001, proporcionam competitividade às empresas, o que também gera maior satisfação ao cliente. Incorporada à gestão, a certificação permite reduzir custos, minimizar desperdícios e riscos, e abertura de novos mercados.
Na Furlan, a auditoria envolve todos os setores da empresa, da diretoria ao chão de fábrica, do administrativo à engenharia, dos turnos diurnos às operações noturnas. Essa abrangência permite uma visão completa e integrada das práticas, assegurando que as políticas internas e os procedimentos sejam seguidos de forma consistente em toda a cadeia produtiva.
Cada auditoria traz uma oportunidade de aprendizado. As não conformidades são encaradas como chances de evoluir, fortalecendo uma cultura impulsionada por resultados cada vez mais positivos.
Aprimorando indicadores, engajando a equipe e os sucessores da família
Historicamente, a Máquinas Furlan aprimora seus indicadores de auditoria interna, fruto do engajamento das equipes e do fortalecimento dos processos. A maturidade organizacional conquistada ao longo dos 63 anos de atuação no fornecimento de equipamentos e peças para mineração também contribui para o avanço.
Falamos desses avanços na postagem sobre o Dia Mundial da Qualidade – veja aqui.
Auditorias são fundamentais para organizações com o perfil da Furlan. Sua estrutura envolve três áreas produtivas, as divisões de Equipamentos, de Fundidos e de Serviços. A integração entre essas divisões ocorre em todas as etapas, da criação à produção. A certificação dos processos garante melhores resultados na entrega feita ao cliente.
Dessa forma, os diferenciais da Furlan são reforçados, como a oferta de plantas completas e um amplo catálogo com 150 tipos diferentes de equipamentos. Assim, as empresas de mineração encontram a solução em um único fornecedor, com produtos de qualidade resultantes do aprimoramento contínuo dos processos.
A periodicidade das auditorias também reforça a seriedade da empresa nesse trabalho. Auditorias escalonadas acontecem praticamente todos os dias, realizadas por líderes, coordenadores, gerentes e até mesmo pelo CEO.
A Furlan ainda contrata, anualmente, uma equipe externa especializada para executar uma auditoria interna independente. Essa prática atesta o compromisso com a transparência e com a busca contínua por padrões cada vez mais elevados.
Nos últimos três anos, esse processo passou a contar também com a participação dos sucessores da família Furlan, fortalecendo a visão de continuidade e responsabilidade na gestão da empresa.
A Política da Qualidade e o aprimoramento da Divisão de Fundidos
Os impactos são percebidos nos produtos e serviços oferecidos às mineradoras. Ao garantir a conformidade, a Furlan garante também maior produtividade, redução de retrabalho, segurança nas operações e confiabilidade técnica.
São fatores tratados de forma transparente na Política da Qualidade da empresa. As soluções precisam agregar valor aos clientes, colaboradores, acionistas e à comunidade.
Um exemplo disso está na Divisão de Fundidos. Ajustes identificados em ciclos anteriores de auditoria resultaram em melhorias expressivas no desempenho de componentes fundidos, na otimização de processos de manufatura e na maior rastreabilidade das etapas produtivas.
Para os clientes, esses ajustes representam ganhos na performance final dos equipamentos em operação.
O ciclo mais recente de auditorias evidenciou avanço significativo da Furlan em digitalização. A implementação de sistemas integrados e de tecnologias de apoio às rotinas produtivas agilizou o acesso às informações, fortalecendo ainda mais o processo decisório e a governança interna.
Com esse conjunto de práticas, a Máquinas Furlan reafirma seu compromisso permanente com a qualidade e com a melhoria contínua. A auditoria interna reforça seu papel: ser um dos motores que impulsionam a empresa rumo a resultados cada vez mais alinhados às necessidades do mercado.
Quer saber como podemos ajudar na evolução de suas operações? Clique aqui e fale com nossos especialistas.