
O que avaliar na escolha da peneira vibratória para mineração
Share
A peneira vibratória é um dos principais equipamentos utilizados na classificação de produtos na indústria de mineração. O movimento vibratório garante que essa classificação ocorra de forma eficiente.
As duras condições das plantas de mineração exigem do equipamento durabilidade e eficiência. A manutenção precisa ser simples e rápida. A produtividade no peneiramento tem que ser acompanhada, para que haja a ampliação dos resultados.
A Máquinas Furlan apresenta sua linha de peneiras vibratórias PVA e PVM (estas últimas, modulares). Estrutura resistente, operação que garante produtividade e fácil manutenção estão presentes nos equipamentos.
Confira.
A escolha da peneira vibratória para mineração
A escolha do melhor modelo de peneira para uma pedreira ou mineradora passa tanto pelo projeto a ser desenvolvido como pelas características da jazida. A troca de informações entre a pedreira e o fornecedor da máquina gera uma decisão mais certeira.
A eficiência precisa estar presente. Em operação, o equipamento terá que superar o desafio de gerar a melhor classificação e separação dos materiais, tudo isso dentro das rigorosas condições de trabalho existentes nas plantas de mineração.
A máquina também precisa ser produtiva, como forma de ampliar os resultados da planta e tornar mais rentável o investimento feito pela empresa, que busca um equipamento confiável. Ao mesmo tempo, a praticidade na rotina de trabalho é fundamental.
O planejamento inclui a manutenção. As máquinas precisam ser de fácil reparo, diante do desgaste natural ou de uma parada não programada.
No blog, também contamos que um dos mais recentes desafios dessa etapa de trabalho é a redução do uso de água na cominuição de minérios – veja aqui.
O que avaliar no fornecedor da peneira vibratória para mineração
Diante dessas exigências, as pedreiras e mineradoras devem buscar um fornecedor que una experiência e inovação. A experiência em projetos anteriores gera conhecimento que permite ofertar ao cliente a melhor decisão. Simulações em softwares facilitam a escolha do modelo, pois ele integra uma rede de máquinas que devem atuar de forma integrada.
Definidas as características, a durabilidade ganha espaço. A melhor escolha no tipo de liga de aço reduzirá os riscos de eventuais paralisações futuras.
A decisão também permitirá melhor gestão das peças de desgaste e reposição necessárias. Vale ressaltar que, em alguns projetos, a indicação passa por peneiras que trabalham com alta frequência – saiba mais aqui.
A versatilidade da peneira vibratória Furlan
A Máquinas Furlan é uma das líderes no fornecimento de máquinas para mineração. As Peneiras Vibratórias (PVA) e as Modulares (PVM) Furlan ganharam mercado pela versatilidade, quando falamos do emprego no equipamento de uma malha mínima de 8 mesh.
As duas linhas podem atuar nas fases intermediária e final de classificação de minérios, areia e brita, entre outros. Apresentam parte estrutural resistente, feita em aço carbono. A montagem ocorre sobre molas de aço especial.
Um dos pontos elogiados pelos operadores nas peneiras Furlan é a agilidade na manutenção.
A linha PVA tem uma regulagem da amplitude bem simples, com adoção de contrapesos tipo leque.
A transmissão direta do acionamento por eixo cardan melhora o desempenho e mantém o motor imune de vibrações. Mesmo em meio a muita poeira, a peneira se mantém operando, graças a um sistema eficiente de lubrificação à graxa.
Quando o material chega à bandeja de alimentação da PVA, há uma uniformidade na distribuição, e isso garante eficiência na classificação. As telas podem ser de poliuretano, aço ou borracha, sendo de fácil troca.
A mineradora pode escolher entre um dos 6 modelos PVA, com diferentes tamanhos de tela. Além da classificação, há empresas que empregam os modelos Furlan no processo de lavagem.
Já as peneiras vibratórias modulares (PVM) atuam utilizando a inclinação. Essa inclinação pode ser em um nível no quadro deck ou em mais de um nível (a configuração chamada “banana”).
Os módulos da PVM funcionam em diferentes inclinações e amplitudes entre si, garantindo eficiência no peneiramento. O acionamento de cada modulo pode ocorrer em separado. Mais de um tipo de produtos pode ser classificado.
A PVM apresenta 3 modelos modulares, com variação de 2 ou 3 decks. A instalação pode ocorrer numa base de concreto ou metálica. A base metálica é um dos opcionais Furlan.
A equipe avalia financiamentos em condições especiais, dentro das linhas ofertadas pelo BNDES para a aquisição de equipamentos para mineração e produção de agregados.
Então, reúna as informações sobre seu projeto e marque uma conversa com nosso time. Você verá que as peneiras vibratórias da Furlan são a melhor escolha.
Clique aqui