Os 3 fatores que pesam na eficiência do peneiramento na mineração

Os 3 fatores que pesam na eficiência do peneiramento na mineração

Você sabe como calcular a eficiência do peneiramento na mineração?

Essa é uma das perguntas que mais chegam aos engenheiros da Máquinas Furlan.

Os engenheiros explicaram que 3 fatores pesam na classificação do material beneficiado. Um deles calcula quanto o material trabalhado se enquadra na granulometria desejada. O percentual resultante da conta dirá que a peneiramento está sendo eficiente.

Saiba mais nesse artigo. E conheça a linha de Peneiras Vibratórias de Alta Frequência, da Furlan. São equipamentos com ampla possibilidade de ajustes de telas e maior poder de vibração, elevando a eficiência na classificação.

Peneiramento na mineração pode melhorar sempre

A peneiramento é uma etapa crucial na indústria da mineração, com um grande potencial de evolução nas práticas. As medidas permitem, muitas vezes, ampliar a produtividade do negócio.

Em linhas gerais, estamos falando da classificação de minerais em processos secos ou úmidos. Um projeto começa avaliando o tipo de rocha disponível e apresenta, como objetivo maior, a obtenção da maior quantidade possível de produtos finais com a granulometria desejada.

Nesse caminho, o mercado oferece às mineradoras diferentes tipos de soluções. A decisão de quem investe leva em conta a capacidade de trabalho e a eficiência da máquina.

Detalhes fazem diferença na produtividade, como a abertura da malha, a carga de alimentação e a velocidade de vibração.

Além de eficiente e com alto desempenho, a indústria exige equipamentos de operação simples. Também pesam a alta eficiência energética; estrutura e peças resistentes ao desgaste e à abrasão; e segurança para os operadores.

Na rotina das mineradoras, as boas práticas incluem a manutenção preventiva e paradas rápidas para trocas de peças. Ainda há espaço para ganhos ambientais, que são vistos como diferenciais pelo mercado consumidor.

Como calcular a eficiência do peneiramento na mineração

Os equipamentos presentes no catálogo da Máquinas Furlan apresentam essas características. As peneiras Furlan são produzidas pensando nos 3 principais fatores que influenciam a eficiência da classificação dos minerais, que são:

1. Estratificação das rochas;

2. Mecanismo de vibração do equipamento;

3. A probabilidade estatística aplicada ao peneiramento.

Em geral, a eficiência do peneiramento na mineração integra a etapa 3 da lista acima, considerando as outras duas ocorrências de forma garantida. Ela resulta da quantidade de minério que passa pela tela da peneira e da quantidade que deveria passar ou não pela tela.

Detalhando o processo, um ou mais decks recebem as rochas recebidas, por exemplo, da britagem. Esse material será, então, classificado. Por exemplo, se 5% do produto beneficiado estiver fora da faixa da granulometria desejada (para mais ou para menos), afirmamos que o peneiramento apresentou eficiência de 95%.

O tempo de Engenharia da Furlan explica que, normalmente, uma peneira é considerada eficiente quando libera de 90 a 95% do material avaliado.

Vários fatores influenciam a alta eficiência da peneira. Pode-se citar que a especificidade, a amplitude e a frequência de funcionamento são variáveis ​​críticas na qualidade do produto final.

Nesse mecanismo vibratório, os engenheiros da Furlan reforçam a importância do contrapeso. Em parte dos casos, o contrapeso em leque permite configurações mais abertas ou externas, que influenciam na amplitude – e, por tabela, no desempenho do equipamento.

Peneiras Furlan: melhorias para ampliar a eficiência

Pedreiras e mineradoras têm elogiado os resultados das Peneiras Vibratórias de Alta Frequência (PVAF), da Furlan. O equipamento tem alta eficiência na classificação na via seca de materiais finos, que apresenta especificações abaixo de 5 mm até a malha de 0,3 mm.

Indicado até mesmo em aplicações diversas, ele gera produtos como areia fina e grossa, cerâmica, pó de rocha, entre outros. A excelência na classificação dos equipamentos Furlan resulta de vários fatores, como uma ampla oferta de ajustes na orientação e ajustes variáveis ​​na frequência de vibração em cada deck.

Os motovibradores instalados nas travessas dos decks garantem maior poder de vibração. Amplitude e frequência são ajustadas individualmente.

Recentemente, o site da Revista EAE Máquinas apresentou os benefícios das peneiras Furlan. A produtividade e a alta qualidade do aço empreendedor no equipamento foram dois destaques na reportagem.  

A estrutura metálica é robusta e de montagem simples, sendo adaptada em função do layout da planta. O catálogo inclui os acessórios, como bicas de descarga e escadas de acesso e plataformas de manutenção.

Ficou interessado em conhecer as peneiras vibratórias de alta frequência de Furlan? Mande uma mensagem e vamos avaliar o peneiramento em sua planta.  

O catálogo da Furlan inclui ainda Peneiras Vibratórias (PVA) e Modulares (PVM), uma linha de peças com alta durabilidade e um dos serviços de Consultoria mais atraentes do mercado. 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.