
Os segredos dos novos Britadores Cônicos: mais produtividade, menos paradas
Share
Ampliar a capacidade de produção e diminuir o número de paradas para manutenção são desafios constantes da indústria de mineração. Esses itens ganham força quando falamos dos britânicos cônicos, que são equipamentos básicos numa linha de alimentação de minérios.
A mineração também precisa ter um olhar sobre a qualidade do produto gerado que comercializa. O emprego dos britadores cônicos é uma das soluções mais difundidas, que não atendem a produtos com maior cubicidade, como por exemplo, pó, pedriscos e vários tipos de britas.
A partir desse cenário, a Máquinas Furlan atua intensamente para:
1) melhorar a linha de britadores cônicos existentes;
2) também gerar inovação, tendo em vista as critérios de mercado que os clientes trazem às mineradoras.
Fique conosco para saber mais sobre esse tipo de equipamento, usado na combinação de diferentes tipos de rocha nas etapas britagem secundária, terciária e quaternária. Ainda veja como a Furlan adicionou novos equipamentos ao seu catálogo.
Melhorias no britânico cônico: potência e eficiência
Por isso, Furlan empregou, além de sua expertise, oito meses de estudos para consolidar as melhorias, com foco no aproveitamento de potência, tecnologia e eficiência.
Daí surgiu a linha CC XT, que remete para “tonelada extra”. Há um ganho próximo de 30% na capacidade, como no caso do modelo CC 1400 XT, que gera até 635 toneladas/hora de produto, com revestimento extra grosso.
A linha CC XT gera ampliação dos resultados a partir de uma mudança técnica: o aumento da rotação do eixo de acionamento da máquina. Ao mesmo tempo, o Departamento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA), da Furlan, viu uma oportunidade de melhoria no equipamento.
Esse equipamento se encaixa em outra grande tendência da mineração: as práticas da Indústria 4.0. Softwares de simulação, como o de Elementos Finitos, foram utilizados, o que torna mais confiável a decisão quanto às melhorias propostas, incluindo a granulometria dos produtos finais.
O Britador Cônico CC XT é compacto e versátil, operando em plantas fixas, móveis ou com alturas restritas. O avanço resulta ainda da melhor interação do operador ao equipamento, como por exemplo, no monitoramento do desgaste dos revestimentos de forma mais assertiva.
Painel monitor de funcionamento
O controle de ajuste da abertura da máquina (APF) pelo medidor digital mostra e, ao mesmo tempo, memoriza a graduação. Isso indica a condição de desgaste dos revestimentos e facilita a programação para troca.
Na prática, essa inovação evita paradas indesejadas na linha de produção, perdas financeiras e de materiais. Além disso, a mineradora ainda pode programar a compra de peças de desgaste e reparações, fornecidas por Furlan.
Também foram aprimorados os instrumentos de prevenção aos riscos para o operador e para o equipamento. A regulagem ocorre através de motor hidráulico para ajustes de abertura (APF) com travamento de segurança. O sistema de colocação do mancal foi melhorado. Um acumulador hidráulico automático protege o britador contra possíveis sobrecargas produzidas por materiais não britáveis.
Em caso de falhas, o painel de instrumentação IHM aponta onde está o problema. A questão aponta possíveis problemas de alimentação do equipamento que podem gerar oscilações na lubrificação ou picos de corrente na energia elétrica.
Em geral, são sete tipos de configurações de casual de britagem disponíveis, que vão do extra grosso ao extrafino, e a substituição dos revestimentos é simples.
Vale ressaltar que alguns componentes do equipamento são peças em aço manganês resistentes ao desgaste fundidas pela Furlan, o que garantem excelente qualidade de forma do produto britado.
Dados armazenados, manutenção mais rápida
O equipamento é dotado de uma nova programação do sistema CLP (Controle Lógico Programável), padronizado até o momento nos idiomas português e inglês. Assim, foram acrescentados controles automáticos de temperatura na bucha cilíndrica da caixa excêntrica; da pressão e temperatura do óleo fluido e sem retorno desse óleo; da corrente do motor; e indicadores de saturação nos filtros de óleo e de ar.
Esses dados ajudam na operação e na manutenção. E a gente sabe que a decisão a partir dos dados é mais confiável, tanto na operação diária como nas paradas programadas.
As manutenções inesperadas podem ser ocasionadas pelo aumento de vibração, o sistema armazena informações desse diagnóstico, agilizando o retorno à produção. A limpeza da cavidade em situações inesperadas também é rápida, pois no geral, o sistema é mais silencioso, gera menos pó e vibra menos. A vibração menor aumenta a vida útil do equipamento e dos revestimentos.
O britador utiliza o sistema hidráulico automático de travamento da carcaça superior e apresenta alarme de segurança e travamento interligado com o sistema hidráulico de comando e de lubrificação, para garantir a correta operação, seguindo a NR 12.
Os benefícios na aquisição de um equipamento Furlan
A aquisição de um Britador Cônico CC XT de uma empresa como a Máquinas Furlan gera benefícios para uma mineradora. A Furlan é uma marca com 60 anos de experiência não equipada de soluções ao mercado.
Seu parque industrial desenvolve projetos completos, incluindo as peças e instruções – como plataformas de serviços, escadas de acesso e bicas de descarga e de alimentação.
Quer saber mais? Entre na página dos Britadores Cônicos em nosso site
Em seguida, fale com nossa equipe Comercial e saiba como o equipamento pode ampliar a produtividade de sua planta. Mande sua mensagem
Conheça ainda as formas de financiamento disponíveis, incluindo as linhas do BNDES.