Peneiramento na mineração: redução do consumo de água é novo desafio

Peneiramento na mineração: redução do consumo de água é novo desafio

O uso de peneiras na mineração apresenta um desafio: a redução no uso de água na linha de produção das empresas. A etapa de peneiramento tem a sustentabilidade como um dos requisitos, ao lado da produtividade e do aumento da eficiência.

Nesse artigo, vamos falar sobre as peneiras disponíveis no mercado que apresentam pegada sustentável e alta performance. A Máquinas Furlan aprimora continuamente seus equipamentos de classificação de nutrientes, além de fornecer acessórios que tornam a etapa mais eficiente.

Saiba mais sobre o avanço do processamento a seco.

O que é a peneiramento na mineração?

Cada etapa do beneficiamento da rocha tem uma função. Já explicamos aqui no blog como se dá a britagem – reveja aqui 

Grave também a etapa da moagem aqui . 

Agora é uma vez do peneiramento. Basicamente, as peneiras avaliaram e separaram os materiais. Para isso, são usadas telas em cada deck da peneira para classificação de acordo com o tamanho das partículas. Se passar pela malha das telas, o produto final estará dentro da granulometria desejada e pronto para ser liberado. O que é retido volta para a iniciação.

Um dos indicadores monitorados no processo é a capacidade, medida em toneladas/hora. Já a eficiência do peneiramento aponta, por meio de um percentual, se o produto final está dentro do especificado. Para efeito de aplicação, trabalha-se com eficiência da ordem de 90 a 95% para dimensionamento de seleção do equipamento.

O processo de peneiramento pode ser seco ou úmido com adição de água. Hoje, as práticas de sustentabilidade priorizam a operação a seco, com economia de água e eletricidade. A triagem é mais rápida. Nas plantas, as barragens de rejeitos deixam de ser permitidas.

Em resumo, os benefícios vão da redução de custos ao menor risco de acidentes. Assim, as indústrias de mineração apresentam ao mercado um compromisso com a sustentabilidade, exigência cada vez mais presente no mundo dos negócios.

Peneiramento e alimentação estão relacionados

A peneiramento tem relação direta com os procedimentos de alimentação, com o número de decks e tipo de telas da peneira.

Nesse contexto, a Máquinas Furlan apresenta dois tipos de peneiras, com o melhor custo-benefício aos clientes. Conheça a seguir.

1. Peneiras Vibratórias de Alta Frequência

As peneiras modelo PVAF são indicadas para classificação de granulometria fina, com materiais 100% abaixo de 5mm e acima de 0,3mm de material seco. Areia e brita são alguns dos produtos finais nesse processo.

A motorização é um dos destaques da linha. Motovibradores elétricos ou hidráulicos compõem o equipamento, além de um painel com inversor de frequência, de baixa amplitude e controle de giros. Esse conjunto garante classificação eficiente de finos e rendimento na operação.

2. Peneiras Vibratórias

Já as Peneiras Vibratórias Furlan da linha PVA são indicadas na classificação e final de minerais, com ou sem lavagem. Trabalha com finos, como areia, brita e pedra, entre outros.

São simples de operar, mesmo nas mais duras condições de trabalho, e apresentam alta produtividade. A equipe de Engenharia da Furlan costuma recomendar seu uso com uma malha mínima entre malha 6 e 7.

Confiabilidade no fornecedor de peneiras

De forma geral, a decisão de investimento também deve ser pautada pela menor inatividade possível da planta. Isso resulta com um planejamento de manutenção das peneiras.

Porém, na hora da aquisição da máquina, a mineradora precisa escolher um fornecedor que foque seus esforços na qualidade das peças de desgaste e correção. A Furlan é conhecida por projetos personalizados que priorizam essa qualidade, ao longo de seus 61 anos de atividades.

Nesse período, a empresa desenvolveu uma cultura de acreditar que a confiabilidade nas soluções oferecidas aos clientes é fundamental.

A Furlan tanto fornece peças às mineradoras como gera seus próprios equipamentos. Assim, a área metalúrgica da Furlan tem o setor de Equipamentos da empresa como um de seus clientes.

A confiabilidade atrai os clientes. Há modelos de peneira, como o PVA 600240, presentes em jazidas de 14 estados brasileiros e seis países diferentes (Estados Unidos, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina).

O fornecido ainda pode contemplar a suspensão, que reduz a emissão de partículas suspensas durante o trabalho. Aliás, o catálogo da Furlan traz toda uma linha de acessórios para a etapa de peneiramento.

Então, agora é hora de você conhecer as peneiras Furlan. Mande uma mensagem para o nosso horário que marcaremos uma reunião – clique aqui . 

Nesse contato, conte-nos os detalhes de sua linha produtiva, como material a ser processado; granulometria de entrada; e a capacidade de alimentação. Essas informações servem inclusive para a simulação da planta, feita por um software. É uma tecnologia ajudando na melhor decisão de compra.

Espero que você!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.