Peneiras vibratórias: 3 fatores decisivos para a melhor escolha

Peneiras vibratórias: 3 fatores decisivos para a melhor escolha

As peneiras vibratórias têm papel importante na mineração. Elas classificam e separam as rochas, de acordo com as especificações determinadas pelo cliente.

Nesse artigo, vamos falar de 3 dos principais fatores decisivos que devem guiar a decisão de uma empresa a respeito das peneiras. Também vamos mostrar como a Máquinas Furlan, com 60 anos de experiência no mercado, está pronta para fornecer os melhores equipamentos também nessa etapa de processamento dos minérios.

Esse artigo apresentará duas linhas de peneiras Furlan: a PVA e a PVM.

Fique conosco!

O que é o peneiramento na mineração

Quando falamos de mineração, estamos abordando basicamente um processo que envolve etapas como britagem, moagem e peneiramento. Na fase de peneiramento, as mineradoras buscam equipamentos que tenham 3 atributos, quando falamos de classificação e separação de minérios.

. Praticidade;

. Excelência;

. e Eficiência.

Nas jazidas, as condições do trabalho são rigorosas. Assim, a instalação, regulagem e operação dos equipamentos devem ser guiadas pela praticidade. A excelência, por sua vez, ganha força tanto no projeto, garantindo durabilidade e produtividade, como na rotina de tarefas.

Por fim, a mineradora se apoia na confiabilidade que virão da classificação e separação dos materiais, para que possa enviar aos seus clientes o produto dentro dos padrões prometidos.

Peneiras devem ter capacidade e eficiência. Empresas buscam máquinas com manutenção simples. Paradas não programadas comprometem a produtividade.

A automatização é outra tendência do segmento. Ela gera, por exemplo, números confiáveis para analisar o desempenho do trabalho.

Em resumo, o sistema ideal de peneiramento permite, de forma simples, classificar e separar os minérios. O material que está em ordem segue adiante. Rochas fora dos padrões serão novamente processadas.

Peneiras com alta durabilidade e resistência

Agora, vamos falar das Peneiras Vibratórias (PVA) e as Modulares (PVM), conhecidas pela versatilidade. Nas duas linhas, a estrutura dos equipamentos – fabricada em aço carbono e montada sobre molas de aço especial – garante alta durabilidade e resistência.

O operador faz rapidamente a regulagem da amplitude, que usa contrapesos tipo leque. Os sistemas de acionamento são de fácil manutenção.

E aqui vai uma dica de manutenção: nas peneiras, tenha atenção especial com engrenagens, rolamentos, eixos e correias.

O melhor desempenho resulta da transmissão direta do acionamento por eixo cardan, garantindo isenção de vibração ao motor. Um eficiente sistema de lubrificação à graxa evita o comprometimento da máquina, quando exposta à poeira.

A uniformidade da distribuição do material na bandeja de alimentação amplia a eficiência. Rolamentos autocompensadores de rolos garantem o funcionamento perfeito e a durabilidade.

Réguas de aço fixadas nas laterais facilitam a troca das telas. As duas linhas fazem classificação intermediária e também final.

Comumente, os modelos peneiram minérios em geral, areia e brita, embora se adaptem a outras formas de aplicação. Na classificação final, a malha mínima recomendada é de 8 mesh.

A linha PVA, especificamente, apresenta 6 modelos, com variações no tamanho das telas e do número de decks – entre 1 e 4. São recomendadas tanto para o processo de lavagem e classificação intermediária quanto para a classificação final.

O PVA tem opcionais, como telas de aço, borracha ou poliuretano; sistema de lavagem spray; bicas de descargas; base metálica e plataforma; e cobertura da peneira. Pode vir ainda com tela de borracha.

Modelos modulares (PVM) podem vir no formato tradicional, com apenas um nível de inclinação, ou na configuração “banana” – com vários níveis de inclinação no quadro deck.

As PVM operam em diferentes inclinações e amplitudes entre os módulos, ampliando a eficiência do peneiramento. Também permite ter mais tipos de produtos classificados. O conjunto de acionamento elétrico é independente entre os módulos.

A peneira pode ficar sobre base de concreto ou metálica. São 3 modelos modulares, com 2 ou 3 decks.

Agora, se você quer as especificações técnicas, clique aqui e veja os catálogos.

Peneiras seguem a NR 12

A Máquinas Furlan tem 60 anos de atividades. Seu catálogo tem, entre peneiras e demais equipamentos, mais de 150 itens.  Todos eles seguem rigorosamente os dispositivos previstos na NR 12.

Nossa equipe também está preparada para ajudar na questão do BNDES, que oferta financiamento em condições diferenciadas para a aquisição de equipamentos para mineração e produção de agregados.

Também está habilitada para apresentar como funciona o fornecimento de peças de desgaste e reposição para máquinas, incluindo as peneiras.

Então, clique aqui e fale com nosso time. Você saberá, por exemplo, quais são os itens que pesam na escolha da peneira mais indicada para seu projeto.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.