Plantas de britagem móveis, semimóveis e fixas: qual é a ideal para minha operação?
Share
Uma das principais dúvidas trazidas à equipe de Engenharia da Máquinas Furlan envolve o tipo de planta a ser adotada no beneficiamento de minérios. Essa decisão está diretamente relacionada à mobilidade da planta, que deve considerar tanto os objetivos do projeto quanto às características das jazidas.
As plantas de britagem podem ser dos tipos móveis, semimóveis e fixas. A funcionalidade que essa escolha trará ao projeto se reflete em ganhos de eficiência. O custo de transporte da matéria-prima influencia a decisão, já que toda redução na distância entre a lavra e o ponto de britagem gera ganhos em eficiência e economia.
Em unidades móveis, por exemplo, o deslocamento dos equipamentos requer estudos. A Furlan apresenta uma linha que permite transição ágil entre os pontos de britagem, veja neste post as inovações adotadas nesses produtos.
A decisão passará ainda pelo custo e manutenção (OPEX), já que a inatividade prolongada é um dos “fantasmas” na mineração, assim como o custo operacional entre estes 3 modelos de planta. Somado a isso, o valor do investimento a ser feito também integra o rol de fatores decisórios.
Conheça agora os 3 tipos de mobilidade de plantas e os fatores que influenciam a decisão.
Planta de Britagem Fixa: a grande capacidade produtiva
Nesse tipo de planta, a instalação é permanente em um local, e a mobilidade é inexistente.
Sua estrutura pode ser metálica ou em alvenaria, o que exige obras civis, como bases, rampas, silos e galerias, entre outros.
Projetos desse tipo se destinam a minerações que operam por períodos superiores a 5 anos, que apresentam produção contínua e de alto volume.
Entre as vantagens, está a capacidade produtiva. Por isso, apresentam menor custo operacional por tonelada, com manutenção geralmente simples, onde a presença de pilhas pulmão permite uma manutenção estratégica, sem impactar diretamente na produção.
Por outro lado, o custo de implantação é elevado, e a dificuldade de adaptação ou realocação é outra desvantagem. No entanto, uma alternativa para o cliente é realizar a estrutura de alvenaria dimensionada para um equipamento maior e, inicialmente, utilizar um skid metálico para adaptar um equipamento menor.
Planta de Britagem Semimóvel: para ações temporárias
Geralmente, é instalada sobre estruturas metálicas, plataformas ou skid (patins). Sua desmontagem e deslocamento exigem o uso de guindastes ou caminhões prancha. Por isso, apresenta mobilidade entre baixa e moderada, com possibilidade de deslocamento dentro da mina após uma desmontagem parcial.
A instalação é mais simples que a de uma planta fixa, podendo incluir itens como silos metálicos e correias transportadoras modulares.
É um tipo de planta comumente utilizada para operações temporárias ou em frentes de lavra que mudam lentamente, sendo menor o custo com obras de infraestrutura. Porém, em comparação com a planta móvel, a semimóvel apresenta maior custo de transporte e montagem.
Planta de Britagem Móvel: para ações temporárias
Esse modelo apresenta alta mobilidade operacional. Montada sobre rodas, pode ser facilmente rebocada entre as frentes de lavra.
A planta de britagem móvel pode ser configurada em um único conjunto compacto, que reúne alimentador, britadores, correia e peneira no mesmo chassi. Também é possível distribuí-la em três módulos móveis, de britagem primária, secundária e peneiramento. O conceito de planta móvel segue o princípio plug-and-play, sendo indicada para obras temporárias, minerações sazonais, reciclagem de entulho e processos de britagem in situ.
É de fácil instalação e retirada. A britagem próxima à frente de lavra exige menores esforços no transporte do material.
Porém, tem menor capacidade de produção, o que eleva o custo da tonelada britada. Além disso, a manutenção em campo envolve maior complexidade, pois exige a paralisação total da operação durante os procedimentos de manutenção.
Furlan, a melhor escolha na hora da decisão
A Máquinas Furlan é uma das principais fornecedoras globais de equipamentos e peças para a indústria de mineração. Sua expertise permite a melhor escolha, independentemente do tipo de mobilidade da planta de britagem definida pelos investidores.
São mais de 60 anos de atuação no mercado, com foco nas melhores soluções para os clientes, oferecendo produtos de alta robustez, durabilidade e performance.
Com fabricação própria, o catálogo de equipamentos Furlan apresenta mais de 150 itens, o que torna a empresa uma das mais capacitadas para o desenvolvimento de plantas completas para mineração.
Além disso, estudos podem ser desenvolvidos para que essas máquinas se integrem aos ativos já existentes no cliente. Então, o próximo passo é conversar com a equipe da Furlan e tirar suas dúvidas. Clique aqui e agende uma reunião.