
Quando devo reformar o equipamento para mineração? Baixa produtividade é um dos sinais
Share
A reforma de equipamento na mineração é uma alternativa para as empresas que estão tendo problemas na operação das jazidas. Baixa produtividade, ruídos e trincas nas máquinas apontam que está na hora de revisão, após vários anos de uso.
O equipamento perde sua robustez, afetando os resultados e pode parar a qualquer momento.
Como opção para as mineradoras, surge uma reforma. Essa ação apresenta um excelente custo-benefício. O equipamento, além das trocas por desgaste, pode receber componentes mais eficientes. A produtividade volta a ser alta.
Fique conosco e saiba mais sobre a reforma de equipamentos de mineração. Ainda vamos contar que as Máquinas Furlan iniciaram sua trajetória, nos anos 1960, reformando máquinas para mineração. E, ao longo do tempo, ganhou know-how por também produzir equipamentos e peças, por meio de sua fundação própria.
Após quanto tempo devo reformar um britador?
Antes de tudo, é bom relembrar que, na mineração e na produção de agregados para construção, os equipamentos trabalham em condições adversárias. Esse cenário faz com que os britadores, como exemplo, apresentam problemas que vão além do desgaste natural do trabalho.
A ocorrência pode vir da mudança nas características da rocha. O aumento da abrasividade além do previsto no projeto também causa danos.
O desgaste antecipado surpreende os tempos de manutenção das mineradoras. Paradas não programadas passam a ser frequentes, sendo identificadas trincas e ruídos. Há queda na produtividade e na qualidade do produto final, segundo o estudo de desempenho comumente feito pelas pedreiras.
Mas a empresa pode se antecipar a isso? Qual o tempo de uso do equipamento para que possamos cogitar uma reforma?
Não há uma resposta definitiva para essas perguntas. A Máquinas Furlan reformou máquinas com 10 anos de uso contínuo. Em outros registros, a manutenção foi tão eficaz que a máquina deu entrada nas oficinas para uma reforma após 20 anos de operação.
Por falar em tempo, o planejamento no processo é uma medida indicada pelo time Furlan. As empresas podem se programar para que a reforma ocorra fora dos períodos de maior produção na planta.
Outra alternativa é alugar um equipamento para substituição. A Furlan também oferta serviço de locação temporária.
Parte do trabalho busca atualizar o funcionamento. Por exemplo, motores elétricos estão cada vez mais eficientes no quesito “produção” e econômicos no consumo de eletricidade. Havendo possibilidade, são adotados os mais recentes.
Maior produtividade e segurança
O projeto traz ganhos consideráveis. Equipamentos reformados ajudam a ampliar a produtividade na planta. Também evitam mudanças no layout da planta – medida que, se necessária, compromete prazos e resultados.
Outro ganho está na criação de uma linha “reserva”, que pode ser imediatamente acionada diante de um dano em outra máquina. Também entra em operação caso a mineradora necessite acelerar a entrega dos produtos ao cliente.
O ganho inclui os operadores. Trabalhar em condições ideais anima a equipe da mineradora, que também não precisa passar por um novo treinamento para utilização. Segurança é outro fator importante nos itens reformados.
Furlan: história ligada à reforma de máquinas
Nosso convite é que você conheça a página sobre Reforma de Equipamentos, no site da Furlan. Veja aqui.
A página traz o “antes e depois” de britadores que foram reformados. As imagens mostram a evolução obtida neste tipo de ação, com um custo-benefício muito bom.
Um formulário permite à mineradora informar dados que pesam na decisão, como o tipo do equipamento, seu fabricante e características do material processado.
A Furlan atua em projetos de outras marcas, nacionais e internacionais. Aliás, foi assim que a empresa iniciou suas atividades, nos anos 1960. Nosso fundador, Geraldo Furlan, mantinha estreita relação com produtores de calcário no interior de São Paulo. Desses empresários, ouviu vários pedidos para reforma e troca de itens de britadores de outras marcas.
Hoje, ao mesmo tempo em que possui a linha própria com 150 modelos para britagem, moagem e peneiramento, a Furlan dispõe de um acervo de mais de 12 mil modelos de componentes e peças de desgaste e reposição. São modelos de marcas nacionais e internacionais, fundidos na própria Furlan.
Essa estrutura permite à nossa empresa apresentar ao mercado uma linha completa de peças, além de equipar suas próprias máquinas. Esse conjunto de benefícios agiliza as reformas e a entrega dos projetos.
Vantagens para reformar a máquina na Furlan
O relacionamento da Furlan também é diferenciado. Há garantia estendida do serviço. A negociação pode incluir desconto especial em peças de reposição novas.
Como você viu, a reforma de equipamentos contempla algumas das principais tendências na mineração e nos agregados: robustez, alta produtividade e redução das paradas não programadas.
Então, o próximo passo é conversar com o Time Furlan e apresentar sua necessidade. O contato pode ser pelo formulário existente na página de reforma. Se preferir, envie um e-mail – clique aqui .