
Revestimentos para mineração: como fazer a melhor escolha
Share
Os revestimentos são uma das peças mais importantes nos equipamentos para mineração, pois atuam diretamente com o material a ser processado. São peças substituíveis que protegem as partes internas das máquinas e as carcaças, evitando paradas não programadas e tornando a produção mais eficiente.
Vamos contar nesse artigo quatro tipos de ligas metalúrgicas para revestimentos que trazem excelentes resultados.
Também vamos mostrar que o fornecedor precisa ter experiência em projetos, ao mesmo tempo em que deve saber quando customizar a solução para o cliente.
Saiba ainda como a Máquinas Furlan pode ajudar sua mineradora nessa decisão, incluindo um parque industrial que abrigue todos os processos metalúrgicos.
Por que usar revestimentos nas máquinas?
Na mineração, os revestimentos estão entre as peças que contribuem para o bom resultado na produtividade da instalação. Atualmente, as peças de desgaste representam de 40 a 60% do custo da produção de uma empresa do setor minerário.
Como as demais peças fundidas de mineração, o projeto dos revestimentos tem como bases: as propriedades do material a ser beneficiado; detalhes da aplicação específica; e as condições operacionais.
Por isso, a equipe da mineradora precisa estar atenta, já que eventuais paradas representam aumento dos custos operacionais. Mesmo quando a inatividade consta de um programa de manutenção adotado pela empresa, a retomada mais rápida possível se mostra fundamental. Então, a mineradora deve buscar durabilidade na peça.
Outro fator é a eficiência da planta. A paralisação da linha produtiva afeta os esforços para a entrega dos materiais aos clientes dentro do prazo acordado, bem como pode elevar o período de inatividade dos colaboradores da mineradora.
Daí a importância da aplicação de revestimentos, cujo objetivo é proteger as superfícies internas dos equipamentos contra desgaste, abrasão e impacto. Essa proteção permite prolongar a vida útil da máquina, bem como gera eficiência operacional. Comumente, seu uso se dá na etapa da britagem.
Quais tipos de ligas são melhores para revestimentos? Veja 4 exemplos
A escolha das melhores ligas metalúrgicas para revestimentos envolve vários fatores: as condições de operação, tipos de minério e taxas de produção, entre outros. Geralmente, as ligas utilizadas para revestimentos devem ser resistentes à abrasão, impacto e corrosão.
A equipe Furlan cita quatro tipos de ligas comumente usadas nos revestimentos:
1. Aço manganês
É conhecido por sua alta resistência ao impacto, sendo frequentemente usado em aplicações de britagem.
2. Cromo molibdênio
Essa liga oferece uma boa combinação de resistência ao desgaste e impacto, sendo usada em várias partes de equipamentos.
3. Aço inoxidável resistente à abrasão
Falamos de uma liga que pode ser utilizada em ambientes corrosivos, proporcionando proteção contra desgaste e corrosão.
4. Alto cromo
Ligas desse tipo apresentam alta resistência a abrasão. São comumente empregadas em moinhos de bolas/barras, máquinas empregadas com a finalidade de gerar material de baixa granulometria.
Em linhas gerais, estamos falando de ligas que integrarão peças expostas à abrasão, ao impacto e à corrosão, entre outros fatores que integram as rígidas condições de trabalho de uma planta. A substituição programada de um revestimento ajudará a evitar danos inclusive nas partes estruturais de um moinho, por exemplo.
Toda a operação considera ainda a compatibilidade de materiais. Peças fundidas comumente entram em contato com outros componentes, e os revestimentos são alguns deles. Nesse momento, a compatibilidade dos materiais deve ser considerada para evitar problemas, como a corrosão galvânica.
Experiência, durabilidade e projetos customizados: os diferenciais das peças Furlan
As questões citadas até agora são importantes para guiar a decisão final da mineradora a respeito do fornecedor que será escolhido. A indústria de máquinas deve unir expertise e melhoria contínua, entre seus atributos.
A Máquinas Furlan é uma das líderes no fornecimento de equipamentos para mineração, acessórios e peças fundidas em aço. O acervo da Divisão de Fundidos contém mais de 12 mil modelos de peças de desgaste e reposição, que equipam os itens presentes em seu catálogo e também materiais desenvolvidos por outras marcas nacionais e internacionais.
Visite a Página de Fundidos em nosso site.
Ao longo de 61 anos de atividades, o foco é o sucesso do cliente na mineração e na geração de agregados para construção. O processo de melhoria integra a ação denominada “Excelência Metalúrgica”. O parque industrial Furlan reúne, num só espaço, operações que geram uma solução completa para esse cliente.
Localizado em Limeira (SP), o parque abriga cada etapa da produção de uma máquina ou peça – fabricação do aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.
A durabilidade dos revestimentos e demais peças Furlan ganha força, trazendo menor número de paradas nas plantas de britagem. Essa durabilidade resulta, em grande parte, do desenvolvimento de projetos customizados.
Além das ligas já citadas, há compostos especiais, determinados a partir do projeto do cliente.
Então, se sua empresa procura um processo marcado pelo planejamento da manutenção e pela redução dos custos, chegou a hora de buscar a equipe da Máquinas Furlan e saber mais a respeito desse tipo de peça, fundamental para o beneficiamento de minérios.
Fale conosco aqui.