
SIPAT 2024: “cuidar da saúde financeira também é praticar segurança”
Share
A Máquinas Furlan realizou na semana passada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Esse ano, a ação teve como um dos focos os cuidados com a saúde financeira dos colaboradores.
O slogan escolhido foi: “Cuidar da saúde financeira é praticar segurança”. A escolha ampliou os resultados da semana, cuja programação ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro.
Além das palestras, houve práticas interativas, como testes de visão, uma tira-dúvidas sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e dicas a respeito da alimentação. Profissionais das diferentes áreas da Furlan, incluindo Produção e Administração, participaram das atividades.
A saúde financeira e seus impactos no trabalho
A comissão organizadora da SIPAT explicou que o slogan levou em conta o fato de, nos últimos anos, haver muitas dúvidas sobre a vida financeira relacionada ao setor de Recursos Humanos. A responsabilidade corporativa se encaixa na escolha. Nesse formato, a empresa se preocupa, de forma integral, com o colaborador.
"Quando estamos com dívidas ou não sabemos gerenciar o orçamento financeiro, nossa mente fica focada no problema, e é aí que o acidente pode ocorrer. Dar o início no assunto dentro da SIPAT é plantar a semente de que cuidar da saúde financeira também é fazer segurança no trabalho", informaram os organizadores.
O bem-estar financeiro traz bons resultados. “O melhor controle das finanças reduz o estresse, melhora a saúde mental, aumenta o bem-estar geral e traz maior foco no trabalho”, explicam.
A questão financeira agregou valor ao evento, indo além dos assuntos comumente discutidos. "A saúde mental sempre será abordada, afinal, tudo começa com uma mente sadia para termos segurança em qualquer área de nossas vidas. Ao mesmo tempo, abordamos os operacionais, como segurança auditiva, respiratória e visual, entrega de cargas, primeiros socorros e passagem por educação financeira", informou a comissão.
No encerramento, a questão da segurança foi tratada em um stand-up. “Assim, mostramos que segurança não é comédia”, ressaltou a organização.
A Semana de Prevenção de Acidentes e Operações da Empresa
A SIPAT tem conexões com as operações da empresa. “A SIPAT resulta do mapeamento dos principais riscos e assuntos que vivenciamos no dia a dia de Furlan. Envolvemos os colaboradores em dinâmicas e palestras bem-humoradas, planejando horários com os gestores para que não se comprometam a produção. Assim, promovemos a todo momento a cultura da segurança, que impacta diretamente a produtividade e os indicadores gerais da empresa”, reforça a organização.
A prevenção de acidentes se insere nos investimentos feitos recentemente pela empresa. “A grande maioria dos investimentos são voltados para segurança, com tecnologia e automação, foco em treinamentos e capacitações de segurança e saúde mental, entre outros”, citaram os organizadores.
Porém, a Furlan sabe que a cultura de segurança é um trabalho intenso. "Os DSSs (Diálogo Semanal de Segurança) realizados pelas lideranças de Furlan serão cada dia mais intensificados. Nossa equipe de segurança está cada dia mais presente nas áreas, mostrando as oportunidades de melhoria existentes e adaptando os EPIs para as necessidades dos colaboradores", informa.
Já a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) contribui tanto nas sugestões como no acompanhamento dos processos de melhoria.
CEO Valter Furlan: ”desenvolver uma equipe segura e motivada”
O CEO da empresa, Valter Zutin Furlan, destacou que a prioridade é sempre a segurança e o bem-estar dos colaboradores. "Reunimos a prevenção de acidentes a questões essenciais, como saúde mental e saúde financeira. Assim contribuímos para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo", declara Valter.
Segundo ele, "é nosso dever como empresa cuidar integralmente de nossos parceiros, garantindo que todos estejam bem não só no aspecto físico, mas também em seu equilíbrio emocional e financeiro. As ações da SIPAT estão alinhadas aos nossos valores, e são fundamentais para o desenvolvimento de uma equipe segura e motivada".
Nos encontros com os colaboradores, Valter reforçou: "cuidar de si mesmo é também cuidar do próximo e do futuro da nossa empresa. Juntos, fortalecemos o compromisso com uma Furlan mais seguro e saudável".