
SIPAT 2025 - Furlan reforça que segurança e qualidade caminham juntas
Share
A edição de 2025 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) reforçou o compromisso da Máquinas Furlan com seus públicos interno e externo. Esse ano, o tema da semana foi “Percepção de Riscos e Excelência Operacional: Segurança e Qualidade Caminhando Juntas”.
Ao mesmo tempo que reforça sua missão de “fornecer soluções completas para o beneficiamento de minérios”, a empresa consolida a constante busca pela conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças, além da promoção da saúde e segurança no trabalho.
O evento ocorreu entre 18 e 22 de agosto, com a programação voltada a todos os colaboradores. O CEO da empresa, Valter Furlan, e o coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade, Vitor Nogueira, fizeram a palestra de abertura, com o tema do evento.
Valter destacou as constantes ações para consolidar a cultura organizacional da empresa. Segundo ele, a empresa, que tem 63 anos de atividades, sempre trabalhou com foco na inovação, incluindo questões como qualidade e prevenção de acidentes.
Já Vitor mostrou como a qualidade se conecta ao ambiente de trabalho. Cada etapa do processo, do primeiro contato do cliente até a entrega técnica do produto, precisa estar bem estruturada para garantir eficiência e, principalmente, segurança, disse.
Todos os colaboradores receberam a cartilha “Percepção de Riscos”, que reforça os cuidados nas operações. Uma atitude sustentável da equipe ganhou força com a entrega de um kit exclusivo com ecobag e dois copos ecológicos, que vão ajudar a reduzir o consumo de copos plásticos na empresa.
“EPI protege mais do que o corpo, protege famílias”
No dia 19, a palestra sobre “NR 06” mostrou que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) protegem “muito mais que o corpo; protegem histórias, famílias e futuros”. Especialistas da empresa Laborseg reforçaram que o uso correto dos EPIs evita acidentes e previne doenças.
A área de Segurança da Furlan avalia que esses são dois dos principais benefícios da SIPAT entre os colaboradores.
Já no dia 20, a conversa sobre “Meio Ambiente” trouxe dicas sobre coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais e descarte de lixo. Para Isabela Giacon, gerar menos resíduos ambientais em casa e na empresa é um dever de todos.
Com isso, o uso dos copos ecológicos entregues aos colaboradores amplia a vida útil dos aterros sanitários, por exemplo.
Movimentação de carga e saúde mental na programação da SIPAT
Já a apresentação “Inspeção de Segurança e Movimentação de Carga”, por um especialista da empresa NEADE, incluiu casos reais em que a falta de manutenção ou movimentação incorreta dos equipamentos e cargas gerou riscos à vida de operadores.
A interação no momento das perguntas mostrou o empenho de todos em reduzir cada vez mais os acidentes na fábrica.
O encerramento da SIPAT Gestão 2025 teve a palestra “Sextou com Alegria!!!” conduzida pelos Cirurgiões da Alegria. Atividades lúdicas destacaram a importância da saúde mental. Segundo o grupo, motivação nas atividades diárias e a proposta de encontrar a felicidade até mesmo nas pequenas coisas ajudam a viver com mais equilíbrio e bem-estar.
Os bons resultados de engajamento na SIPAT se devem ao apoio do CEO e dos gestores da empresa, presença da CIPA e o desenvolvimento da programação – pelas equipes de Segurança do Trabalho, Marketing e Recursos Humanos.