
SIPAT Furlan amplia prevenção de acidentes e pilares do ESG
Share
A Máquinas Furlan realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT/2023). O evento contou com 17 palestras, num total de quase mil participações entre os colaboradores da empresa.
Prevenção de acidentes de trabalho e a difusão dos pilares do ESG na empresa marcaram o evento, cujo slogan foi “30ª SIPAT Gestão 2023: o dia de amanhã é a recompensa pelo trabalho seguro feito hoje”. As palestras e práticas foram direcionadas para o tema “SIPAT Verde”, que é a cor presente na identidade visual da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Os temas escolhidos estavam relacionados ao dia a dia dos colaboradores nos campos profissional e pessoal. A ampliação das mensagens relacionadas ao meio ambiente e à segurança do trabalhador também marcou a programação.
No total, foram 994 participações ao longo de cinco dias, de 16 a 20 de outubro. Houve 17 palestras, com duração média de uma hora. As palestras também estão em formato on-line, para que possam ser vistas ou revistas pelos colaboradores.
Em mensagem, CEO da Furlan aborda saúde e segurança
O CEO da Máquinas Furlan, Valter Furlan, fez a mensagem de abertura da SIPAT, denominada “Saúde e segurança: mais que um desejo para o futuro, um propósito para o presente”. Para Valter, “a prudência nos faz escolher esse caminho, fundindo-o com a saúde e a segurança; são compostos que o Criador colocou de forma abundante à nossa disposição”.
Segundo Valter, “esses compostos repousam nas nossas escolhas diárias. Em acompanhar nossa saúde de perto, praticar esportes, nos alimentarmos bem, em evitar os excessos e os vícios, em valorizar o descanso, em respeitar e proteger o amor. Em fazer da nossa família uma pequena igreja, cultivando a paz, o diálogo e o exemplo”.
Os mesmos compostos, afirma o CEO, “estão presentes em nosso trabalho, nos EPI´s que nos protegem, nas regras de uso dos equipamentos, na atenção aos pontos críticos do ambiente, no respeito e cuidado com quem está ao nosso lado na busca pelo pão de cada dia e na gratidão pelo trabalho”.
A mensagem veio acompanhada de um convite do CEO. “Faço um convite, em meu nome e em nome da Máquinas Furlan, para a construção de um futuro voltado à saúde física, mental e espiritual, e também no sentido dos relacionamentos, pessoais e profissionais. Mais do que um desejo, este é um propósito e um compromisso que leva a minha assinatura e para o qual eu gostaria de contar, também, com a sua”, afirmou aos colaboradores.
Palestras reforçaram prevenção e práticas ESG
Entre as práticas comuns na empresa, as palestras trataram de temas como a movimentação de cargas com segurança. Também envolveram saúde, como a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Os temas foram apresentados por especialistas nas respectivas áreas, incluindo questões como o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Ainda houve espaço para a abordagem dos temas de forma diferenciada. Por exemplo, um mágico divulgou as práticas de segurança no trabalho.
A SIPAT reforçou a integração da Máquinas Furlan ao ESG, sigla que, em inglês, aborda a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança na geração de valor das empresas.
Assim, o time Furlan apresenta, novamente, o comprometimento com esses temas junto aos seus clientes, fornecedores e parceiros.
Os 3 pilares do ESG estão presentes nos produtos e atividades. Uma das líderes no mercado de equipamentos para mineração, a Furlan desenvolve projetos de máquinas para o beneficiamento de minérios alinhados, entre outros itens, com a segurança dos operadores. A redução no consumo de energia elétrica é outra melhoria adotada que impacta na área ambiental.
Com 61 anos de atividades, a Máquinas Furlan integra várias ações de responsabilidade social junto às entidades da região de Limeira (SP), onde fica seu parque industrial.
Ao final da SIPAT, a equipe Furlan reforçou o compromisso de continuar melhorando continuamente essas questões, quando ocorrer a edição do evento em 2024.