Software agiliza a tomada de decisão e amplia produtividade na mineração

Software agiliza a tomada de decisão e amplia produtividade na mineração

A tecnologia na mineração veio para melhorar a produtividade nas pedreiras. Além disso, agiliza a tomada de decisão e busca alternativas para combater os gargalos, que, historicamente, afetam os resultados da indústria.

Hoje, apresentamos o software AggFlowDM. Essa tecnologia identifica pontos de melhoria na mineração de rochas e desenvolve projetos de planta completa ou troca de equipamentos para ampliar a produtividade.

O software realiza o balanço de massas, que é o equilíbrio das operações unitárias de uma jazida.

A Máquinas Furlan dispõe de uma linha completa de equipamentos para mineração, facilitando a decisão do cliente.

Confira.

Tecnologia melhora a produtividade e reduz gargalos nas plantas de mineração

A mineração desempenha um papel fundamental na sociedade. Entre seus vários clientes, há segmentos de vital importância, como a construção civil, agricultura e tecnologia de materiais.

Nesse cenário, o emprego de ferramentas tecnológicas tem sido incentivado, como forma de se buscar eficiência operacional, otimização dos processos, aprimoramento das práticas de extração e a segurança dos operadores e das comunidades.

Porém, há obstáculos históricos, como os gargalos na produção industrial, e o aumento das produtividades nas pedreiras e mineradoras é sempre desafiador.

Os softwares permitem a superação desses desafios de forma mais eficiente. A mineração de rochas muda de forma radical com a aplicação da tecnologia.

AggFlowDM agiliza a decisão sobre planta completa ou equipamento único

Por isso, os profissionais que atuam com máquinas para mineração aprovam o uso do AggFlowDM. A tomada de decisão ganha corpo com as informações trazidas por esse software, que permite uma visualização da capacidade operacional do processo como um todo.

Ainda identifica os pontos de gargalo. A equipe da Máquinas Furlan faz uma comparação: “O software indica a produção instantânea. Para facilitar o entendimento, seria como tirar uma foto e nesse instante registar a produção da instalação”.

Seu uso auxilia o projeto de uma nova planta completa, ampliação de uma já existente ou a troca por um equipamento mais produtivo.

O software atua no chamado “balanço de massas”, que é o equilíbrio das operações unitárias. Nesse trabalho, ele pode apontar uma falha ou ratificar o sucesso da operação.

O AggFlow simula basicamente os dados de entrada e saída da planta. Há um ganho de tempo nos cálculos, o que não ocorre com planilhas básicas, como o Excel.

Além disso, o Aggflow permite uma percepção visual do layout e seus processos. Se necessários, ajustes na planta são feitos ainda no computador, economizando recursos, materiais e horas de mão-de-obra.

O software permite inserir variáveis dimensionais do equipamento. Caso o material seja maior que o permitido pela máquina, ele irá apontar que está inadequado para operação. O mesmo ocorre, por exemplo, na relação entre o revestimento escolhido para um britador cônico e o tamanho de material suportado ao longo da operação dessa máquina.

Também aprimora a classificação. Falhas nessa fase representam perda financeira no produto acabado.

O AggFlowDM age em qualquer etapa da mineração – Britagem, Moagem e Peneiramento, seja em sistema via seca ou via úmida. Ainda ajuda na previsão de troca das peças de desgaste.

Software concilia melhoria e investimento

Muitas vezes, a mineradora se vê diante de um dilema: pode conquistar novos mercados, mas a capacidade de investimento naquele momento é limitada. O software ajuda a enxergar pequenas mudanças que aprimoram a operação, como a revisão do tipo de revestimento dos britadores secundários, alterações de abertura de telas ou rearranjo da planta.

O time Furlan ainda pode propor uma solução implementada em fases. O AggFlowDM dimensiona essa solução, e o cliente adota uma ação em um primeiro momento e outra no futuro.

Aliás, o processo sempre leva em conta o contexto do cliente. E, em parte dos casos, as informações contidas nos catálogos Furlan já são suficientes, relatando detalhes técnicos dos mais de 150 equipamentos para mineração diferentes fabricados pela empresa.

Precisamos ainda falar dos produtos finais. A escolha de produtos é um ponto discutido entre a equipe Furlan e o cliente, gerando alternativas quanto ao equipamento, a quantidade de decks de uma peneira para separação, entre outros itens.

Quer outro exemplo? A peneira de alta frequência separa materiais até 0,3mm. Para produtos mais finos, a Furlan dispõe, em seu catálogo, do aerosseparador.

Gargalos na indústria de mineração: um desafio que pode ser vencido

Os engenheiros também chamam a atenção para um dos principais desafios industriais: os gargalos. O AggFlow permite extrapolar, de forma simulada, produtividades e identificar pontos onde o processo trava, ou seja, onde estão os gargalos.

Os dados de entrada estão relacionados aos gargalos. Há casos em que o problema está em uma peneira, na alimentação de um britador ou em um transportador de correia. A simulação com os dados exatos permite gerar soluções a partir dos arranjos possíveis, tornando ainda mais assertivo o projeto final da instalação.

Agora que você conhece os benefícios transformadores trazidos pelo AggFlowDM, temos dois convites. Apresentamos um case de um cliente Furlan, com direito a 4 sugestões de configuração de planta com melhorias - veja o conteúdo aqui.

O outro convite é para quem já está decidido a reduzir gargalos e ganhar produtividade na empresa. Mande uma mensagem ao nosso time falando um pouco do seu projeto. Clique aqui

A Máquinas Furlan colocará à sua disposição especialistas treinados na busca de soluções personalizadas, o que tornou a empresa uma das principais fornecedoras de equipamentos e peças para mineração do Brasil e do mundo.

Esperamos você!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.