Tendências em mineração para 2026: eficiência operacional e produção sustentável nas plantas

Tendências em mineração para 2026: eficiência operacional e produção sustentável nas plantas

As agendas de descarbonização e de desenvolvimento responsável serão as principais tendências da mineração em 2026. A economia circular, com o reaproveitamento de materiais, também ganha destaque nesse cenário.

Essas práticas devem envolver não apenas as mineradoras, mas também seus fornecedores de equipamentos e peças. Nesse contexto, a Máquinas Furlan amplia sua presença no mercado ao aprimorar sua linha de produtos e serviços, unindo eficiência operacional e sustentabilidade.

Os investimentos em automação e digitalização na Furlan devem alcançar R$ 50 milhões até 2028. Além disso, até 70% dos resíduos da fundição retornam à cadeia produtiva, contribuindo para a redução da emissão de gases no processo produtivo. 

A seguir, conheça outras medidas sobre produção limpa adotadas pela Furlan, que podem inspirar sua mineradora.

As principais tendências da mineração para 2026: economia circular e gestão responsável 

Uma análise do cenário dos negócios indica que as principais tendências da mineração para 2026 reforçam práticas fundamentais para a competitividade das empresas. 

As agendas de descarbonização e de gestão responsável, com foco no desenvolvimento responsável, são decisivas para novos investimentos. Os critérios ambientais, sociais e de governança influenciam diretamente o acesso a financiamentos, o custo de capital e a aprovação de projetos. 

A economia circular também avança. O reaproveitamento de resíduos e rejeitos, reciclagem de metais críticos e redução de desperdícios devem ser priorizados.

A produtividade sustentável e a transparência junto aos clientes das mineradoras e à comunidade ganham força. Sustentabilidade e desempenho operacional avançam de forma conjunta.

Empresas mais flexíveis à adaptação reduzem riscos e fortalecem sua posição no mercado. A sustentabilidade deixa de ser um diferencial e passa a ocupar o eixo central da estratégia industrial, incluindo a escolha de um fornecedor de equipamentos e peças comprometido com as agendas sustentáveis. 

Como a Furlan se conecta às tendências? Equipamentos unem eficiência e sustentabilidade

Ao longo de 63 anos de atuação, a Máquinas Furlan desenvolveu produtos e serviços alinhados às principais tendências da mineração brasileira e global. São soluções que combinam tecnologia, durabilidade e menor impacto ambiental. 

Seus equipamentos priorizam a alta durabilidade e a redução no número de trocas de peças. Processos eficientes consomem menos energia e geram menos resíduos.

Priorizar soluções que resolvam “as dores” do cliente exige decisões estratégicas da indústria de máquinas. Por isso, a Furlan faz sua “lição de casa” ao investir continuamente em eficiência operacional.

Na empresa, a tecnologia está focada na precisão produtiva, contribuindo para que o cliente também opere de forma mais limpa. Até 2028, a empresa investirá R$ 50 milhões para ampliar a automação e a digitalização de sua planta, como novos robôs industriais, impressão 3D, monitoramento e controle de processos.

Seus equipamentos já nascem preparados para ciclos produtivos mais limpos. Britadores, peneiras e moinhos Furlan focam a alta durabilidade, reaproveitamento de materiais e produtividade contínua, reduzindo desperdícios e paradas não programadas.

A Furlan entende que, na mineração atual, eficiência e sustentabilidade caminham juntas.

Economia circular: 70% dos resíduos da fundição retornam à cadeia produtiva

A economia circular também é aplicada na sede da Furlan em Limeira (SP). Neste artigo, o CEO da empresa, Valter Furlan, destaca que 70% dos resíduos da fundição retornam à cadeia produtiva.

Em um segmento historicamente dependente de insumos novos, reduzir o consumo de matérias-primas representa um avanço significativo. Nesse contexto, a Furlan combina modernização industrial, eficiência operacional e redução de emissões.

Entre seus serviços, a reforma de equipamentos moderniza e prolonga a vida útil das máquinas. Essa solução tem se mostrado uma alternativa à substituição por novos ativos, contribuindo para a redução de emissões e de custos dos clientes.

A estratégia institucional está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, 9, 12 e 13, da ONU. A Furlan também estabeleceu uma meta para limitar as emissões de CO₂, com foco na redução dos gases de efeito estufa. 

Investimentos na formação técnica dos colaboradores e em ações de fortalecimento da comunidade local integram a pauta da Furlan. A governança segue padrões internacionais, com conselho independente e planejamento sucessório em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das principais escolas de negócios do mundo.

A Furlan adota um modelo industrial mais equilibrado, no qual “sustentabilidade, tecnologia e pessoas formam o tripé da nossa visão de futuro”, conforme reforçam as lideranças da empresa.

A empresa segue firme nesse propósito: transformar a mineração de hoje para garantir os recursos do amanhã.

Então, é hora de você entender como a Furlan pode ajudar sua empresa diante das tendências da mineração. Fale conosco.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.